Troubleshooting: 6 dicas para solucionar problemas de rede

Atualizado: 22 de nov. de 2021

Se sua empresa estiver usando ferramentas diferentes para monitorar dispositivos de rede, servidores, ambientes virtuais e aplicativos, pode ser um pesadelo tentar localizar rapidamente a origem de um problema.



VEJA TAMBÉM: Monitoramento de Rede: Benefícios e Vantagens


Mesmo que sua equipe de TI seja alertada sobre um problema instantaneamente, sua corporação não conseguirá detectar a causa facilmente devido as várias ferramentas e sua equipe de TI terá dificuldade de entender onde iniciar o processo para solucioná-lo.


Uma avalanche de reclamações para sua equipe de TI


gif

Mesmo que tenha acontecido apenas uma falha, uma avalanche de alarmes chegará ao seu time de TI por meio de ligações e e-mails e fica extremamente difícil encontrar o problema real em meio a tantas reclamações.


Sua TI analisará os relatórios e mensagens de erro de cada uma das ferramenta, mas isso não apontará a origem da falha. As horas se passarão e a única conclusão será a seguinte: Ninguém em sua organização pode encontrar as causas dos problemas de forma rápida, fácil e segura. A produtividade e os SLAs ficarão extremamente ameaçados.


Você precisa de uma visão unificada de sua infraestrutura


Para detectar as origens dos problemas com velocidade e eficiência, sua empresa precisa de visibilidade. Várias ferramentas tornam difícil monitorar os sistemas cada vez mais complexos de hoje. Ver seu ambiente de ponta a ponta permitirá uma enorme economia de tempo.


6 dicas para solucionar problemas de rede


1. Confie na primeira versão


Se sua empresa tiver vários sistemas, cada um dos membros da sua equipe de TI terá uma visão diferente de um problema. Isso exigirá que eles comparem e façam suposições quanto à origem da falha.


O primeiro passo é procurar um sistema de monitoramento único e integrado para uma visão abrangente e completa de toda a sua rede. Assim, o time de TI poderá gerar dashboards detalhados e com um acompanhamento de todo o histórico. Isso permitirá que os problemas sejam resolvidos antes que os usuários sejam afetados.


2. Utilize descoberta e mapeamento automático de camada 2 e 3 para uma visualização completa


Visualizar toda a sua infraestrutura é essencial. Felizmente, existem soluções avançadas e fáceis de usar que automatizam todo o processo e permitem que você veja tudo o que precisa. É um processo rápido que descobre e mapeia cada dispositivo em sua rede.


3. Conte com uma solução de monitoramento que reconheça todas as conexões e dependências


gif

Além de ver todos os dispositivos em sua rede, você precisará conhecer todas as conexões e dependências. Sua equipe de TI não pode gastar muito tempo tentando descobrir cada uma das dependências em sua rede. Com o reconhecimento automático, sua equipe de TI receberá apenas o alarme do dispositivo com falha e não de todos os dispositivos dependentes (e que estejam funcionando bem).


SAIBA MAIS: Monitoramento de Rede: Você não pode proteger o que não consegue ver


4. Reduza o TCO (Total Cost of Ownership) com licenciamento flexível


Comprar soluções separadas, cada uma com seu próprio modelo de licenciamento não é inteligente. O licenciamento flexível é uma abordagem que permite monitorar um determinado número de dispositivos, aplicativos, coletores NetFlow e etc. Ou seja, você não precisa se preocupar com o número de portas monitoradas, sua empresa pagará apenas pelo número de dispositivos.


5. Não deixe os problemas envelhecerem


gif

Sua solução não deve deixar os usuários esperando. Verifique se ela irá descobrir automaticamente todos os dispositivos em sua rede, descobrir e mapear todas as dependências, gerar políticas de alerta, aplicar limites de alerta e gerar vários dashboards.



6. Obtenha uma solução escalável que também seja projetada para atender às suas necessidades


Todas essas dicas levam você ao WhatsUp Gold, uma solução que oferece monitoramento de ponta a ponta para suas redes, servidores, aplicativos e ambientes virtuais. Conte com a International IT para monitorar o wireless, a análise de tráfego de rede e o gerenciamento de configuração da sua empresa.


Fonte: The Network Monitor

 

Conte com a International IT para implementar uma solução segura e líder no mercado de Monitoramento de Rede, o WhatsUp Gold.


Conheça nossas soluções avançadas, robustas e seguras de NOC & SOC, Zero Trust, Next-Gen Firewalls, LGPD, Hardware, Monitoramento de Rede, Transferência de Arquivos Gerenciada, Consultoria de TIC, Treinamentos, Sustentação de Aplicações, Outsourcing, Licenciamento Geral e Help Desk.

131 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Newsletter

Confira notícias, informações e tendências do setor de tecnologia da informação. 

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos