top of page
  • Foto do escritorInternational IT

Segurança Cibernética: 7 Pilares Fundamentais

Atualizado: 5 de dez. de 2023

A segurança cibernética refere-se a todos os aspectos da proteção de uma organização, seus funcionários e ativos contra ameaças cibernéticas. À medida que os ataques se tornam mais comuns e sofisticados e as redes corporativas se tornam mais complexas, uma variedade de soluções de segurança são necessárias para mitigar o risco cibernético corporativo.



A segurança cibernética é um campo amplo que abrange várias disciplinas. Ela pode ser dividida em sete pilares principais:


1. Segurança de Rede


A maioria dos ataques ocorre na rede e existem soluções específicas projetadas para identificar e bloquear essas ameaças. Essas soluções de segurança de rede incluem controles de dados e acesso, como Data Loss Prevention (DLP), IAM (Identity Access Management), NAC (Network Access Control) e controles de aplicativos NGFW (Next-Generation Firewall) para aplicar políticas de uso seguro da web.


As tecnologias de prevenção de ameaças de rede avançadas e multicamadas incluem IPS (Intrusion Prevention System), NGAV (Next-Gen Antivirus), Sandboxing e CDR (Content Disarm and Reconstruction). Também são importantes as tecnologias analíticas de rede, caça a ameaças e SOAR (Security Orchestration and Response) automatizadas.


2. Segurança na Nuvem


À medida que as organizações adotam cada vez mais a computação em nuvem, proteger o ambiente Cloud se torna uma grande prioridade. Uma estratégia de segurança na nuvem inclui soluções, controles, políticas e serviços de segurança cibernética que ajudam a proteger toda a implementação da nuvem de uma organização (aplicativos, dados, infraestrutura etc.) contra ataques.


Embora muitos provedores de nuvem ofereçam soluções de segurança, elas geralmente são inadequadas para a tarefa de obter segurança de nível empresarial. Soluções complementares de terceiros são necessárias para proteger contra violações de dados e ataques direcionados em ambientes de nuvem.



3. Segurança de Endpoint


O modelo de segurança Zero Trust prescreve a criação de microsegmentos em torno dos dados onde quer que estejam. Uma maneira de fazer isso, especialmente com funcionários trabalhando remotamente, é usar a segurança de endpoint. As empresas podem proteger dispositivos de usuários finais, como desktops e laptops, com controles de segurança de dados e rede, prevenção avançada de ameaças, como antiphishing e antiransomware, e tecnologias que oferecem análises forenses, como detecção e soluções de resposta de endpoint (EDR).


4. Segurança de Dispositivos Móveis


Muitas vezes esquecidos, dispositivos móveis como tablets e smartphones têm acesso a dados corporativos, expondo as empresas a ameaças de aplicativos maliciosos, ataques Zero Day, phishing e IM (Instant Messaging). Além de proteger as organizações desses ataques, a segurança de dispositivos móveis impede sistemas operacionais e dispositivos de fazer root e jailbreak. Quando incluído com uma solução MDM (Mobile Device Management), isso permite que as empresas garantam que apenas dispositivos móveis compatíveis tenham acesso aos ativos corporativos.


5. Segurança de IoT


Embora o uso de dispositivos da Internet das Coisas (IoT) certamente ofereça benefícios de produtividade, também expõe as organizações a novas ameaças cibernéticas. Os cibercriminosos procuram dispositivos vulneráveis inadvertidamente conectados à Internet para usá-los como um caminho para uma rede corporativa.


A segurança de IoT protege esses dispositivos com descoberta e classificação dos dispositivos conectados, segmentação automática para controlar as atividades de rede e uso de IPS como um patch virtual para evitar explorações contra dispositivos IoT vulneráveis. Em alguns casos, o firmware do dispositivo também pode ser aumentado com pequenos agentes para evitar explorações e ataques em tempo de execução.



6. Segurança de Aplicativo


Aplicativos Web, como qualquer outra coisa diretamente conectada à Internet, são alvos frequentes de hackers. Desde 2007, o OWASP rastreia as 10 principais ameaças a falhas críticas de segurança de aplicativos Web, como injeção, autenticação quebrada, configuração incorreta, script entre sites e etc.


Com a segurança de aplicativo, os principais tipos de ataques podem ser interrompidos. Além disso, também evita ataques de bots e interrompe qualquer interação maliciosa com aplicativos e APIs. Com o aprendizado contínuo, os aplicativos permanecerão protegidos mesmo quando o DevOps lançar novos conteúdos.


7. Zero Trust


O modelo de segurança tradicional é focado no perímetro, construindo muros em torno dos ativos valiosos de uma organização, como um castelo. No entanto, essa abordagem tem vários problemas, como o potencial de ameaças internas e a rápida dissolução do perímetro da rede.



À medida que os ativos corporativos são movidos para fora das instalações como parte da adoção da nuvem e do trabalho remoto, é necessária uma nova abordagem de segurança. O Zero Trust adota uma abordagem mais granular à segurança, protegendo recursos individuais por meio de uma combinação de microssegmentação, monitoramento e aplicação de controles de acesso com base em funções.


Obtenha uma segurança cibernética completa com a International IT e a Check Point


Uma infraestrutura de segurança moderna é aquela consolidada e construída a partir de soluções projetadas para funcionar em conjunto. Isso requer parcerias com provedores de segurança com experiência na proteção de todos os ativos de uma organização.


A International IT e a Check Point oferecem soluções para todas as necessidades:

  • Segurança de Rede: Check Point Quantum

  • Segurança de IoT: Check Point Quantum IoT Protect

  • Segurança na Nuvem: Check Point CloudGuard

  • Segurança de Aplicativos: Check Point CloudGuard AppSec

  • Segurança de Endpoint: Check Point Harmony Endpoint

  • Segurança de Dispositivos Móveis: Check Point Harmony Mobile


Fonte: CyberHub

 



Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos

bottom of page