top of page
  • Foto do escritorInternational IT

Network Behavior Analysis: O que é Análise de Comportamento de Rede?

Atualizado: 30 de nov. de 2023

A rede é o coração e a alma da infraestrutura de TI, e seu desempenho define a experiência do usuário.


A análise de comportamento de rede (NBA - Network Behavior Analysis) e um bom sistema de detecção de anomalias (ADS - Anomaly Detection System) são fundamentais para garantir um ótimo desempenho e detectar problemas de segurança que interrompem o funcionamento das redes corporativas.




O que é análise de comportamento de rede?

Network Behavior Analysis (NBA) é uma ferramenta de monitoramento que garante a segurança de uma rede proprietária. A análise de comportamento de rede ajuda a melhorar a segurança cibernética observando o tráfego e as atividades incomuns de uma operação de rede.


Segundo o site Techopedia:

A análise do comportamento da rede monitora os acontecimentos internos de uma rede ativa coletando dados de muitos pontos e dispositivos para oferecer uma análise offline detalhada. Network Behavior Analysis está constantemente observando a rede, marcando atividades conhecidas e desconhecidas, padrões novos e incomuns e indicando ameaças potenciais por meio de sinalização.
A ferramenta também verifica e contabiliza as alterações na largura de banda e no protocolo usado durante a comunicação. Isso é particularmente aplicável na localização de uma fonte de dados ou site potencialmente perigoso. O dever de um programa de análise de comportamento de rede é reduzir o trabalho e o tempo gasto pelos administradores na detecção e resolução de problemas de rede. É, portanto, um aprimoramento para proteger a rede junto com firewalls, softwares antivírus e ferramentas de detecção de spyware.

A Análise de Comportamento de Rede é fundamental para se encontrar a causa raiz dos problemas e descobrir o que é essencial para restaurar rapidamente o desempenho da rede. Network Behavior Analysis ajuda a reduzir o tempo médio para responder a anomalias detectadas e possíveis incidentes de segurança, garantindo que o impacto do evento seja minimizado. O artigo "Business Benefits of Network Behavior Analysis" destaca:

No final, sem alguma forma de análise automatizada e proativa 24 horas por dia, 7 dias por semana e um sistema de alerta, torna-se simplesmente impossível manter e garantir “requisitos operacionais de negócios mínimos” para sua organização. Você deve se perguntar, como você pode realmente garantir a disponibilidade e a eficiência de seus sistemas críticos de negócios se você não sabe o que está acontecendo dentro de sua rede em primeiro lugar?

Firewalls: O primeiro passo para bloquear ameaças externas

A TI entende que a defesa da rede envolve uma vasta gama de ferramentas, começando com um firewall e outras formas de segurança de perímetro, como Sistemas de Detecção de Intrusão (IDS) e Sistemas de Prevenção de Intrusão (IPS). Essas soluções de perímetro, acreditam os especialistas, respondem por cerca de 90% do orçamento de segurança de TI.


Os hackers sabem que os perímetros hoje em dia tendem a estar seguros, então procuram outras rotas. Hoje, três quartos dos ataques não são contra o perímetro, mas focam nos terminais remotos que se conectam à rede principal para acessar dados e aplicativos. Isso torna a proteção da rede e a detecção de ataques um esforço muito mais complexo.


Antivírus/Antimalware: Apenas o começo

A segurança de rede está diretamente relacionada com a defesa em profundidade. Seus endpoints e sua rede não estarão seguros se você não tiver proteções Antivírus e Antimalware. No caso de antivírus, as proteções utilizam assinaturas que definem ataques conhecidos e os identificam e bloqueiam. O problema é que os ataques de dia zero (Zero Day) são tão novos que não há assinatura e podem passar direto pelas proteções de AV. Outro problema é que o antivírus protege os terminais, mas não tem foco na segurança de rede.


Siga o conselho do Gartner

Paul Proctor, vice-presidente do Gartner acredita que a Análise de Comportamento de Rede é o próximo passo para uma segurança cibernética mais robusta:

Depois de implementar com sucesso firewalls e sistemas de prevenção de intrusão com processos apropriados para ajuste, análise e correção, você deve considerar Network Behavior Analysis para identificar eventos e comportamentos de rede que são indetectáveis usando outras técnicas.

As soluções NBAD (Network Behavior Anomaly Detection) observam permanentemente o tráfego de rede, analisando a comunicação para buscar anomalias e revelar comportamentos suspeitos. Isso permite uma resposta a ameaças de segurança ainda desconhecidas, indetectáveis por outras tecnologias.


Análise de Comportamento de Rede fortalece a defesa em profundidade


Como o Gartner indica, a Análise de Comportamento de Rede é uma parte essencial do seu arsenal de defesa em profundidade e preenche a lacuna entre a proteção do endpoint e do perímetro, residindo dentro da rede. Network Behavior Analysis não depende de assinaturas para detectar ataques, mas analisa o comportamento da rede para detectar coisas fora do comum e indicativas de um ataque.


Com Network Behavior Analysis, a TI é alertada sobre ataques hackers e pode responder rapidamente. Isso se deve ao monitoramento e análise aprofundados de toda a rede. O aumento de malware desconhecido comprometendo sistemas internos, ataques DDoS devastadores, APTs e ameaças que ignoram a segurança tradicional mudaram o cenário de segurança de TI. Somente uma conscientização detalhada do comportamento da rede e uma luta proativa contra ameaças cibernéticas podem devolver o controle sobre o ambiente de TI aos administradores.


Hoje, a TI geralmente depende de sistemas de segurança legados, principalmente segurança de perímetro e proteção de terminais. Em mundo onde as ameaças têm mais oportunidades do que nunca de contornar as soluções tradicionais e se infiltrar, onde 70% dos ataques vêm de uma rede interna, essa abordagem não é mais suficiente. Como você protege seus sistemas e dados contra ameaças em constante mudança que ignoram as soluções tradicionais?



Como implementar Network Behavior Analysis e Anomaly Detection System?


A Análise de Comportamento de Rede, que pode ser oferecida via Flowmon ADS, é fácil de implementar. Muito pode ser aprendido com dados de telemetria de rede (IPFIX/NetFlow), que vêm de roteadores, switches e outros dispositivos de rede.


A ideia é primeiro coletar e analisar esses dados de telemetria de rede. Para aproveitar os dados, a TI define o tamanho da rede e os endereços IP de serviços como DNS ou DHCP. Com tudo isso em mãos, o sistema Network Behavior Analysis cria linhas de base automaticamente e começa a trabalhar monitorando e detectando anomalias.


Com o Machine Learning, o NBA/ADS aprende as características de tráfego de cada usuário e todos os serviços de rede e disseca a diferença entre comportamento normal e anormal. Sendo adaptáveis, as linhas de base mudam de acordo com o comportamento.


Como o Flowmon pode ajudar sua empresa?

O Flowmon ADS e o Network Behavior Analysis ajudam sua corporação a determinar o que é atividade anormal em sua rede, relatar essas anomalias e detectar intrusões e ataques não visíveis por abordagens padrão para que a TI possa responder rapidamente e minimizar o impacto financeiro.


Flowmon entrega às empresas uma inteligência de segurança avançada com base na tecnologia NBAD. Seu Flowmon Anomaly Detection System (ADS) é uma ferramenta poderosa e confiável para CISOs e engenheiros de segurança em todo o mundo. A solução utiliza algoritmos sofisticados e machine learning para identificar automaticamente anomalias e riscos de rede que contornam soluções tradicionais como firewall, IDS/IPS ou antivírus.


O Flowmon ADS também inclui bancos de dados de reputação que ajudam a identificar a comunicação com invasores conhecidos, domínios de controle de comando, botnets, rede ponto a ponto, spammers e muito mais.


Entre em contato através do formulário abaixo para saber mais sobre a detecção de anomalias e análise de comportamento de rede.


Fonte: Flowmon

 

Entre em contato com a International IT para saber mais detalhes ou realizar um trial da solução Flowmon em seu ambiente.



Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos

bottom of page