O que é Monitoramento de Banco de Dados e quais são suas vantagens?

Atualizado: 14 de jan.

Ao longo da história, os Bancos de Dados (Databases) têm sido um ponto central na maioria dos negócios e foram um dos principais responsáveis por impulsionar as vendas de mainframes e computadores pessoais. Hoje em dia, os bancos de dados fazem um trabalho muito mais pesado, servindo como repositório para informações críticas estruturadas e não estruturadas de uma empresa.



VEJA TAMBÉM: Monitoramento de Rede: O que você deve saber antes de escolher uma solução?


Quando um cliente faz uma pergunta, os vendedores vão direto ao banco de dados para obter a resposta. Portanto, quando esse banco de dados está lento ou, pior ainda, completamente inativo, essas perguntas não são respondidas. As informações do produto não são descobertas e as atualizações de vendas não são feitas, ou seja, ocorre a paralisação dos negócios.

Um banco de dados pode ficar lento devido a problemas de aplicativo ou rede. Isso pode causar grandes prejuízos à produtividade e frustrar os clientes que precisam esperar por uma resposta.


gif

A solução é o monitoramento do banco de dados, que mantém informações atualizadas e detalhadas sobre como os aplicativos de banco de dados estão operando e, quando um problema é detectado. A ideia é identificar os problemas antes que se transformem em falhas reais.


O Microsoft SQL Server é uma das soluções de DBMS mais populares da atualidade e, portanto, vamos usá-lo como um exemplo para descrever as vantagens e desvantagens de um monitoramento do banco de dados realizado pelo WhatsUp Gold da Progress. Vale lembrar que todos os itens descritos a respeito do SQL Server se aplicam a outros bancos de dados.


Monitoramento do SQL Server


  • Monitore os parâmetros vitais do SQL Server: Alertas totalmente personalizáveis ​​informam ao seu time de TI quando há problemas críticos relacionados ao estado da CPU, baixa quantidade de memória livre, utilização perigosa do disco e problemas com a utilização do cache, processos do sistema, transferências, usuários, buffers de página e espera por bloqueios . A TI pode criar thresholds personalizados para qualquer contador de desempenho disponível.

  • Disponibilidade do serviço do SQL Server: Um dashboard do WhatsUp Gold mostra rapidamente a disponibilidade de todos os serviços do SQL Server com base no monitoramento do mecanismo de banco de dados, assim como serviços de indexação, pesquisa e relatórios. Os alertas detalham os problemas, enquanto as ações automatizadas cuidam deles para você.

  • Relatórios de consulta do SQL Server: O SQL Server trata de consultas SQL. É por isso que é chamado de Structured Query Language. Aqui, o Monitor de Consultas do WhatsUp Gold informa sobre a saída de todas as consultas do SQL Server e destaca as áreas em que o DBMS não está fazendo seu trabalho. Quando as consultas falham, retornam resultados inesperados ou o desempenho é prejudicado, alertas ou ações são acionados.


gif

Com o SQL Query Monitor, você verifica certas condições de um banco de dados Microsoft SQL ou MySQL com base no desempenho e no resultado das consultas ao banco de dados. A TI define os critérios desejados no banco de dados e, se essas condições forem encontradas, o SQL Query Monitor indicará um estado UP. Em contrapartida, se os dados do banco de dados forem alterados fora dos limites dos critérios de consulta, o monitor relatará um estado DOWN.


SAIBA MAIS: Monitoramento de Rede: Você não pode proteger o que não consegue ver


WhatsUp Gold e o Monitoramento do SQL Server


  • Crie SLAs factíveis de se manter: Criar ou definir um SLA é uma coisa, cumpri-lo é outra. Felizmente, com os SLAs do SQL Server, você pode usar o Controle de Monitoramento de Estado Avançado de SLA do WhatsUp Gold para definir e monitorar de perto os estados do aplicativo. Isso também ajuda a informar como os SLAs são calculados. E, como você tem uma boa ideia do desempenho e da disponibilidade, pode garantir com segurança o tempo de atividade e o desempenho do SQL Server. Você também pode determinar quais componentes de aplicativo ou serviços são críticos ou não críticos e, assim, distinguir as partes que, quando desativadas, não devem impactar os SLAs.

  • Crie e configure vários estados de aplicativo: Com o WhatsUp Gold, você pode criar uma variedade de estados, como Up, Warning, Down, Maintenance e Unknown. Você pode então criar limites para cada um desses estados que, quando excedidos, disparam um alerta. Um estado de aviso, por exemplo, pode ser acionado quando um limite de 80% de utilização é excedido. Esse é um sinal de perigo e o alerta solicitará uma ação rápida do profissional de TI apropriado.


Criação de parâmetros personalizados


O SQL Server é um aplicativo da Microsoft e, como tal, usa a interface do Windows Management Instrumentation (WMI) para permitir que os profissionais de TI acessem o aplicativo em um nível profundo. O WMI é essencial para a criação de parâmetros personalizados que você deseja monitorar e, como resultado, o host do SQL Server deve ser habilitado para WMI.


O Monitoramento de SQL Server é só uma fração do que o WhatsUp Gold pode fazer

O WhatsUp Gold pode monitorar e encontrar todos os seus dispositivos de rede e principais aplicativos. Na verdade, a solução de monitoramento de rede poderá monitorar qualquer coisa que conseguir se conectar. Por exemplo, o WhatsUp Gold pode rastrear o status de serviços comuns a servidores TCP/IP, como SMTP, POP3 e IMAP, FTP, HTTP e alertar a equipe de TI se algum desses serviços falhar. A solução também sabe se o seu e-mail está fora do ar, se o site não está disponível ou se os usuários não conseguem transferir arquivos. Além de fazer o mesmo com seus bancos de dados. Como você pode ver, o monitoramento de banco de dados é apenas um dos inúmeros benefícios da ferramenta.


Transforme alertas em ações


Com o WhatsUp Gold, o time de TI é alertado assim que o estado de um componente ou aplicativo monitorado muda. O que acontece a seguir depende da TI, que pode construir políticas de ação em várias etapas. Isso vai desde o simples envio de alertas por texto ou e-mail até a captura de eventos relevantes para um arquivo de log, até a execução de ações de autocorreção, como reiniciar um serviço de aplicativo ou iniciar um script do PowerShell.

gif

Se o seu banco de dados for para um estado Down, um caminho de ação pode ser disparado para gravar uma entrada no log, executar um script que reinicialize o servidor ou apenas enviar uma notificação.



Veja tudo com um dashboard de Monitoramento de Banco de Dados


Quando você quiser saber o que está acontecendo com o seu banco de dados, basta olhar para o dashboard de Monitoramento de Desempenho do Banco de Dados e verificar o status atual para uma visualização em tempo real. No caso de um problema, este painel permite que você encontre rapidamente a origem.


O mesmo dashboard oferece uma visão histórica para que você possa identificar tendências que podem afetar o desempenho futuro e descobrir problemas crônicos que você deve corrigir. Esses relatórios de status histórico analisam os problemas de desempenho do banco de dados durante um período e descobrem problemas de desempenho intermitentes e difíceis de encontrar, como falhas de cache de URI e vazamentos de memória.


Finalmente, o log de mudança de estado do banco de dados rastreia todas as mudanças de estado do DBMS no nível do componente e do aplicativo, o que pode ajudar na prevenção de problemas futuros.


VEJA TAMBÉM: Log Management: Funcionalidades e operação junto ao WhatsUp Gold


Caso em questão do cliente: Optim Healthcare cura SQL Server com WhatsUp Gold


A Optim Healthcare tem três hospitais no estado da Geórgia, EUA. Matt Cline, administrador de sistemas sênior da Optim, adotou o WhatsUp Gold e diagnosticou imediatamente um problema crítico de desempenho.


O WhatsUp Gold é um ótimo produto que monitora nossos dispositivos. Sabemos assim que algo cai. Ou quando algo está perto de causar dores de cabeça. Não fique no escuro ou descubra em uma noite de sexta-feira que seu servidor travou quando você poderia facilmente evitá-lo com notificações adequadas.
WUG é um bom software que economiza tempo e dinheiro da minha empresa. Você pode monitorar quase tudo ao mesmo tempo. Qualquer coisa, desde instâncias de banco de dados até um único trap SNMP, pode ser monitorado. O alerta funciona muito bem e me poupa o trabalho de dizer a alguém que uma sala está superaquecendo ou não há energia.
A solução faz muito mais do que monitorar bancos de dados, ela dá grande visibilidade sobre a saúde e o status dos servidores e canais de rede. Tornou-se uma ferramenta integral em nossas operações diárias.

Saiba mais sobre monitoramento de Banco de Dados com WhatsUp Gold


O monitor de consulta SQL está incluído nas edições WhatsUp Gold Premium, Distributed e MSP e funciona com bancos de dados Microsoft SQL Server e MySQL.


O SQL Server Monitor oferece suporte ao monitoramento do Microsoft SQL Server 2000 ou versões posteriores e do MSDE 2000 ou versões posteriores, que podem ser instalados em qualquer máquina da rede.


Fonte: The Network Monitor

 

Conte com a International IT para implementar uma solução segura e líder no mercado de Monitoramento de Rede, o WhatsUp Gold.


Conheça nossas soluções avançadas, robustas e seguras de NOC & SOC, Zero Trust, Next-Gen Firewalls, LGPD, Hardware, Monitoramento de Rede, Transferência de Arquivos Gerenciada, Consultoria de TIC, Treinamentos, Sustentação de Aplicações, Outsourcing, Licenciamento Geral e Help Desk.

521 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Newsletter

Confira notícias, informações e tendências do setor de tecnologia da informação. 

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos