Monitoramento de Rede: 8 Melhores Práticas para sua Empresa

Atualizado: 9 de nov. de 2021

A adoção de boas práticas de monitoramento é fundamental para garantir uma alta disponibilidade e performance da infraestrutura de TI e das redes corporativas.



VEJA TAMBÉM: Monitoramento de Rede: O que você deve saber antes de escolher uma solução?


1. Substitua múltiplas soluções de Monitoramento de Rede por uma fonte confiável


Os administradores de sistemas e outros profissionais de TI costumam ser pressionados a cortar custos e muitas vezes se encontram em situações que são obrigados a reduzir ou as vezes eliminar os gastos com softwares de monitoramento.


Se você tiver vários sistemas de monitoramento de rede em funcionamento, provavelmente sofrerá com excesso de dashboards. Ter uma única fonte confiável e acessível a toda a equipe é crucial para o sucesso de longo prazo da sua organização.


Com todo o seu monitoramento sendo feito em uma solução, equipes diferentes funcionarão em mais harmonia e o trabalho em equipe será potencializado. Além disso, uma única solução reduz drasticamente os custos.


2. Onde o Monitoramento de Rede deve ser implementado?


Onde você pode ou deve implementar sua solução de monitoramento de rede? Se o sistema operacional conseguir alcançar os sistemas que você deseja monitorar, não importa muito onde a solução é implementada. Pode ser dentro do AWS (Amazon Web Services), Microsoft Azure ou outros ambientes de nuvem. Os profissionais de TI em empresas menores podem até mesmo executar o monitoramento de rede em um PC ou em um laptop.


Como uma melhor prática, implemente sua solução de monitoramento em um local que a torne altamente disponível e, ao mesmo tempo, alcance todos os sistemas que você deseja monitorar.


3. Saiba o que monitorar


gif

É importante garantir que a disponibilidade e o desempenho sejam avaliados para qualquer sistema que possa causar uma interrupção das atividades críticas do seu negócio ou que traga prejuízos financeiros.


Um exemplo simples é quando seu roteador cai e ninguém consegue se conectar. Obviamente, você perde dinheiro porque não pode processar pagamentos ou realizar outras funções econômicas ou produtivas.



Não há uma resposta específica para o que monitorar. Cada ambiente é diferente. Mas, em geral, você deve monitorar qualquer coisa que possa afetar a disponibilidade e o desempenho desse sistema. Portanto, pode ser necessário rastrear switches, roteadores e outros dispositivos de rede dedicados.


A rede também abrange a web e os aplicativos que estão na nuvem, que também podem ser monitorados de forma eficaz com sua solução de monitoramento de rede. Mais uma vez, pense no que é mais importante e crítico para o seu negócio e encontre uma maneira de monitorar essas informações.


SAIBA MAIS: Monitoramento de Rede: Você não pode proteger o que não consegue ver


4. Alertas: menos é mais


gif

Uma boa prática recomendada para alertas pode parecer contra-intuitiva, mas é verdadeira: menos é mais.


Veja um exemplo, um cliente que repete as mesmas ações a cada dois minutos. Quando um sistema ficava indisponível, um alerta por e-mail era enviado (mesmo quando o sistema estava fora por menos de um minuto). A quantidade de e-mails era tão grande que os profissionais responsáveis se acostumaram e começaram a ignorar os alertas. Quando há muitos alertas, as pessoas simplesmente não os levam em consideração.


Nossa recomendação é certificar-se de que os e-mails só sejam enviados quando alguém precisar efetuar um login ou tomar alguma ação. Se você está enviando um e-mail do sistema de monitoramento, e ninguém teve que fazer algo - você está enviando uma mensagem de erro para reconfigurar o sistema.


5. Os alertas devem se transformar em ação


Certifique-se de que todos os alarmes emitidos tenham como consequência algo que possa ser feito. Como exemplo, vamos considerar a utilização da CPU em um ambiente virtual. Não é uma boa ideia disparar um alarme quando o uso da CPU ultrapassar 90% por 30 minutos, porque é normal essa utilização em uma infraestrutura bem projetada. Se você for alertado no limite de 90%, a inclinação natural é parar algum processo de para liberar a CPU. No entanto, em um ambiente virtual, os sistemas são projetados para funcionar próximo da capacidade máxima.


