top of page
  • Foto do escritorInternational IT

Flowmon: Monitoramento de Desempenho de Aplicativos em Nuvem

Atualizado: 4 de dez. de 2023

Obtenha visibilidade. Solucione problemas de forma eficaz. Mantenha sua força de trabalho produtiva.


Apesar de seus benefícios, a adoção da nuvem tem como efeito colateral um controle menor sobre a qualidade dos sistemas de missão crítica de uma empresa. O Flowmon devolve esse controle às equipes de NetOps, oferecendo uma verdadeira ferramenta de monitoramento de desempenho focada na nuvem que permite analisar e solucionar problemas de tráfego em qualquer lugar ao longo da cadeia de entrega de aplicativos.



Como identificar a degradação do serviço em nuvem


Atualmente, os funcionários podem se conectar a um aplicativo a partir de smartphone utilizando o Wi-Fi de aeroporto lotado, geralmente há pouco que as equipes de NetOps possam fazer para garantir um serviço estável. Apesar disso, eles geralmente são responsabilizados, mesmo por aplicativos SaaS gerenciados inteiramente por terceiros.


O Flowmon rastreia as interações entre usuários e aplicativos analisando o tráfego de rede e revela gargalos em qualquer lugar ao longo da cadeia de entrega - não importa se eles se enquadram no escopo de sua responsabilidade ou do provedor de serviços.


Controle os provedores de serviços


O Flowmon mostra exatamente o que está atrapalhando a experiência do usuário. Ele usa análises para filtrar o ruído das informações, classifica os dados e os visualiza em uma interface bem organizada que mostra a natureza precisa e a origem dos problemas de desempenho.


A solução elimina a incerteza de depender de fornecedores para manter seus aplicativos essenciais aos negócios funcionando. Com os dados em mãos, você terá o conhecimento para solucionar problemas de forma eficaz ou as informações necessárias para negociar com os provedores e obter exatamente o serviço pelo qual está pagando.


Monitoramento de desempenho de aplicativos em qualquer plataforma


O Flowmon oferece uma tecnologia escalável e fácil de implementar que pode ser usada universalmente em ambientes digitais heterogêneos.



O Flowmon usa sensores de rede passivos como dispositivos virtuais na nuvem pública e privada, acessíveis em seus respectivos marketplaces (Amazon AWS, Microsoft Azure e Google Cloud), para inspecionar todo o tráfego de comunicações relacionadas a aplicativos. Ele armazena informações sobre todas as transações do usuário e mede atrasos na plataforma, rede e tempos de resposta para diferentes componentes do aplicativo. É assim que você pode rastrear problemas até o nível de transações de usuários individuais e melhorar continuamente o aplicativo para evitar impactos sérios.



Como obter dados de tráfego na nuvem


Espelhamento de tráfego nativo


Utilize o espelhamento de tráfego nativo do Amazon AWS, Microsoft Azure e Google Cloud para enviar pacotes de rede de interfaces virtuais para o Flowmon. Esses dados são processados por Flowmon Probes que extraem informações de telemetria de rede de L2-L7 (IPFIX) e pacotes completos.


vTAP de terceiros


O Virtual TAP espelha o tráfego para as portas de monitoramento do Flowmon Collector (um recurso integrado para gerar IPFIX/NetFlow). Alguns agentes de terceiros também oferecem dados IPFIX diretamente em vez de tráfego de rede bruto. O Flowmon suporta vTaps dos principais fornecedores, como IXIA, Gigamon e Garland.


FlowLogs


O recurso de nuvem nativa fornece arquivos de log CSV/JSON com conteúdo semelhante ao NetFlow v5, que possui informações usadas para reconstruir gráficos de tráfego e outras informações. O formato com suporte é AWS VPC FlowLogs, Google Could VPC FlowLogs e Azure NSG FlowLogs.



Monitoramento de aplicativos SaaS


No monitoramento SaaS, onde você não gerencia o aplicativo, ainda é possível distinguir entre rede e aplicativos e identificar componentes de entrega com falha, apesar de não haver acesso à carga útil para monitorar transações específicas.



O Flowmon identifica a causa raiz dos problemas medindo o tempo que um pacote leva para viajar da rede local para o provedor de SaaS e voltar, e o tempo que leva para o servidor do provedor de SaaS responder. Além disso, as estatísticas volumétricas podem ajudar a diagnosticar se a capacidade do link local pode transportar a carga SaaS e o jitter pode revelar conexões de rede instáveis.


Monitoramento da experiência do usuário x teste sintético


Se você busca apenas medir SLAs, compará-los em diferentes geografias ou medir a disponibilidade de aplicativos, você pode fazer uso de testes sintéticos. É uma tecnologia complementar que utiliza scripts distribuídos em seu ambiente, que testam a aplicação de forma ativa e automática com base em cenários pré-definidos. É um excelente sistema de detecção de alerta antecipado, pois funciona mesmo fora dos horários de pico, onde não há usuários interagindo com os aplicativos. Nesses casos, o UXM não pode medir sua experiência, mas o monitoramento sintético pode.


Se você combinar essas duas abordagens, eliminará pontos cegos e melhorará a experiência do usuário, reduzindo assim a ameaça aos seus serviços de missão crítica. Obtenha compreensão das interações entre seus clientes e sua empresa, assim como transparência e controle total sobre os fornecedores.


Implementação


Você pode implementar o Flowmon em alguns minutos nos seguintes marketplaces:


Você pode escolher se deseja hospedar o Flowmon em uma nuvem privada ou pública, um ambiente virtual ou como um HW em um data center. Não importa quais sejam suas preferências, tenha um único dashboard com visibilidade total do seu cenário de TI.

 




Posts recentes

Ver tudo

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos

bottom of page