• InternationalIT

A LGPD está quase aí! Não sabe por onde começar?

Com a LGPD (PLC 34/2020) aguardando a sanção do presidente atual, as empresas e departamentos de TI das empresas precisam correr para, pelo menos, começar a cuidar dos dados e evitar vazamento de informações sensíveis.

Se você não sabe por onde começar e quer rapidamente reduzir o risco, comece pelo controle e classificação de dados, autorizando ou não seu envio (ou recebimento) da sua empresa, através de uma solução de DLP (Data Loss Prevention)


DLP, que significa "prevenção de perda de dados" ou "prevenção de vazamento de dados", refere-se a soluções técnicas e processos empregados por organizações para evitar a exposição ou compartilhamento de dados confidenciais com usuários não autorizados. Implementar um DLP eficaz é desafiador e as violações de dados podem ameaçar a existência de organizações que sofrem vazamento ou perda de dados.

Uma empresa que não cumpre a lei pode ter empecilhos com parceiros e clientes próximos. Isso acontece porque o consumidor final dos produtos e/ou serviços está cada vez mais criterioso, desconfiando de corporações que não contam com boas práticas internas. O impacto com contatos internacionais será ainda mais severo, uma vez que muitos países já estão em dia com o plano de proteção de dados.

Além disso, a penalidade mais grave para as empresas é a multa aplicada de acordo com a violação ao que é previsto por lei. Mas, mesmo arcando com a penalidade, não se adequar à LGPD pode trazer outros riscos financeiros, uma vez que pode impactar negativamente todos os setores.

Para cumprir os regulamentos do setor, como o padrão de segurança de dados do setor de cartões de pagamento (PCI), a lei de portabilidade e responsabilidade de informações de saúde (HIPAA), a lei Gramm-Leach-Bliley (GLBA), o regulamento Europeu geral na de proteção de dados (GDPR), no Brasil a Lei de Proteção de Dados (LGPD) e a autoridade reguladora do setor financeiro (FINRA), as organizações têm a obrigação de manter as informações de identificação pessoal (PII) privadas.


A maioria das soluções de segurança depende fortemente de mecanismos de detecção e bloqueio, criando conflito entre produtividade e segurança. Se você aumentar a detecção, a produtividade cai devido a taxas mais altas de falsos positivos e vice-versa. Acreditamos que o método principal não é bloquear, mas eliminar possíveis vazamentos de dados, simplesmente removendo determinado conteúdo ou adicionando informações de autoria, como marcas d'água. Assim, com uma abordagem "proativa", uma vez que não depende de mecanismos de bloqueio para evitar perda/vazamento de dados intencionalmente ou não.

Além disso, no ambiente de negócios cada vez mais litigioso e altamente competitivo de hoje, a privacidade das informações comerciais confidenciais é um salva-vidas essencial para todas as empresas. As informações confidenciais, como segredos comerciais, ativos intelectuais, demonstrações financeiras, podem ser divulgadas ou enviadas para pessoas não autorizadas por meio de uma variedade de canais, incluindo e-mail, Internet, dispositivos portáteis de armazenamento e serviços em nuvem. Violações de dados podem ser caras, prejudicar a marca e a reputação de uma empresa e diminuir a confiança de clientes e parceiros.


Então, mais do que se proteger contra vazamento de dados, agir de forma preventiva a vazamento de dados é estar um passo à frente na segurança da sua empresa. E para atingir esse nível de maturidade, é claro que você pode contar com a International IT e nossas soluções de Segurança Avançada e DLP da OPSWAT.

Para saber mais sobre como prevenir de perda de dados na sua empresa e ter problemas com a LGPD, envie um e-mail para contato@internationalit.com ou ligue para (11) 3938-4653 que estaremos prontos para auxiliar e deixar você preparado para a LGPD.

9 visualizações

Política de Privacidade | Copyright © 2020 Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Marketing Fora De Série