Network Operations Center: 6 Novas Tendências para NOCs

As últimas tendências do mundo da tecnologia precisam ser incorporadas aos serviços de NOC (Network Operations Center) para garantir que os sistemas das corporações sejam mantidos em funcionamento com o mínimo de tempo de inatividade (downtime).



VEJA TAMBÉM: Network Operations Center: Qual o impacto do NOC na sua empresa?


A terceirização dos serviços de NOC pode economizar custos ao permitir que esses sistemas tenham a capacidade de acompanhar as demandas de tráfego, vendas e outras atividades do seu negócio. O NOC da International IT visa dar tranquilidade para as empresas e melhorar o desempenho das redes corporativas.


Confira 6 novas tendências para os Serviços de NOC:


1. O trabalho híbrido veio para ficar


O crescimento do trabalho remoto, em resposta à pandemia, alterou profundamente o funcionamento dos negócios e introduziu uma nova cultura corporativa em relação ao espaço de trabalho. Algumas empresas ainda não estão de volta ao escritório e outras não pretendem voltar nunca.


gif

Isso significa que os funcionários são livres para trabalhar de qualquer lugar, seja em um café, um espaço de coworking ou qualquer outro ambiente. Este modelo garante a colaboração de funcionários e altos níveis de produtividade, no entanto, traz uma grande preocupação: a segurança cibernética.


Trabalhar de qualquer lugar significa que os funcionários estarão utilizando aplicativos da empresa em vários dispositivos e locais, tornando-os vulneráveis ​​a ataques cibernéticos e ameaças que pode atrapalhar a continuidade dos negócios.


De acordo com uma pesquisa recente da Cisco:

Uma média de 4,7 vezes mais funcionários estão trabalhando em casa agora em comparação com antes da pandemia. Muitas equipes de TI lutaram com o dimensionamento para lidar com a demanda repentina.

Assim, o trabalho híbrido requer um alto nível de segurança e escalabilidade na infraestrutura de rede para que os dados da empresa permaneçam seguros e a velocidade não seja afetada.


Os serviços de NOC devem apoiar as transformações das empresas em direção a essas novas estruturas de trabalho, em que os funcionários desempenham suas atividades de qualquer local.


2. A automação de rede é primordial


A automação de rede é mais importante do que nunca. Uma vez que as empresas precisam enfrentar problemas de custos crescentes e escalabilidade que surgiram junto com a pandemia global. Portanto, é hora das corporações implementarem a automação para acompanhar essa realidade. Segundo a pesquisa Cisco Business Resilience Networking:

50% priorizam a automação de rede para lidar com as interrupções.

gif

Com a ascensão da cultura de trabalho remoto, IoT, adoção de infraestrutura em nuvem e aumento das transações online, precisamos de um ponto de contato central para gerenciar aplicativos tradicionais e nativos da nuvem. É aí que a automação de rede entra em ação.


A automação equipa a empresa para lidar com um número significativamente maior de solicitações de serviço sem prejudicar sua produtividade. Além disso, ajuda as equipes do NetOps a limpar backlogs, proteger, configurar, dimensionar e entregar aplicativos rapidamente em comparação com a operação manual.


O tempo economizado com a automação permite que as empresas façam mais com sua força de trabalho existente, reduzindo os custos de forma significativa.


Os serviços de NOC que adotarem automações ajudam a aumentar o desempenho dos aplicativos no data center, na nuvem e nos ambientes virtuais, reduzindo custos e complexidades, proporcionando velocidade e ROI às empresas, mantendo a agilidade dos negócios.


3. 5G – Agora é a hora?


gif

Com a introdução do 5G é preciso lidar com o impacto que uma mudança como essa causa nas empresas. Muitas redes precisarão ser atualizadas e a será necessário a substituição de diversos dispositivos conectados via WiFi (como laptops, impressoras, scanners IoT e etc).


A velocidade do 5G é significativamente maior que a do 4G e usa uma banda mais ampla do espectro. Especificamente, o 5G é 100 vezes mais rápido que o 4G. O 5G impulsionará as mudanças de próxima geração na tecnologia de rede e será fundamental para empresas onde confiabilidade, velocidade e latência reduzida são fundamentais.


VEJA TAMBÉM: Network Operations Center: NOC Terceirizado vs NOC Interno


4. A Inteligência Artificial (IA) impulsionará a transformação digital


A Inteligência Artificial é uma ótima novidade para os profissionais de TI, assim como para os usuários finais.


gif

Com soluções de IA é possível detectar de forma eficaz e em tempo real o tráfego de rede e reconhecer atividades maliciosas. Os serviços de NOC podem utilizar algoritmos de monitoramento de redes que procuram possíveis atividades suspeitas e alto tráfego, como ataques de negação de serviço distribuído (DDoS) e outros tipos de hacks.


A Inteligência Artificial é uma força disruptiva no gerenciamento de rede, oferecendo avanços importantes para a disponibilidade e segurança de recursos críticos. À medida que o trabalho remoto é adotado e a rede 5G é introduzida, é essencial ter redes aprimoradas por IA que permitirão operações mais rápidas, inteligentes e seguras.


5. Segurança cibernética


gif

A pandemia produziu mudanças rápidas e trouxeram novos riscos de segurança, como ataques ransomware e golpes cibernéticos, que prejudicaram a reputação e os lucros das empresas.


Cada nova disrupção expõe novas ameaças a segurança e os dados corporativos. As empresas precisam reavaliar seus investimentos e estratégias de segurança. Segundo a pesquisa IDC FutureScape: Worldwide IT Industry:

Até o final de 2022, 65% dos CIOs vão investir para permitir que os funcionários que trabalham diretamente com dados, IA e segurança estendam sua produtividade, adaptabilidade e tomada de decisões diante de mudanças rápidas.

6. O mundo todo está na nuvem


gif

Os líderes de TI estão optando por serviços em nuvem (Cloud) para melhorar a resiliência dos negócios. A nuvem distribuída é o futuro da nuvem, ou seja, as empresas estão distribuindo os serviços em nuvem para vários locais, enquanto as responsabilidades operacionais permanecem com o provedor de nuvem pública.


As corporações estão adotando uma abordagem multinuvem para dividir o trabalho, os aplicativos e dados entre nuvens locais e públicas. Isso permite redução de custos, flexibilidade e maior segurança. A IDC afirma em seu relatório:

21% das organizações estão movendo cargas de trabalho adicionais para a nuvem pública devido a problemas de CapEx relacionados à pandemia.

Nuvens públicas facilitam uma rápida transição do trabalho local para o trabalho remoto e garantem a continuidade dos negócios em meio a circunstâncias instáveis.


Sua empresa está pronta para enfrentar o cenário atual?


O mundo está se movendo rapidamente e a pandemia acelerou a transformação digital.

Sua empresa deve focar em velocidade, segurança e conectividade. A International IT se adapta às tecnologias mais recentes, trazendo o melhor para sua corporação. Entre em contato conosco para conhecer mais sobre nosso serviço de NOC.


Fontes: ExterNetworks e Real Security

 

Monitore a rede de sua empresa com nosso NOC!

Conheça nossas soluções avançadas, robustas e seguras de NOC & SOC, Zero Trust, Next-Gen Firewalls, LGPD, Hardware, Monitoramento de Rede, Transferência de Arquivos Gerenciada, Consultoria de TIC, Treinamentos, Sustentação de Aplicações, Outsourcing, Licenciamento Geral e Help Desk.

127 visualizações

Newsletter

Confira notícias, informações e tendências do setor de tecnologia da informação. 

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos