top of page
  • Foto do escritorInternational IT

Segurança Cibernética: Previsões e tendências para 2023

Atualizado: 30 de nov. de 2023

Manter-se informado sobre as novidades e tendências é essencial para enfrentar os desafios de segurança cibernética e acelerar o desenvolvimento da infraestrutura de TI.



Com as 21 previsões a seguir, você terá as informações necessárias para implementar estruturas de gerenciamento de risco sofisticadas que melhoram de forma mensurável o desempenho de segurança, governança e resultados de negócios.


Cibersegurança na Nuvem


1. Em 2023, a superfície da ameaça começará a diminuir. Devido ao custo e à complexidade da migração para a nuvem, muitas empresas estão considerando trazer workloads para data centers privados.


2. As empresas continuarão a diminuir a adoção de nuvem pública e irão dar preferência para a utilização de serviços SaaS. Na mais recente divulgação de resultados da Microsoft, ficou constatada uma desaceleração repentina na adoção do Azure no terceiro trimestre. As mudanças de plataforma continuarão a aumentar o risco para as organizações até que amadureçam seus programas de segurança..


3. Em 2023, veremos um aumento nos ataques à cadeia de suprimentos de softwares, especialmente os relacionados à nuvem (por exemplo, comprometimento de repositórios como GitHub, Docker, Helm, NPM e etc). Essa técnica é usada para infiltrar e exfiltrar dados, assim como amplificar ataques.


4. Configurações incorretas da nuvem continuarão acelerando e as violações expondo mais informações do cliente e mais interrupções.


5. Com a crescente adoção de SaaS, a tendência é vermos mais ataques DDoS em grandes provedores de nuvem.



Ataques cibernéticos contra governos


6. Em 2023, veremos um número crescente de ataques contra países e organizações governamentais. Ou seja, entraremos em uma nova era de ‘hacktivismo’.


7. Os eventos geopolíticos aumentarão os desafios de segurança cibernética com mais ataques patrocinados por estados que não serão detectados ou diagnosticados.


8. As consequências do conflito contínuo na Europa iniciarão uma nova Guerra Fria cibernética.


9. Continuaremos a ver conflitos geopolíticos na China e na Rússia, mas também veremos mais ataques contra países do Ocidente e Taiwan. Na Ucrânia, o conflito físico e virtual se alinham, aumentando o risco de uma conclusão perigosa.


Ransomware


10. Os ataques de ransomware como o que aconteceu na Costa Rica e as violações de dados aumentarão. Um número ainda maior de ameaças cibernéticas e ataques será realizado por agentes governamentais e afetará mais pessoas do que antes. A principal motivação dos criminosos é influenciar na opinião pública.


11. Em 2023, veremos mais hackers roubando dados e não se preocupando em derrubar as redes no processo. Uma vez que a principal receita dos criminosos vem da violação de dados.


12. À medida que os grupos de ransomware continuam a ter sucesso, é provável que comecemos a ver mais grupos organizados. Já estamos vendo empresas sendo atacadas várias vezes.


13. O ransomware continuará sendo uma grande ameaça e continuará a ser distribuído principalmente por e-mail.


14. Deepfakes se tornarão populares em ransomware. Fotos, vídeos e arquivos de áudio serão usados para aumentar a eficácia e o impacto dos ataques cibernéticos.



Inteligência Artificial


15. A Inteligência Artificial (IA) é um recurso importante quando se trata de resolver anomalias e análise comportamental, reduzindo o número de falsos positivos.


16. Continuamos a ver uma rápida adoção da tecnologia de Machine Learning (ML) nas forças armadas, em organizações do mercado financeiro e do setor de saúde. Os principais players procuram consolidar essas tecnologias. A legislação não está acompanhando o desenvolvimento e a implementação dos recursos de IA/ML.


OT, IoT e IoMT


17. À medida que mais dispositivos IoT chegam ao mercado, a segurança deles se torna cada vez mais crítica e imperativa.


18. A conectividade celular está sendo ampliada para incluir a entrega de dados IoT. O SIM já se tornou um elemento integral no rápido crescimento de dispositivos IoT conectados em todo o mundo e continuará a proteger o acesso a redes celulares por muitos anos.


Inovações e tendências


19. Como muitos governos estão utilizando a tecnologia para serviços públicos, as cidades inteligentes estão se aproximando. A maior barreira para que elas se tornem realidade é a segurança cibernética. Ou seja, a quantidade de dados que precisa de proteção e as preocupações com a privacidade precisam ser abordadas.


20. Haverá uma consolidação no mercado dos fornecedores de segurança cibernética, à medida que os IPOs se tornarem menos atraentes. Essa mudança representará um desafio significativo para muitas empresas do setor.


21. A rápida expansão de AR/VR criará grandes quantidades de dados. Os dispositivos AR/VR estão sendo adaptados para redes 5G de alta velocidade, ampliando ainda mais sua utilização. A segurança raramente é levada em conta para a maioria dessas plataformas, embora sejam implementadas em áreas altamente sensíveis.


Fonte: CyberTalk

 



Posts recentes

Ver tudo

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos

bottom of page