Monitoramento de Rede: Benefícios e Vantagens

Atualizado: 10 de nov. de 2021

A quantidade de dispositivos conectados à internet hoje em dia é impressionante. Em 2025, provavelmente haverá mais de 27 bilhões de conexões IoT. À medida que mais funcionários trabalham remotamente e usam dispositivos pessoais (BYOD), os riscos de segurança das redes corporativas aumentam. As redes continuam a ficar maiores e mais complexas, portanto, compreender os benefícios do monitoramento de rede é extremamente importante.



Você precisa de ferramentas robustas e confiáveis para monitorar todos os seus ativos de IP para garantir que está obtendo o desempenho necessário para otimizar as operações. As melhores ferramentas de monitoramento de rede fornecerão uma série de benefícios.


Visibilidade da rede


É importante monitorar todos os aspectos de sua rede. Isso inclui todos os dispositivos conectados à sua rede e o tráfego que passa por ela. Essa é a melhor estratégia para garantir a integridade da sua rede e identificar atrasos no desempenho.


Manter o controle de tudo em sua rede pode ser um desafio. As ferramentas de mapeamento automatizadas, como parte do monitoramento da rede, podem oferecer uma visão completa até mesmo dos ecossistemas mais complexos.


Gestão de riscos e compliance


As organizações que precisam seguir regulamentos como LGPD, GDPR, PCI DSS, HIPAA, FISMA, SOX e outros, precisam de ferramentas de monitoramento de rede apropriadas como parte da estrutura de controle interno para conformidade, além dos controles de segurança externos que já estejam em vigor.


Prevenção de tempo de inatividade (downtime)


O tempo de inatividade (downtime) é um gargalo de produtividade que pode custar muito caro. Uma pesquisa recente relatou que 40% das empresas disseram que uma hora de inatividade custaria entre US $ 1 milhão e US $ 5 milhões.


O monitoramento pode ajudar a evitar interrupções inesperadas. Um aspecto significativo das soluções de monitoramento de rede é identificar sinais de alerta que podem indicar uma falha de dispositivo ou problema de rede. Isso ajuda a identificar o problema e evitar a ocorrência de tempo de inatividade.


O monitoramento de rede não apenas ajuda a prevenir o tempo de inatividade, mas o monitoramento de desempenho permite que as equipes de TI otimizem o desempenho para operações mais eficientes.


Encontre e corrija problemas rapidamente


Quando há um problema, o monitoramento de rede ajuda a isolar o problema mais rapidamente. Seja uma flutuação de tráfego, um erro de configuração ou algo mais sério, os mapas de rede podem ajudá-lo a encontrar rapidamente a origem do problema. As ferramentas de automação de rede, como parte de sua solução de monitoramento, podem corrigir muitos problemas automaticamente.


Reduzir o tempo médio de reparo (MTTR) reduz o impacto do tempo de inatividade (downtime) ou baixo desempenho da rede e permite que sua equipe de TI se concentre em outros problemas.


Descubra ameaças à segurança


O monitoramento de rede é usado principalmente para monitorar o desempenho, mas também pode ajudar a descobrir ameaças de segurança dentro do seu sistema. Monitorando continuamente a existência de atividades incomuns ou suspeitas, você pode detectar até mesmo pequenas ameaças antes que se tornem grandes. Por exemplo, malwares ou vírus podem ser indetectáveis ​​à primeira vista, mas sua solução de monitoramento de rede pode sinalizar atividades incomuns, como o uso suspeito de recursos de rede.


Você também será capaz de identificar proativamente o acesso não autorizado ou ameaças à segurança, como ataques DDoS ou downloads não autorizados.


Monitore a utilização da largura de banda


Quando sua largura de banda fica congestionada, você tem funcionários e clientes insatisfeitos. O monitoramento da utilização da largura de banda permite que você saiba quando as coisas começaram a ficar lentas. Quando o uso da largura de banda chega perto de níveis críticos, você será alertado para que possa ajustar seus protocolos de qualidade de serviço (QoS) ou realizar outras ações para melhorar o desempenho.


Planejamento de capacidade


As necessidades do usuário também estão em constante evolução. Isso pode dificultar a previsão de como e onde os usuários consumirão recursos de rede no futuro. À medida que a utilização aumenta, é essencial planejar infraestrutura e capacidade adicionais para atender a essa demanda.


Quando você está rastreando e monitorando ativamente o desempenho e a utilização, o software de monitoramento de rede o ajudará a ver quando a utilização está aumentando. Ao avaliar o desempenho atual, você pode antecipar com mais precisão a capacidade futura e atualizar a rede.


Os dados históricos também podem ajudar a justificar futuros investimentos. Quando você pode produzir evidências de que o desempenho está atrasado devido ao aumento da utilização, é muito mais fácil convencer os executivos de que você precisa atualizar os sistemas.


Implementação de novas tecnologias


O monitoramento de rede também é importante quando é hora de implementar novas tecnologias. Isso pode ajudar a determinar se a rede pode lidar com recursos adicionais e detectar proativamente possíveis problemas. Após a implementação, você poderá monitorar a rede para garantir que o desempenho não seja afetado.


Libere equipes de TI


Também há um benefício subestimado das ferramentas de monitoramento de rede. As equipes de TI têm muito o que fazer hoje em dia. O crescimento das redes e a complexidade criaram uma carga significativa para as equipes que normalmente têm pouco pessoal, mas que devem garantir um desempenho perfeito. As ferramentas certas de monitoramento de rede, como o WhatsUp Gold, podem reduzir significativamente a carga de trabalho.


As equipes de TI recuperam o controle de sua rede sem ter que analisar manualmente o desempenho, passam a contar com alertas proativos quando algo precisa de atenção e reduzem o tempo de inatividade (downtime). Quando um problema é detectado, as soluções de monitoramento de rede tornam mais fácil identificar, isolar e reparar o problema.


Tudo isso libera tempo para os membros da equipe se concentrarem em outros projetos que podem impulsionar o crescimento da linha de frente.


Retorno sobre o investimento


O monitoramento de rede também fornece um ROI mensurável. Se você puder economizar uma hora de inatividade (downtime) por ano, o monitoramento se pagará facilmente. Adicione a redução de chamadas de suporte, o tempo que leva para corrigir problemas e a manutenção dos níveis necessários de um desempenho de rede eficiente, e você terá um retorno sobre o investimento (ROI) rapidamente.


Escolha a solução certa de monitoramento de rede


Escolher uma solução de monitoramento de rede para o seu negócio é uma grande decisão. Confira nosso artigo Monitoramento de Rede: O que você deve saber antes de escolher uma solução? para ajudá-lo nesse processo.


Fonte: The Network Monitor

 

Conte com a International IT para implementar uma solução segura e líder no mercado de Monitoramento de Rede, o WhatsUp Gold.

Conheça nossas soluções avançadas, robustas e seguras de NOC & SOC, Zero Trust, Next-Gen Firewalls, LGPD, Hardware, Monitoramento de Rede, Transferência de Arquivos Gerenciada, Consultoria de TIC, Treinamentos, Sustentação de Aplicações, Outsourcing, Licenciamento Geral e Help Desk.

166 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Newsletter

Confira notícias, informações e tendências do setor de tecnologia da informação. 

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos