Todo profissional de TI já experimentou reclamações de usuários e teve que descobrir a causa raiz da degradação do desempenho. Como determinar se é a aplicação, a infraestrutura de TI ou a rede? E se você tiver um único dashboard com todas as métricas e telemetrias relevantes exibidas de maneira intuitiva e fácil de entender?
Com o Flowmon e o WhatsUp Gold você conseguirá monitorar o desempenho do aplicativo, a experiência do usuário e o status da infraestrutura. O objetivo é oferecer aos profissionais de TI informações valiosas e unificadas sobre problemas de degradação de desempenho.
Configuração do Flowmon
Para configurar o Flowmon, é necessário definir visualizações específicas (Profiles) no tráfego de rede para que possa ser filtrado em segundo plano e a telemetria relevante seja obtida para componentes de aplicativos individuais, agregando dados de séries temporais e oferecendo métricas significativas na forma de gráficos de tráfego.
De forma semelhante, o perfil para RealServer23 pode ser criado. Ou um perfil composto de vários canais unindo o tráfego de servidores reais individuais e o tráfego do cliente MyApp, por exemplo. O WhatsUp Gold pode recuperar os dados de perfis individuais, portanto, você precisa considerar quais perfis são necessários para representar adequadamente as métricas volumétricas e de desempenho de componentes de aplicativos individuais. A recomendação geral é criar um perfil com um único canal por componente de aplicativo e outro perfil unindo todo o tráfego onde os componentes de aplicativo individuais serão representados como canais individuais.
Configuração do WhatsUp Gold
Do lado do WhatsUp Gold, o primeiro passo é a descoberta adequada de servidores individuais. O processo de descoberta reconhecerá dispositivos individuais e suas funções na rede e configurará automaticamente monitores ativos e de desempenho para relatar a disponibilidade do dispositivo e pesquisar as principais métricas de desempenho, como utilização da CPU ou consumo de memória.
Agora vamos unificar todas as informações no painel do WhatsUp Gold dedicado ao MyApp. A conexão com o Flowmon requer a configuração de credenciais de API REST específicas para recuperar dados do dispositivo. Em Configurações > Bibliotecas > Credenciais, crie novas credenciais de API REST específicas para seu dispositivo Flowmon.
Não se esqueça de atribuir essas credenciais específicas ao seu dispositivo Flowmon em Propriedades do dispositivo > Credenciais. Agora tudo está pronto para criar uma nova guia de painel para MyApp e incluir widgets para ter visibilidade abrangente do tráfego de aplicativos e do status de servidores individuais. O objetivo é combinar o tipo de widget de tráfego (Flowmon) para mostrar métricas de componentes de aplicativos individuais junto com widgets de visão geral de desempenho mostrando os dados originados do WhatsUp Gold para obter um dashboard completo e único.
Resumo
Com o WhatsUp Gold e o Flowmon você pode construir uma visão consolidada aproveitando os dados do monitoramento integrado da infraestrutura de TI e o monitoramento e diagnóstico de desempenho de rede. Um único dashboard mostrando todas as métricas e telemetria relevantes ajuda a conectar os pontos e descobrir a causa raiz dos problemas de experiência do aplicativo.
A International IT quer oferecer aos profissionais de TI ferramentas para que possam controlar todo o ambiente digital. Com o WhatsUp Gold versão 2022.0 você tem integração com o Flowmon para coletar e apresentar métricas volumétricas e de desempenho, assim como eventos de segurança usando a API REST nativa do Flowmon. Se ficou interessado, solicite uma demonstração no formulário abaixo.
Fonte: Flowmon
Conheça nossas soluções avançadas, robustas e seguras de NOC & SOC, Zero Trust, Next-Gen Firewalls, LGPD, Hardware, Monitoramento de Rede, Transferência de Arquivos Gerenciada, Consultoria de TIC, Treinamentos, Sustentação de Aplicações, Outsourcing, Licenciamento Geral e Help Desk.
Comments