top of page
  • Foto do escritorInternational IT

APM: A experiência do usuário em aplicativos depende da experiência de rede

Atualizado: 30 de nov. de 2023

As redes corporativas foram projetadas para conectar usuários, parceiros, clientes e visitantes de uma organização, mas essas conexões são inúteis sem aplicativos. Como eles são executados em servidores internos, terminais e na nuvem. o desempenho da rede acaba definindo o desempenho dos aplicativos, impactando diretamente a experiência do usuário (UX) e a experiência do aplicativo (AX).




O monitoramento de desempenho de aplicativos (APM - Application Performance Monitoring) é muito importante para que você possa aproveitar ao máximo sua rede.


Idealmente, todos os aplicativos devem ter um bom desempenho e oferecer uma experiência positiva ao usuário, especialmente aplicativos voltados para e-commerce.


O APM existe para oferecer insights profundos sobre a experiência do usuário e do aplicativo e ajudar a TI a cumprir os SLAs relacionados ao desempenho.


Ao mesmo tempo, um APM traz informações de TI para identificar gargalos e solucionar problemas dos aplicativos. Com esses dados e descobertas em mãos, a TI pode ajustar os aplicativos com precisão para prover a melhor experiência do usuário.


Por que APM?


Por que você deve se preocupar com o monitoramento de desempenho de aplicativos?

Resposta: Você quer (e talvez precise) saber a velocidade em que seus aplicativos são executados, quais estão abaixo do padrão e como colocá-los no mesmo nível.


Você quer saber especialmente se os clientes estão satisfeitos com a velocidade do aplicativo ou se estão indo para seus concorrentes porque seus aplicativos voltados são muito lentos. Internamente, você deve saber se os funcionários que usam aplicativos estão produtivos e eficientes ou se estão perdendo tempo esperando a resposta do software.


Se houver um problema de aplicativo, a TI precisa descobrir a causa raiz do problema de desempenho para poder resolvê-lo.


Monitoramento de tráfego inteligente

Muitos sistemas APM dependem de agentes. Pensando pelo lado positivo, os agentes podem oferecer detalhes profundos, inclusive sobre o código-fonte do aplicativo. Negativamente, os agentes dependem do sistema operacional e dos servidores. Devido à complexidade, eles podem ser caros e demorados para implementar e, por serem instalados na rede, podem afetar negativamente o desempenho do aplicativo.


Por outro lado, o monitoramento de tráfego oferece detalhes suficientes para definir e ajustar a experiência do usuário e o desempenho do aplicativo. Além disso, o monitoramento de tráfego é totalmente independente do sistema operacional e dos aplicativos. Ao mesmo tempo, o monitoramento sem agente é passivo e não tem impacto na infraestrutura e pode ser implementados muito mais facilmente.


Como funcionam o Flowmon e o Flow Data?

Os fluxos de rede são o segredo por trás de uma experiência de aplicativo positiva. O Flowmon é uma solução para monitoramento de rede e segurança com base em dados de fluxo que contêm todas as estatísticas sobre o tráfego de rede.


O Flowmon Probe, um dispositivo autônomo que oferece estatísticas de rede na forma de dados de fluxo enriquecidos com dados L7. Esses dados de fluxo ou estatísticas de rede são então exportados para o Flowmon Collector, que armazena e visualiza os fluxos, ajudando a TI a analisar o tráfego de rede.


Os coletores Flowmon são o coração da solução e, como um servidor, podem ser estendidos com módulos de software para diferentes casos de uso e propósitos. Existem módulos para detecção de NMI, segurança de rede, captura de pacotes e, claro, para monitoramento de desempenho de aplicativos (APM).


Flowmon APM

O Flowmon APM monitora a experiência do usuário e mostra quanto tempo ele esperou pela resposta de uma solicitação. O APM mede esses tempos de resposta não apenas para o aplicativo, mas também para bancos de dados e rede.


