top of page
  • Foto do escritorInternational IT

Wireless Site Survey: O que é e quais os benefícios para sua rede Wi-Fi?

Atualizado: 29 de nov. de 2023

O Wireless Site Survey é recomendado para todas as redes corporativas sem fio e é obrigatório em implementações de redes maiores. As redes sem fio precisam buscar cobertura e desempenho com o uso mínimo de equipamentos. Isso economiza tempo, mão de obra e custos.



Para isso, é necessário entender o comportamento da radiofrequência (RF) do local de implementação de rede sem fio. Um Wireless Site Survey fornecerá essas informações revelando locais de interferências de sinal, locais onde os sinais são mais fracos e áreas sem sinais (zonas mortas). Um levantamento sem fio também ajuda a evitar interferências devido a fontes de rádio existentes e interferências causadas por estruturas físicas como colunas, vigas, paredes e objetos de metal.


Na verdade, qualquer coisa pode afetar o perfil do sinal de rádio de um local, incluindo móveis e pessoas. É importante lembrar que o objetivo do Wireless Site Survey é determinar a viabilidade de uma rede sem fio para atender às suas necessidades e determinar como implementá-la dentro das restrições de seu local.


Como o Wireless Site Survey ajuda?


Ao implementar uma rede sem fio, os pontos de acesso (APs) Wi-Fi geralmente são colocados aleatoriamente, mas esse posicionamento é uma boa estratégia? Em pequenas redes, a abordagem add-hoc não é um problema, mas em implementações de médio a grande porte, um Wireless Site Survey é recomendado e quase sempre necessário. Esse tipo de pesquisa ajuda a determinar onde colocar APs Wi-Fi para evitar interferência e sobreposição de outros APs.

Em uma rede sem fio add-hoc, o gerente da rede não tem ideia de que tipo de interferência existe e como o perfil do sinal de rádio do local muda. Ao obter um Wireless Site Survey, você poderá determinar se há interferências de co-canal e quanto, onde as interferências de rádio externas estão causando problemas e como minimizar o número de APs W-iFi necessários e onde colocá-los de maneira ideal para melhor cobertura. É importante entender que o Wireless Site Survey é um instantâneo do perfil do sinal de rádio do site naquele momento. À medida que o local muda com a adição de novas pessoas, móveis e equipamentos eletrônicos, seu perfil de sinal de rádio muda e pode exigir uma nova pesquisa do local.


Quais padrões Wi-Fi precisam ser cobertos em um Wireless Site Survey?


Os padrões Wi-Fi mais comuns em uso incluem 802.11a, 802.11b, 802.11g, 802.11n e 802.11ac. Os padrões 802.11b e 802.11g usam a banda de 2,4 GHz e são os padrões suportados mais utilizados. A diferença entre os dois padrões é o desempenho com 802.11b suportando 11Mbps e 802.11g suportando 54Mbps. O próximo padrão importante é o 802.11n, que suporta as bandas de 2,4 GHz e 5 GHz e com aumento de desempenho de até 600 Mbps. O mais novo padrão é o 802.11ac com suporte para a banda de 5 GHz e com aumento de desempenho de até 7 Gbps. É importante observar que muitos novos computadores pessoais (PCs) e tablets de baixo custo não suportam o padrão 802.11n ou 802.11ac.


Muitas empresas podem ter uma ampla variedade de dispositivos e precisam oferecer suporte a muitas gerações de dispositivos Wi-Fi. Assim, a pesquisa do local precisa cobrir todos os padrões Wi-Fi usados. Não assuma que um Wireless Site Survey para um padrão é válido para outro.


Quais são os diferentes tipos de Wireless Site Surveys?


Existem basicamente três tipos de Wireless Site Surveys: pesquisas passivas, ativas e preditivas.


Uma ferramenta de pesquisa passiva escuta os pontos de acesso existentes e outras fontes de sinal para força, interferência e cobertura de ponto de acesso (AP). Em pesquisas passivas, os adaptadores Wi-Fi de escuta não precisam se associar ao AP, apenas escutam passivamente para oferecer uma imagem das características de radiofrequência (RF) do local. As pesquisas passivas são frequentemente realizadas ao atualizar redes sem fio existentes, para adicionar APs.


Em uma pesquisa ativa, o adaptador Wi-Fi de pesquisa é associado aos APs. Isso permite a coleta de informações detalhadas, como tráfego de rede, perda de pacotes de throughput e taxas de dados. Uma pesquisa ativa geralmente é realizada em conjunto com uma pesquisa passiva no início de uma nova implementação de rede sem fio.


Um levantamento preditivo do local é realizado sem qualquer tipo de medição de campo. Ele usa ferramentas de software de planejamento de RF que podem prever a cobertura sem fio dos APs. Para realizar esta pesquisa do local, um desenho de planta baixa (AutoCAD, JPEG, PDF) é obrigatório. Os levantamentos preditivos são usados quando o local ou edifício ainda não foi construído e são úteis para fins de orçamento.


O objetivo de todos os Wireless Site Surveys é oferecer informações detalhadas que abordam a cobertura de frequência de rádio do local. Antes de implementar ou tentar otimizar uma rede sem fio, você deve entender todas as possíveis áreas de interferência, posicionamentos de AP, considerações de energia e requisitos de fiação necessários. Um Wireless Site Survey pode fornecer todas essas informações e muito mais, para que você tenha as ferramentas necessárias para projetar, implementar e otimizar sua rede sem fio.

 

Conte com o conhecimento e expertise da Consultoria de TIC da International IT para realizar seu Wireless Site Survey.


Posts recentes

Ver tudo

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos

bottom of page