Em vez disso, a recomendação é ajustar o alarme para 99% ou mais do uso de uma CPU por 30 minutos, assim você gera um alerta por e-mail para que o usuário possa fazer o login e interromper o processo.


Você só deve notificar as pessoas quando elas realmente puderem fazer algo. Não notifique apenas por notificar.


Mesmo sem alertas, as informações-chave ainda estão sendo coletadas e você pode obter essas informações quando estiver examinando seus dashboards de monitoramento de rede ou relatórios.


6. Melhores práticas para Relatórios


A configuração ideal de relatórios varia de acordo com o que cada cliente precisa ver. Por isso, é muito importante que você tenha flexibilidade para gerá-los. Primeiro, você precisa definir quais são seus requisitos, qual a freqüência e o que deseja que os relatórios mostrem.


Uma das utilizações mais comuns dos relatórios é apontar o tempo de atividade do mês anterior e enviá-lo a gerência. Em muitos casos, a TI é medida com base no percentual de disponibilidade dos sistemas pelos quais são responsáveis.


Algumas pessoas utilizam relatórios diários de utilização da largura de banda da rede, para ter uma visão detalhada de desempenho, permitindo identificar facilmente qualquer tráfego que esteja fora das expectativas. Outros profissionais desejam ver informações diárias sobre o uso de espaço em disco. Ou seja, tudo vai depender dos indivíduos, das equipes ou dos cenários envolvidos.


7. Descubra o valor dos Agendamentos


O agendamento de relatórios é essencial. Você deseja obter dados com freqüência suficiente para poder identificá-los e rastreá-los, e por tempo suficiente para ver as tendências. A frequência do relatório depende da criticidade da função e do histórico de eventos e problemas.


Sinta-se à vontade para explorar o que os relatórios têm a oferecer. Com o WhatsUp Gold, você pode simplesmente pesquisar um relatório pelo nome. Você não precisa nem saber como procurá-lo na interface, ou seja, você pesquisa CPU e a plataforma mostrará os relatórios de CPU.


Os relatórios também podem ter vários níveis de detalhes. Por exemplo, um profissional de redes obteria relatórios mais detalhados e os executivos de alto escalão dentro da empresa obteriam relatórios mais focados na integridade geral da rede.


Se você olhar os relatórios em uma perspectiva histórica, poderá ver onde sua empresa está e assim definir sua futura arquitetura da rede.


VEJA TAMBÉM: WhatsUp Gold 2021.1: Mais segurança e facilidade para gestão de compliance


8. Monitoramento de Rede escalável


Existem várias opções de implementação disponíveis para o WhatsUp Gold. Para a maioria das empresas, um único servidor é o suficiente. Para grandes empresas e corporações é possível implementar vários servidores WhatsUp Gold em uma arquitetura distribuída. Aproveitando o que chamamos de "pollers de escalabilidade", é possível escalar até 100.000 monitores.


Escolher o melhor software de monitoramento de rede pode levar tempo, mas o esforço vale a pena, uma vez que ter uma solução poderosa e fácil de usar ajuda a melhorar a sua segurança corporativa e oferece uma visão aprimorada do status da sua rede. Além disso, você pode economizar tempo e dinheiro, permitindo que a equipe de TI da sua empresa se concentre no que é mais importante: aumentar os resultados financeiros.


Fonte: The Network Monitoring

 

Conte com a International IT para implementar uma solução segura e líder no mercado de Monitoramento de Rede, o WhatsUp Gold.

Conheça nossas soluções avançadas, robustas e seguras de NOC & SOC, Zero Trust, Next-Gen Firewalls, LGPD, Hardware, Monitoramento de Rede, Transferência de Arquivos Gerenciada, Consultoria de TIC, Treinamentos, Sustentação de Aplicações, Outsourcing, Licenciamento Geral e Help Desk.

188 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Newsletter

Confira notícias, informações e tendências do setor de tecnologia da informação. 

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos