top of page
  • Foto do escritorInternational IT

Flowmon e WhatsUp Gold: Desempenho de Aplicativos e Monitoramento de Rede

Atualizado: 4 de dez. de 2023

Todo profissional de TI já experimentou reclamações de usuários e teve que descobrir a causa raiz da degradação do desempenho. Como determinar se é a aplicação, a infraestrutura de TI ou a rede? E se você tiver um único dashboard com todas as métricas e telemetrias relevantes exibidas de maneira intuitiva e fácil de entender?



Com o Flowmon e o WhatsUp Gold você conseguirá monitorar o desempenho do aplicativo, a experiência do usuário e o status da infraestrutura. O objetivo é oferecer aos profissionais de TI informações valiosas e unificadas sobre problemas de degradação de desempenho.


Configuração do Flowmon


Para configurar o Flowmon, é necessário definir visualizações específicas (Profiles) no tráfego de rede para que possa ser filtrado em segundo plano e a telemetria relevante seja obtida para componentes de aplicativos individuais, agregando dados de séries temporais e oferecendo métricas significativas na forma de gráficos de tráfego.


Perfil para RealServer24 com um único canal chamado “RealServer24”. O canal é definido pelo filtro (ip 192.168.222.24) que identifica todo o tráfego sujeito a processamento dentro de um determinado canal. Como alternativa, uma definição mais específica pode ser usada para incluir a porta em que o aplicativo está sendo executado e limitar o tráfego apenas para LoadMaster (ip 192.168.222.24 e ip 192.168.222.241 e porta 80). O filtro adequado sempre depende do ambiente específico do aplicativo e do plano de endereço IP.
Perfil para RealServer24. O canal é definido pelo filtro (ip 192.168.222.24) que identifica todo o tráfego sujeito a processamento. Como alternativa, uma definição mais específica pode ser usada para incluir a porta em que o aplicativo está sendo executado e limitar o tráfego apenas para LoadMaster (ip 192.168.222.24 e ip 192.168.222.241 e porta 80). O filtro adequado sempre depende do ambiente específico do aplicativo e do plano de endereço IP.


De forma semelhante, o perfil para RealServer23 pode ser criado. Ou um perfil composto de vários canais unindo o tráfego de servidores reais individuais e o tráfego do cliente MyApp, por exemplo. O WhatsUp Gold pode recuperar os dados de perfis individuais, portanto, você precisa considerar quais perfis são necessários para representar adequadamente as métricas volumétricas e de desempenho de componentes de aplicativos individuais. A recomendação geral é criar um perfil com um único canal por componente de aplicativo e outro perfil unindo todo o tráfego onde os componentes de aplicativo individuais serão representados como canais individuais.

Perfil para MyApp composto por três canais diferentes. Canal VirtualService (ip 192.168.222.243) representa como os usuários estão interagindo com o aplicativo por meio do balanceador de carga e os canais para servidores RealServer23 e RealServer24 representam o lado de backend entre o balanceador de carga e os servidores reais que atendem ao tráfego do aplicativo. A utilização da largura de banda para componentes de aplicativos individuais está disponível, bem como métricas de desempenho agregadas em todos os canais exibidos. Apenas tenha em mente que ainda estamos do lado do Flowmon e é assim que o Flowmon representa os dados.
Perfil para MyApp composto por três canais diferentes. Canal VirtualService (ip 192.168.222.243) representa como os usuários estão interagindo com o aplicativo por meio do balanceador de carga e os canais para servidores RealServer23 e RealServer24 representam o lado de backend entre o balanceador de carga e os servidores reais que atendem ao tráfego do aplicativo. A utilização da largura de banda para componentes de aplicativos individuais está disponível, bem como métricas de desempenho agregadas em todos os canais exibidos.

Configuração do WhatsUp Gold


Do lado do WhatsUp Gold, o primeiro passo é a descoberta adequada de servidores individuais. O processo de descoberta reconhecerá dispositivos individuais e suas funções na rede e configurará automaticamente monitores ativos e de desempenho para relatar a disponibilidade do dispositivo e pesquisar as principais métricas de desempenho, como utilização da CPU ou consumo de memória.


Detalhe do RealServer24 no WhatsUp Gold com monitor ativo baseado em ”ping” e monitores de performance polling CPU, memória e utilização de disco.
Detalhe do RealServer24 no WhatsUp Gold com monitor ativo baseado em ”ping” e monitores de performance polling CPU, memória e utilização de disco.

Agora vamos unificar todas as informações no painel do WhatsUp Gold dedicado ao MyApp. A conexão com o Flowmon requer a configuração de credenciais de API REST específicas para recuperar dados do dispositivo. Em Configurações > Bibliotecas > Credenciais, crie novas credenciais de API REST específicas para seu dispositivo Flowmon.



Figura 5: Credenciais da API REST do Flowmon. A URL do token requer um endereço IP ou nome de host adequado correspondente à sua implementação do Flowmon, assim como login e senha. O ID do cliente precisa ser configurado para “invea-tech” e o tipo de autenticação é “OAuth 2.0”. Se você estiver usando um certificado autoassinado no lado do Flowmon, você precisa habilitar “Ignorar erros de certificado”. No entanto, a prática de segurança adequada exige gerar e usar um certificado confiável por meio da autoridade de certificação.
Credenciais da API REST do Flowmon. A URL do token requer um endereço IP ou nome de host adequado correspondente à sua implementação do Flowmon, assim como login e senha. O ID do cliente precisa ser configurado para “invea-tech” e o tipo de autenticação é “OAuth 2.0”. Se você estiver usando um certificado autoassinado no lado do Flowmon, você precisa habilitar “Ignorar erros de certificado”. No entanto, a prática de segurança adequada exige gerar e usar um certificado confiável por meio da autoridade de certificação.


Não se esqueça de atribuir essas credenciais específicas ao seu dispositivo Flowmon em Propriedades do dispositivo > Credenciais. Agora tudo está pronto para criar uma nova guia de painel para MyApp e incluir widgets para ter visibilidade abrangente do tráfego de aplicativos e do status de servidores individuais. O objetivo é combinar o tipo de widget de tráfego (Flowmon) para mostrar métricas de componentes de aplicativos individuais junto com widgets de visão geral de desempenho mostrando os dados originados do WhatsUp Gold para obter um dashboard completo e único.


Nova guia do dashboard composta por várias instâncias de widgets de tráfego (Flowmon) pesquisando dados de perfis criados anteriormente no Flowmon combinados com o resumo de utilização de dispositivos para servidores individuais. Colocar os widgets um ao lado do outro mostrará à primeira vista a correlação entre as métricas de desempenho da rede e a utilização do dispositivo.
Nova guia do dashboard composta por várias instâncias de widgets de tráfego (Flowmon) pesquisando dados de perfis criados anteriormente no Flowmon combinados com o resumo de utilização de dispositivos para servidores individuais. Colocar os widgets um ao lado do outro mostrará à primeira vista a correlação entre as métricas de desempenho da rede e a utilização do dispositivo.

Resumo


Com o WhatsUp Gold e o Flowmon você pode construir uma visão consolidada aproveitando os dados do monitoramento integrado da infraestrutura de TI e o monitoramento e diagnóstico de desempenho de rede. Um único dashboard mostrando todas as métricas e telemetria relevantes ajuda a conectar os pontos e descobrir a causa raiz dos problemas de experiência do aplicativo.


A International IT quer oferecer aos profissionais de TI ferramentas para que possam controlar todo o ambiente digital. Com o WhatsUp Gold versão 2022.0 você tem integração com o Flowmon para coletar e apresentar métricas volumétricas e de desempenho, assim como eventos de segurança usando a API REST nativa do Flowmon. Se ficou interessado, solicite uma demonstração no formulário abaixo.


Fonte: Flowmon

 



Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos

bottom of page