Esta solução não tem agente, ela simplesmente analisa o tráfego de rede e monitora as respostas. Usando o Flowmon APM, você pode monitorar todos os aplicativos HTTP e HTTPS . Ao mesmo tempo, a TI pode monitorar as transações entre os aplicativos e os servidores de banco de dados relacionados.


O módulo APM funciona na camada de aplicação. Ele verifica o tráfego do aplicativo, depois faz a montagem TCP da conexão e mede as respostas e outras métricas.


O Flowmon APM monitora as transações através do Flowmon Probe monitorando o tráfego de rede. Quando um usuário se conecta ao servidor, ele envia uma solicitação à qual o servidor de aplicativos responde e envia a resposta de volta.


O APM mede o tempo de transporte da solicitação do usuário para o aplicativo. Mais importante, o APM rastreia o atraso exato do aplicativo, ou seja, quanto tempo o servidor de aplicativos levou para responder à solicitação. Por outro lado, o APM mede a resposta do servidor de aplicativos ao usuário. Quando há atrasos nos aplicativos, a TI pode visualizar os detalhes no console do Flowmon APM para ver todos os tempos de resposta dos aplicativos e de transporte da rede.


As transações entre o aplicativo e o servidor de banco de dados são tratadas de maneira semelhante, com o APM medindo o tempo de transporte da consulta SQL, assim como o atraso do servidor.


Enquanto isso, uma vez que o servidor de banco de dados responde, o APM mede o tempo de transporte de resposta e mostra esses dados e esses atrasos no console para análise de TI.


Métricas e gráficos

Garantir uma boa experiência de aplicativo depende da medição do desempenho desse aplicativo e compará-lo com as metas desejadas. Os dados do APM se tornam úteis e acionáveis ​​ao serem transformados em gráficos e relatórios. As principais métricas de APM são:

  • Número de transações

  • Tempo de resposta do servidor

  • Tempo de ida e volta

  • Respostas em percentil médio máximo/mínimo

  • Número de usuários simultâneos


Tudo isso pode ser sintetizado em uma métrica, o índice APM. Ele é um número entre zero e 100 definindo o desempenho do seu aplicativo, e com o Flowmon, você pode otimizar sua pontuação.



Visualização e solução de problemas

Quando surgem erros de aplicativos, o APM oferece detalhes de erros aos profissionais de TI e de rede, como informações de transação, juntamente com data/hora, e identificação do usuário.


Para solucionar problemas do aplicativo, a TI pode detalhar a transação e obter informações como tempo de resposta, SLA definido e nome de usuário associado.


A TI também obtém informações de camada do aplicativo: URL, rede, cookie, código de status e outras informações do cabeçalho HTTP.


Resumindo, o Flowmon APM monitora a experiência do usuário usando captura e análise de tráfego de rede e pode distinguir entre o atraso da rede e o atraso do aplicativo ou banco de dados. O APM monitora os bancos de dados HTTP, HTTPS e SQL.


Benefícios do APM

Os benefícios do Flowmon APM para sua empresa incluem:

  • Solução facilmente integrada ao atual sistema de segurança da infraestrutura de TI

  • Relatórios de volume e estrutura de tráfego de rede

  • Detecção automática e relatórios de incidentes

  • Monitoramento de desempenho e tempo de resposta em tempo real


A solução APM informa imediatamente a TI sobre a deterioração do desempenho do aplicativo e oferece informações sobre “onde” e “quando” os aplicativos tiveram problemas. Ou seja, o departamento de TI sabe sobre a deterioração do desempenho do aplicativo antes mesmo que os usuários percebam e permite que eles resolvam rapidamente os problemas dos aplicativos, aprimorando assim a experiência do usuário. O Flowmon APM também oferece relatórios para gerenciamento e informações sobre conformidade com SLA.


Um segundo uso é para aplicativos internos, uma vez que o desempenho de aplicações internas influencia na eficiência do trabalho e na qualidade dos serviços oferecidos aos seus clientes.


Fonte: Flowmon

 

Entre em contato com a International IT para saber mais detalhes ou realizar uma demonstração gratuita do Flowmon em seu ambiente.



Posts recentes

Ver tudo

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos

bottom of page