Aplicativos e sistemas lentos? Descubra onde está o problema

Atualizado: 1 de nov.

Existem muitos motivos que podem ocasionar com que os aplicativos sejam executados lentamente. Descobrir a causa por trás de um problema específico pode ser bastante demorado, principalmente se as ferramentas corretas de monitoramento de rede não estiverem sendo utilizadas. O atraso em encontrar uma causa raiz e corrigi-la sempre tem um impacto negativo nos usuários dos aplicativos afetados.



VEJA TAMBÉM: Network Behavior Analysis: O que é Análise de Comportamento de Rede?


Os usuários internos ficam mais frustrados à medida que os administradores de sistemas investigam o problema e o tempo passa. Durante esse período, a produtividade cai e as operações de negócios são afetadas. O efeito pode ser ainda mais prejudicial para usuários externos de um aplicativo que está sendo executado lentamente. Se o aplicativo fizer parte de um sistema de geração de receita, como um site de compras, a lentidão fará com que muitos clientes desistam e migrem para empresas concorrentes. Isso leva diretamente à perda de vendas e receita.


Suponha que o aplicativo impactado faça parte de um sistema B2B que facilite as operações entre empresas em uma cadeia de suprimentos. Nesse caso, respostas lentas que levam à perda de produtividade em empresas externas afetarão diretamente a reputação da empresa que hospeda o aplicativo.


Troubleshooting para aplicativos e sistemas lentos


As equipes de TI sofrem pressão imediata para corrigir aplicativos de execução lenta que estão afetando a produtividade e as operações internas ou externas. Como qualquer um que tenha trabalhado em administração de sistemas saberá, encontrar a causa raiz de um problema como esse não é fácil sem o acesso aos dados necessários. Correções rápidas (como reinicializar os servidores) geralmente são correções temporárias que apenas ocultam os problemas por um tempo.


Sem nenhum dado que aponte para a origem do problema, a TI precisa trabalhar metodicamente nas várias camadas da infraestrutura para ver se consegue identificar uma causa. Pode ser um problema em uma das seguintes áreas:

  • Rede - Local e Internet se for um aplicativo hospedado na nuvem.

  • Infraestrutura do servidor - Normalmente máquinas virtuais ou instâncias de nuvem.

  • Aplicativo - O aplicativo pode ter um problema de código ou na conexão de banco de dados.


As soluções Flowmon podem oferecer os dados que as equipes de TI precisam para identificar onde está um problema.



Encontre a origem do problema com Flowmon

Vamos utilizar um exemplo real que aconteceu com um cliente Flowmon. A empresa teve um problema com a resposta lenta de um aplicativo. O problema começou aleatoriamente e depois ocorreu todos os dias da semana. A equipe de TI já estava investigando a situação há um bom tempo e até mesmo apresentou a ideia de atualizar sua rede principal de um backbone de capacidade de 1 Gbps para 10 Gbps. A ideia era que a capacidade extra da rede faria o problema desaparecer. Há muitas questões com esta solução proposta. A principal é que é uma solução oferecida sem conhecer a causa raiz do problema. E se o problema não for devido à capacidade da rede? Então, uma quantidade significativa de dinheiro e tempo das pessoas terá sido investida em um projeto com pouco retorno sobre o investimento.


A organização adiou essa ideia e decidiu que deveria primeiro implementar ferramentas para obter melhores dados da rede.


As ferramentas de monitoramento Flowmon conseguem coletar dados sobre fluxos de tráfego de rede. Em pouco tempo, eles conseguiram ver picos de tráfego na rede que corresponderam aos tempos de lentidão relatados dos aplicativos.


gif

A análise da origem e do destino do tráfego que causou esses picos pode mostrar que vários servidores de aplicativos de produção tinham backups mal configurados. Esses aplicativos estavam realizando backups durante o horário de trabalho e não durante a noite. Isso colocou uma carga dupla sobre os sistemas. Os próprios servidores de aplicativos estavam usando capacidade de processamento, memória e armazenamento em disco para backups. Além disso, havia mais tráfego de rede à medida que os dados eram copiados para o servidor de backup. A equipe de TI conseguiu reconfigurar os processos de backup problemáticos para executá-los durante a noite, resolvendo a questão da lentidão diária.


A equipe de TI manteve a solução Flowmon que diagnosticou esse problema contínuo e agora é uma parte essencial de seus procedimentos de monitoramento e gerenciamento de rede.


VEJA TAMBÉM: Flowmon e WhatsUp Gold: Desempenho de Aplicativos e Monitoramento de Rede


Descubra mais

As soluções Flowmon da Progress oferecem muitos benefícios às equipes de TI:

  • Visibilidade do tráfego de rede com painéis, alertas e relatórios personalizáveis.

  • Monitoramento do desempenho da rede.

  • Análise automática e detecção de anomalias para revelar possíveis ameaças à segurança.

  • Acesso aos dados necessários para solucionar problemas e realizar planejamento operacional ou de atualização.


Fonte: Flowmon

 

Entre em contato com a International IT para saber mais detalhes ou realizar uma demonstração gratuita do Flowmon em seu ambiente.

Conheça nossas soluções avançadas, robustas e seguras de NOC & SOC, Zero Trust, Next-Gen Firewalls, LGPD, Hardware, Monitoramento de Rede, Transferência de Arquivos Gerenciada, Consultoria de TIC, Treinamentos, Sustentação de Aplicações, Outsourcing, Licenciamento Geral e Help Desk.

57 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Newsletter

Confira notícias, informações e tendências do setor de tecnologia da informação. 

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos