Network Operations Center: NOC Terceirizado vs NOC Interno

Atualizado: 25 de abr.

O NOC (Network Operations Center) é essencial para empresas com infraestruturas de TI sensíveis a interrupções e incidentes.


Uma das principais decisões que as corporações precisam tomar ao construir, expandir ou otimizar um NOC é se faz mais sentido gerenciá-lo internamente ou terceirizá-lo para um provedor de serviços.



SAIBA MAIS: NOC: Como funciona o monitoramento 24x7 e 8x5 e quais são os benefícios para o seu negócio?


Embora alguns possam presumir que um Network Operations Center interno oferece maior controle e, portanto, seria o ideal, a operação terceirizada do NOC pode oferecer um conjunto de recursos e maior eficiência que implica em uma relação custo/benefício muito mais vantajosa.


O controle e a garantia que antes eram proporcionados por manter o NOC interno foram superados por provedores de serviços terceirizados que preencheram essas lacunas e desenvolveram recursos e plataformas que simplesmente não seriam investimentos internos viáveis ​​devido à baixa utilização.


É vital para qualquer empresa que esteja considerando seriamente um NOC interno determinar cuidadosamente se os custos adicionais, esforços e responsabilidades valem a pena.


Veja três fatores significativos a serem considerados ao tomar essa decisão:


1. Maturidade Operacional e Acesso à Equipe Especializada


Talvez a diferença mais aparente entre Network Operations Centers internos e terceirizados seja o acesso ao conhecimento especializado.


Muitas vezes são necessários meses ou anos para encontrar especialistas de NOC, formar uma equipe e dar vida a uma operação madura e estruturada, obter suporte com um NOC terceirizado condensa todo esse tempo e esforço em apenas algumas semanas.


gif

A maior dificuldade está em desenvolver uma estrutura operacional para administrar o NOC e encontrar especialistas com o conhecimento necessário. Esses profissionais são extremamente especializados e difíceis de encontrar no mercado de trabalho.


Essa especialização de talentos é fundamental para garantir que o NOC possa enfrentar com eficácia todos os desafios operacionais que impedem seu sucesso e flexibilidade. Pontos cegos operacionais são comuns e podem ter graves consequências para um NOC e os negócios. Quando o NOC não é cuidadosamente operacionalizado em torno de desafios bem definidos, é quase certo que ele encontrará problemas estressantes e caros no futuro.


Praticamente todo NOC de alto desempenho tem uma estrutura operacional sofisticada. Especialmente em organizações maiores com infraestruturas de TI complexas, um NOC eficaz é muito mais do que um gerente com uma equipe e algumas ferramentas. É necessário ter uma estrutura de governança sofisticada que integra equipes de suporte de back-office e várias ferramentas e processos para atender aos SLAs desejados.


Por esse motivo, é fundamental que uma empresa que esteja pensando em construir ou expandir um NOC interno se pergunte se tem experiência e conhecimento para entender se e até que ponto sua função de suporte sofre de algum dos desafios operacionais comuns.


Para superar os desafios cotidianos de um NOC sub operacionalizado, são necessários profissionais especializados para primeiro identificar e caracterizar esses desafios no ambiente antes de desenvolver um plano operacional para superá-los.


Perguntas-chave:

  • Atualmente, sua equipe tem o conhecimento e o domínio necessário para identificar claramente as causas-raiz de cada desafio que seu NOC precisará enfrentar?

  • Sua equipe tem o conhecimento necessário para desenvolver uma estrutura operacional que resolva os desafios que sua operação está enfrentando atualmente e aqueles que ela pode encontrar no futuro?

  • Quanto tempo você espera que um NOC interno leve antes de ser totalmente operacionalizado e quais riscos existem para os negócios?


2. Custos Relativos


Embora os custos afetem todos os componentes desse processo de tomada de decisão, é importante entender a matemática básica que serve como o fator mais direto e convincente em muitas situações.


Podemos dividir a questão do custo em duas áreas principais: equipe e plataforma.


Equipe


gif

Dado que a maioria dos Network Operations Centers exigem, no mínimo, uma equipe de dez pessoas para oferecer suporte confiável 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por semana, o total de gastos internos de recursos humanos é muito maior se comparado com uma equipe de terceirizados operando em um ambiente de NOC totalmente maduro.


Para a maioria das empresas, contratar um NOC geralmente é um gasto desnecessariamente alto em comparação com a terceirização desse suporte. Um plano que não considera essa oportunidade pode, por exemplo, exigir uma equipe de 12 funcionários em tempo integral, quando, na verdade, o ideal seria uma solução de serviço terceirizada que aproveite ao máximo uma economia de escala para oferecer um serviço muito melhor a um custo muito menor.


Plataforma


Além da equipe, o custo de aquisição, implementação e integração de um conjunto completo de ferramentas NOC aumenta a vantagem para a escolha da terceirização.


Monitoramento, emissão de tickets, centralização de conhecimento e geração de relatórios são apenas algumas das funções essenciais do NOC que exigem ferramentas. Juntos, eles podem constituir um gasto alto, que na maioria dos Network Operations Centers internos não são justificados devido a sua baixa utilização. Se levarmos em consideração tecnologias mais recentes como Machine Learning e Automação (AIOps) a balança pende ainda mais para o lado da terceirização.


Dados os custos de folha de pagamento e despesas gerais da construção de um NOC interno, optar por suporte terceirizado pode reduzir pela metade o custo total da operação.


Perguntas-chave:

  • Você já comparou os custos de contratação de uma equipe interna com uma equipe terceirizada?

  • Como os requisitos necessários para manter um NOC eficaz afetam as despesas de folha de pagamento para garantir a especialização?

  • Você considerou a equipe de back-office necessária para apoiar o NOC e seus custos associados?

  • Você já considerou os custos de frete total da compra e implementação de uma plataforma AIOps? Você tem capacidade operacional e experiência para melhorar continuamente seu Machine Learning para fazer melhores correlações e reduzir o MTTR na resposta a incidentes?

  • Sua equipe de recursos humanos está ciente e preparada para a carga de trabalho adicional de contratar um NOC interno?


VEJA TAMBÉM: NOC vs SOC: Qual a diferença entre eles?


3. Maior velocidade na implementação do serviço


A terceira diferença significativa entre Network Operations Centers internos e terceirizados é o tempo que leva para colocar o serviço online.


Entre planejar, contratar profissionais, treinar essa equipe e alinhar o plano operacional, os NOCs internos podem demorar de 16 a 24 semanas no mínimo antes que todas as peças estejam no lugar.


Para muitas empresas, pode levar anos para ganhar maturidade operacional, ou seja, o ponto em que o NOC tem os dados, a capacidade técnica e o suporte que precisa para melhorar continuamente.


O profundo conhecimento operacional necessário para construir um NOC sofisticado é difícil de encontrar e caro para adquirir. Mas é exatamente essa experiência que é fundamental. Depois que uma empresa identifica toda a sua gama de requisitos de suporte, a tarefa aparentemente simples de contratar um profissional de gerenciamento qualificado pode atrasar consideravelmente um projeto.


gif

Aqui na International IT, contamos com nossa ampla experiência em projetar e implementar operações de NOC para oferecer consultoria com as melhores práticas para construir novos Network Operations Centers e ajudar os NOCs existentes a melhorar significativamente.


Perguntas-chave:

  • Como seus requisitos de NOC afetam o tempo que você pode esperar para ter uma operação interna funcionando e operacionalmente madura?

  • A quais riscos o seu negócio permanecerá vulnerável ​​antes que um NOC interno possa ser implementado?

  • Como as habilidades necessárias para criar e gerenciar um NOC interno afetam as despesas da folha de pagamento e o seu cronograma?


Próximos Passos


Embora algumas circunstâncias possam tornar um Network Operations Center interno vantajoso ou necessário, muitas empresas podem simplesmente obter melhor suporte e mais capacidade por menos custo total terceirizando com o parceiro NOC certo.


Encontrar e contratar pessoal experiente e atualizar o que muitas vezes já são tecnologias subutilizadas pode roubar recursos e atenção de projetos geradores de receita. Em muitos casos, o investimento em suporte terceirizado de NOC possibilita um maior ROI ao oferecer todos os recursos de NOC necessários sem a responsabilidade de ter que gerenciá-los e investir continuamente neles.


Você está pronto para aproveitar o monitoramento profissional e especializado de um NOC terceirizado? Podemos ajudá-lo a fazer a transição do seu monitoramento de rede e integrá-lo ao SLA mais adequado para o seu negócio.


Se você procura proteção, monitoramento e confiabilidade de rede 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano, conte com a International IT.


Fontes: ExterNetworks e INOC

 

Monitore a rede de sua empresa com nosso NOC!

Conheça nossas soluções avançadas, robustas e seguras de NOC & SOC, Zero Trust, Next-Gen Firewalls, LGPD, Hardware, Monitoramento de Rede, Transferência de Arquivos Gerenciada, Consultoria de TIC, Treinamentos, Sustentação de Aplicações, Outsourcing, Licenciamento Geral e Help Desk.

149 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Newsletter

Confira notícias, informações e tendências do setor de tecnologia da informação. 

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos