Monitoramento de Rede: O que você deve saber antes de escolher uma solução?

Atualizado: há um dia

Visualize sua rede corporativa como um labirinto vasto e complexo com inúmeros endpoints conectados. Embora essa situação seja inevitável para que as operações e o fluxo de trabalho da sua empresa funcionem adequadamente, ela traz também um enorme desafio de segurança.



VEJA TAMBÉM: Topologia de Rede: Conheça os principais tipos


No ambiente atual de ameaças constantes e complexas, um software de monitoramento de rede pode atuar como sua primeira (e mais eficaz) linha de defesa. Afinal, uma boa solução de monitoramento de rede dá visibilidade completa dos status dos dispositivos, sistemas e aplicativos de rede e pode emitir alertas em casos de invasão e downtime.


Entender os benefícios de um software de monitoramento de rede é bem simples, mas escolher a solução ideal já é outra história. É possível encontrar vários tipos de ofertas no mercado: plataformas de código fechado ou aberto, hosted ou on-premises, pagas ou gratuitas, entre outras combinações.


Com todas essas opções disponíveis, você precisa escolher a solução que atenda às suas necessidades de negócios específicas.


Vamos examinar as principais considerações a serem feitas antes de escolher uma solução de monitoramento de rede para sua infraestrutura de TI:


Entenda suas motivações e preferências


A primeira pergunta que você deve se fazer é: "Eu realmente preciso gastar muito dinheiro em software pago?"


Um software de monitoramento de rede gratuito e de código aberto pode não custar nada. No entanto, as soluções gratuitas vêm com recursos limitados e exigem que o usuário reúna diferentes ferramentas de TI para obter uma funcionalidade total, complicando a configuração e a manutenção da estrutura a longo prazo.


Quando se trata de algo tão importante quanto a rede da sua empresa, é sempre prudente escolher uma única solução paga que incorpore todos os recursos essenciais. Com todos os dispositivos, aplicativos e sistemas de rede monitorados a partir de uma interface, fica mais fácil e rápido corrigir problemas.


Pensando nisso, escolha uma ferramenta de monitoramento com um painel personalizado e fácil de usar. Esse aplicativo deve manter o controle de todos os dados relevantes da sua rede e ser capaz de produzir mapas de topologia de rede, relatórios e gráficos de status e comandos para corrigir problemas diferentes.


Dashboard dos dispositivos monitorados pelo WhatsUp Gold
Dashboard dos dispositivos monitorados pelo WhatsUp Gold

É importante que uma solução de monitoramento de infraestrutura de TI possua alertas em tempo real com disparos automatizados de e-mail e SMS.


Facilidade de implementação e personalização


Ao pesar os prós e os contras de cada ferramenta de monitoramento de rede, leve em consideração a dificuldade que sua equipe terá na implementação. Desde 0 provisionamento de servidores e armazenamento, criação de bancos de dados e gerenciamento contínuo dos diferentes componentes de toda a configuração.


A implementação é um ponto em que as soluções pagas têm uma clara vantagem, uma vez que possuem todos os componentes pré-integrados na ferramenta de monitoramento e permitem uma fácil customização.


Usabilidade


A usabilidade deve ser um fator extremamente relevante na escolha de uma ferramenta de monitoramento de rede e desempenho. Você obterá mais valor com uma solução fácil de usar e que forneça relatórios e alertas ​​em tempo real.


Uma boa solução permite que os tomadores de decisão se concentrem nas principais atividades de negócios, reduzindo o tempo para detectar, isolar e solucionar problemas de rede.


Escalabilidade


Outro fator a ser considerado envolve a infraestrutura do software, uma vez que as redes raramente são estáticas. Elas se expandem para acomodar o número crescente de nós, usuários, dispositivos, sistemas e tráfego. Por isso, é crucial procurar uma ferramenta de monitoramento de rede que possa dimensionar seus recursos de coleta de dados e relatórios em paralelo a0 crescimento dos seus negócios.


Criptografia


A criptografia de dados é muito importante no monitoramento de rede, mas é particularmente relevante nos setores de finanças e saúde, que têm requisitos de conformidade mais rígidos.


Além disso, novas legislações e padrões de conformidade como LGPD, GDPR, SOX, PCI-DSS e HIPAA colocam sua empresa em o risco de sofrer penalidades em caso de não conformidade. Fuja dessa armadilha escolhendo um fornecedor de software de monitoramento de rede que atenda a esses requisitos.


Descoberta automática de dispositivos


Algumas ferramentas possuem descoberta automática nativa, definindo o status atual da rede usando uma poderosa varredura de descoberta de camada 2/3. Isso é importante pois se sua empresa adicionar um novo dispositivo de rede, uma ferramenta de monitoramento de desempenho com descoberta automática irá coletar e relatar o tipo de dispositivo, fornecedor, serial, rev de hardware e firmware. Isso garante que seu mapa de rede esteja sempre atualizado.


Mapa dos equipamentos do data center monitorados pelo WhatsUp Gold
Mapa dos equipamentos do data center monitorados pelo WhatsUp Gold
Mapa dos equipamentos monitorados pelo WhatsUp Gold
Mapa dos equipamentos dos clientes monitorados pelo WhatsUp Gold

SAIBA MAIS: Monitoramento de Rede: Você não pode proteger o que não consegue ver


Preços


Todos os fornecedores de software de monitoramento têm sua própria estrutura de licenciamento e não é fácil decidir qual estrutura de preços é mais adequada para você.


Alguns fornecedores cobram por sensor ou elemento, ou seja, contam cada item monitorado, como tráfego de rede ou interface de nuvem. Outros cobram por número de dispositivos, aplicativos, servidores virtuais e fontes de fluxo de rede em sua rede. Esta opção é mais flexível, especialmente se você deseja monitorar um grande número de itens de rede.


Encontre e corrija problemas de rede mais rapidamente com o WhatsUp Gold


O WhatsUp Gold é uma solução amigável e poderosa de monitoramento, alerta e mapeamento de rede de ponta a ponta. O WhatsUp Gold dá vida às suas redes (com e sem fio), mostrando uma imagem completa de seus dispositivos, servidores, aplicativos e ambientes virtuais.


Seu recurso de descoberta automatizada de dispositivos permite que você descubra instantaneamente qualquer dispositivo em sua rede e como eles estão conectados. Além disso, possui relatórios em tempo real, estratégicos e personalizáveis. Você será notificado sobre qualquer coisa que possa comprometer a saúde da sua rede, permitindo solucionar os problemas antes mesmo que os usuários percebam.


O painel unificado fornece uma visão detalhada e rápida de todos os ambientes e diferentes fornecedores em sua rede. Você pode melhorar o tempo de atividade e o desempenho da rede instantaneamente, monitorando e analisando tudo em um painel totalmente personalizado.

Dashboard do tráfego de redes dos equipamentos no WhatsUp Gold
Dashboard do tráfego de redes dos equipamentos no WhatsUp Gold

O recurso WhatsUp Gold Network Maps oferece workstations interativos que permitem que você crie uma visão personalizada da sua rede para gerencia-la da maneira que quiser!


Escolher o melhor software de monitoramento de rede pode levar tempo, mas o esforço vale a pena, uma vez que ter uma solução poderosa e fácil de usar ajuda a melhorar a sua segurança corporativa e oferece uma visão aprimorada do status da sua rede. Além disso, você pode economizar tempo e dinheiro, permitindo que a equipe de TI da sua empresa se concentre no que é mais importante: aumentar os resultados financeiros.


Fonte: The Network Monitor

Conte com a International IT para implementar uma solução segura e líder no mercado de Monitoramento de Rede, o WhatsUp Gold.

Conheça nossas soluções avançadas, robustas e seguras de NOC & SOC, Zero Trust, Next-Gen Firewalls, LGPD, Hardware, Monitoramento de Rede, Transferência de Arquivos Gerenciada, Consultoria de TIC, Treinamentos, Sustentação de Aplicações, Outsourcing, Licenciamento Geral e Help Desk.


Posts recentes

Ver tudo