Gerenciamento e Monitoramento de Rede para empresas do setor da Saúde

Os profissionais de TI do setor de saúde têm um dos trabalhos mais difíceis. A tarefa principal é proteger os dados do paciente, uma vez que falhar pode acarretar em pesadas multas e perda de reputação.



Quase todos os ataques e violações acontecem na própria rede ou a atravessam para atingir seu alvo. Saber como a rede é construída por meio de mapas de topologia e monitorar todos os principais dispositivos é essencial para uma defesa de rede robusta.


Prioridades de TI no setor da Saúde


De acordo com o artigo Best Practices for Healthcare Services da Progress, os maiores desafios de TI neste segmento são:

  • Conformidade regulatória

  • Iniciativas de redução de custos

  • Implementação de sistemas eletrônicos de registros médicos

  • Aumento da transmissão de dados de saúde

  • Taxas crescentes de adoção de dispositivos móveis de saúde

  • Surgimento constante de novos modelos de cuidado


VEJA TAMBÉM: Cibersegurança na Saúde: 10 táticas para prevenir ataques cibernéticos


Gerenciamento de Logs


O gerenciamento e o monitoramento de rede na saúde fazem o mapeamento e o rastreamento de dispositivos e também ajudam nas prioridades de TI.


A maioria dos dispositivos cria logs e também há abordagens de log de eventos específicas do sistema, como W3C e Syslogs. Esses logs, quando capturados, analisados, relatados e usados ​​para gerar alertas, mostram atividades críticas, incluindo o que os usuários estão acessando, quais sistemas e dados, e o que esses usuários estão realmente fazendo.


Conforme mencionado, os registros de eventos de rede, sistema e aplicação já estão sendo feitos e registrados de diversas formas. Esses arquivos de log representam trilhas de auditoria abrangentes detalhando acesso, adições, exclusões ou manipulação de informações importantes, como registros de funcionários e dados de saúde do paciente, além de alterações de configuração que podem ser indicativas de um hacker.


O software de monitoramento de rede deve coletar, armazenar, analisar e gerar relatórios sobre esses logs, para adicionar significado e contexto, possibilitando o planejament0 das próximas ações.


Comece a monitorar sua infraestrutura


O ponto de partida para gerenciamento e monitoramento de rede na saúde é descobrir a rede, identificar todos os dispositivos e saber como tudo está conectado. Só assim você está pronto para monitorar a integridade, desempenho, disponibilidade e uso em dispositivos, servidores, interfaces, aplicativos e recursos virtuais.


gif

Para ambientes médicos com salas de servidores, o monitoramento contínuo da fonte de alimentação e da temperatura é crítico. Além da sala do servidor, equipamentos médicos, como sistemas de ressonância magnética, equipamentos de raios X e tomografia computadorizada, são todos baseados em algum tipo de sistema de computador e requerem disponibilidade de rede (e sistemas de dados elevados, como imagens que exigem muita largura de banda).


Logs de rede e conformidade


Controles de violação por meio de auditorias e perícias minimizam os danos através de detecção precoce e evitam novos ataques identificando pontos fracos da rede.


Isso significa que os logs devem ser mantidos e informados em caso de violação. As empresas de saúde devem realizar o registro de eventos e manter informações detalhadas da configuração do dispositivo e arquivos relacionados.


As organizações devem ter uma trilha de auditoria que proteja os dados eletrônicos pessoais do paciente e, no caso de um ataque ou vazamento de dados, forneça informações suficientes para estabelecer quais eventos ocorreram, quando ocorreram e quem os causou.


VEJA TAMBÉM: Por que o Gerenciamento de Logs e o Monitoramento de Rede são cruciais para sua empresa?


Rastreamento e relatórios de eventos


Ao rastrear eventos, a TI pode identificar rapidamente ameaças externas e até internas e iniciar medidas de resposta rápida. Embora isso seja importante para a maioria das empresas, é especialmente crítico para organizações de saúde que mantêm dados confidenciais de pacientes e registros eletrônicos de saúde.


O gerenciamento e o monitoramento da rede na saúde podem detectar eventos como acesso incomum ou alterações de permissão a arquivos e pastas que contêm informações pessoais. Muito disso é feito rastreando de perto os arquivos de log de eventos do Syslog e do Windows e fazendo com que sua solução de monitoramento de rede alerte a equipe de TI ao primeiro sinal de problema.


Os relatórios são fundamentais para transformar todos os dados coletados pela solução de monitoramento de rede em entendimento, ação e planejamento. Para a área da saúde, os relatórios são essenciais para comprovar a conformidade e mostrar quais ações de correção foram tomadas em caso de violação.


Gerenciamento de configurações


O gerenciamento de configurações pode ser a base para mudanças nas políticas de segurança, configuração de rede ou arquitetura.


Alterações de configuração costumam ser um sinal de atividade de hackers. Além disso, 60% das interrupções de rede se devem a erros de configuração incorreta.


Ou seja, sua empresa está vulnerável a problemas de configuração, a menos que você tenha alertas configurados sempre que alterações feitas por hackers ou usuários internos sejam realizadas. Nesses casos, a TI precisa de uma maneira fácil de reverter a situação. A recriação de configurações do zero é um trabalho desnecessário e potencialmente sujeito a erros. O gerenciamento de configuração é extremamente importante para manter dispositivos como equipamentos de raios-X, sistemas de diagnóstico por imagem e equipamentos de laboratório funcionando com segurança e eficiência.


Gerenciamento de Logs com o WhatsUp Gold


gif

O WhatsUp Gold Log Management oferece fácil visibilidade e gerenciamento de dados de log do dispositivo, tudo integrado em uma só interface.


Você pode monitorar, filtrar, pesquisar e alertar logs para cada dispositivo em sua rede enquanto também observa metatendências como alterações no volume de log. Você também pode filtrar e arquivar logs em qualquer local de armazenamento por qualquer período de retenção para cumprir os requisitos regulatórios e preservar os dados históricos.


O resultado é uma solução fácil de usar que integra um poderoso monitoramento de rede e um gerenciamento de logs completo. Preencha o formulário abaixo e solicite uma demonstração gratuita.

 

Conte com a International IT para implementar uma solução líder no mercado de Monitoramento de Rede, o WhatsUp Gold.

Conheça nossas soluções avançadas, robustas e seguras de NOC & SOC, Zero Trust, Next-Gen Firewalls, LGPD, Hardware, Monitoramento de Rede, Transferência de Arquivos Gerenciada, Consultoria de TIC, Treinamentos, Sustentação de Aplicações, Outsourcing, Licenciamento Geral e Help Desk.

64 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Newsletter

Confira notícias, informações e tendências do setor de tecnologia da informação. 

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos