• InternationalIT

Transferência de arquivos gerenciados como SaaS vs. On-Prem

Atualizado: Mai 20

Manter arquivos e dados seguros, enquanto os colaboradores da sua empresa estão trabalhando remotamente é, obviamente, uma preocupação fundamental em tempos de COVID-19. É por isso que uma solução robusta de transferência de arquivos gerenciada SaaS é crítica.


Muitas empresas se viram forçadas a implementar o home-office, fazendo com que o provisionamento de serviços de TI na nuvem ganhasse ainda mais relevância. Além de tornar mais fácil para os funcionários fazerem seus trabalhos em casa, a nuvem também ajuda as equipes de TI, agilizando o gerenciamento da infraestrutura e o suporte técnico para os usuários finais.

Com o home office, as equipes de TI precisaram a nova realidade, usando soluções MFT.

Uma das ferramentas essenciais para enfrentar esse desafio é uma solução Managed File Transfer (MFT). Com o MFT, a TI pode consolidar todas as atividades de transferência de arquivos. Isso torna possível aumentar os controles de segurança sobre os principais processos de negócios que os funcionários usam para trocar arquivos entre si, bem como com clientes e parceiros.


VEJA TAMBÉM: Como escolher a melhor solução NAC para sua empresa?


Os benefícios do SaaS Managed File Transfer (MFT)

As principais soluções MFT fornecem segurança, controles de acesso centralizados, automação, criptografia de arquivos e registro à prova de violação. Isso ajuda as equipes de TI a garantir que as atividades de transferência de arquivos de suas empresas cumpram os requisitos de governança interna e SLA, bem como os requisitos regulatórios externos, como PCI, HIPAA, CCPA, GDPR e claro a LGPD.


Algumas equipes de TI preferem gerenciar MFT localmente para o controle adicional que uma solução local pode oferecer. Mas quando a equipe de TI é forçada a trabalhar em casa, eles geralmente descobrem que a solução local não é facilmente escalável e é difícil de gerenciar.


Mas, ao acessar uma solução MFT de Software como Serviço (SaaS), você pode estar pronto e funcionando em menos de 30 minutos. As soluções SaaS fornecem os mesmos recursos das versões locais e o consumo pode ser aumentado ou reduzido com base nas necessidades de transferência de arquivos de sua empresa. Isso otimiza o custo e reduz a sobrecarga de TI em relação à frequência de uso.


Sincronize sua decisão com sua estratégia de nuvem

A decisão de utilizar MFT no modo SaaS em vez de no local também deve ser tomada dentro do contexto de sua abordagem geral de TI. Se a maior parte de sua infraestrutura de TI estiver sendo executada localmente, pode fazer sentido executar o MFT localmente também.


Mas se você moveu uma boa parte dessa infraestrutura para a nuvem ou está em processo de fazer isso, migrar o MFT para um provedor de SaaS faz todo o sentido. Os benefícios de mudar para a nuvem e usar parceiros SaaS estão bem documentados:


SAIBA MAIS: Precisamos falar sobre Transferência de Arquivos Gerenciados na Nuvem


Necessidade reduzida de recursos de TI

A TI local requer recursos de pessoal para design e implantação e recursos de capital inicial para hardware e software. O ciclo de vida do hardware é normalmente de 2 a 3 anos, o que significa que você terá que repetir esses processos continuamente. Com os provedores de SaaS, você não precisa se preocupar com nada disso. Eles cuidam de todos os serviços de design e implantação e aplicam regularmente atualizações de hardware e software. Suas grandes despesas de capital se transformam em um custo operacional mensal planejado.


Menos preocupação

Quando os sistemas locais falham, sua equipe de TI precisa abandonar o que está fazendo e concentrar toda a sua atenção na recuperação de serviços de aplicativos e acesso aos dados. A chance de uma falha está sempre lá, então a TI nunca pode relaxar totalmente. Isso diminui sua capacidade de planejar e implantar iniciativas estratégicas de TI. E mesmo quando os sistemas estão funcionando corretamente, a manutenção contínua do hardware e a correção do software são um incômodo. Os provedores de SaaS eliminam essas preocupações com altos níveis de tolerância a falhas que permitem que sistemas inativos façam failover automaticamente para sistemas de backup, de forma que as operações de negócios não sejam interrompidas. A manutenção regular e os patches também são automatizados.


Segurança elevada

Os cibercriminosos estão sempre evoluindo seus ataques; é quase impossível para uma equipe de TI interna acompanhar todas as novas atividades, especialmente onde eles só podem ver o que está acontecendo em sua infraestrutura de rede. Os provedores de SaaS têm acesso a todas as ferramentas de segurança e inteligência mais recentes e empregam especialistas do setor - que podem aplicar as melhores práticas de postura de segurança cultivadas por ampla experiência em vários setores. Independentemente de como sua empresa seja ou pequena, um provedor de SaaS dará à sua empresa Segurança e proteção de dados em nível empresarial.


SAIBA MAIS: A LGPD está quase aí! Não sabe por onde começar?

Mobilidade aumentada

Com um servidor local, as opções de mobilidade são limitadas, a menos que você implante redes privadas virtuais complexas. Segurança e manutenção adicionais também são necessárias para que os funcionários trabalhem remotamente e ainda tenham acesso ao software no local. Os provedores de SaaS podem acomodar facilmente sua equipe remota trabalhando sem custos adicionais ou configuração. Outro benefício importante de usar uma solução SaaS é a escalabilidade. Quando sua empresa crescer, seu aplicativo também precisará. Com infraestrutura local, o crescimento é complicado. A escalabilidade requer novo equipamento e configuração adicional. Mas com um provedor de SaaS, a escalabilidade é fácil e não requer equipamento extra ou licenciamento de software. Você simplesmente pede os recursos adicionais de que precisa e paga apenas pelo que usar.

Uma maneira fácil e gratuita de testar SaaS MFT


Você pode experimentar o MOVEit Transfer gratuitamente, com todos os seus benefícios de segurança, confiabilidade e conformidade do MFT com uma implantação de primeira linha mantida pela Progress e nosso especialistas em segurança.


*O texto original, pode ser conferido aqui.

Conheça nossas soluções seguras, avançadas e robustas de Cyber Security, LGPD, NGFWs, Hardware, MFT, Monitoramento de Rede, NOC & SOC e Consultoria de TIC.


Assine a Newsletter IIT e receba conteúdos como esse diretamente em seu e-mail:


21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo