top of page
  • Foto do escritorInternational IT

NOC vs SOC: Qual a diferença entre eles?

Atualizado: 5 de abr.

Dentro da estrutura de grandes empresas, existem dois grupos separados que se concentram inteiramente na proteção dos ativos críticos de TI:

  • NOC (Network Operations Center ou Centro de Operações de Rede)

  • SOC (Security Operations Center ou Centro de Operações de Segurança)

Organizações menores podem não possuir recursos suficientes para ter um NOC e um SOC ao mesmo tempo. Para decidir com mais propriedade qual é o caminho ideal para o seu negócio, você precisa entender a diferença entre esses dois tipos de centro de operações.



As principais diferenças entre NOC e SOC


O foco principal de um SOC (Security Operations Center) é a segurança da informação e dos dados. Ele deve identificar as ameaças de segurança do ambiente de TI da sua organização. O trabalho do SOC é monitorar e analisar a infraestrutura de TI e, quando uma anormalidade for detectada, o SOC deve se mover rapidamente para escalar, determinar a natureza da ameaça e, em seguida, resolvê-la.


O NOC (Network Operations Center), por sua vez, foca no monitoramento da rede da sua empresa. A equipe garante que o ambiente de rede esteja atendendo aos requisitos de desempenho e disponibilidade. Se a rede está funcionando de forma ineficiente, o trabalho do NOC é determinar o motivo.


Na prática, a função do NOC é considerada operacional, enquanto o SOC possui um impacto estratégico nos negócios. Desta forma, a operação e o gerenciamento de ambos os grupos são diferentes.



O NOC e o SOC são importantes?


O NOC muitas vezes é terceirizado e enquanto estiver funcionando bem, você não notará sua presença. Por trás das cortinas, no entanto, o NOC estará trabalhando para impedir tempos de inatividade prolongados, que podem facilitar que malwares infectem sua empresa, e monitorando continuamente a funcionalidade da rede, evitando que os usuários experimentem lentidão no acesso a Internet, por exemplo. No caso de um incidente mais grave, o NOC também pode ser acionado para ajudar em questões complexas, como recuperação de desastres e restaurações de backup.


Em comparação, o SOC tende a ser mais visível dentro da organização. Sua função é prevenir e responder a incidentes de segurança cibernética. Por ser uma área altamente especializada, um SOC deve se concentrar inteiramente no monitoramento e no desenvolvimento de estratégias de segurança.


Ambos têm um papel muito importante a cumprir. A opção certa depende muito do seu tipo de negócio.


Qual é a a melhor opção para o meu negócio?


Se sua empresa não necessita de computação de alta velocidade e disponibilidade de rede 24 horas por dia, 7 dias por semana, um SOC pode ser a solução ideal. Dependendo do seu negócio, você pode tolerar uma curta interrupção ou uma velocidade de Internet mais lenta.


Se sua empresa tem uma equipe de TI sobrecarregada, o SOC pode ser sua melhor solução. Uma vez que libera sua equipe de TI interna para outras atividades não relacionadas a segurança.


Além disso, é um risco deixar sua segurança para um funcionário de TI que não é um especialista, equipes SOC terceirizadas são frequentemente mais atraentes para organizações menores que não têm os recursos (financeiros e humanos) para ter uma equipe SOC interna.


O NOC, por sua vez, é extremamente relevante se seu negócio for sensível ao tempo de inatividade. Um varejista online, por exemplo, ou uma empresa com operações 24 horas por dia, 7 dias por semana ao redor do mundo. Quando a Amazon sofreu uma interrupção de 40 minutos há alguns anos, ela perdeu 5 milhões de dólares em receita.



Evitar que sua empresa experimente esses tipos de interrupções é a principal responsabilidade de um NOC. Além disso, o NOC é a melhor escolha para monitoramento e resposta contínuas. Uma equipe SOC (exceto em casos específicos) operará 24 horas por dia, 7 dias por semana. Uma equipe NOC normalmente será encarregada de atender requisitos de tempo de atividade (ou seja, um SLA acordado previamente). Hackers geralmente realizam seus ataques após o expediente, portanto, o NOC costuma ser a primeira linha de defesa.


Tomando a decisão final


A maioria das empresas que atingem um determinado tamanho deveriam ter um NOC e um SOC, uma vez que são complementares. Centros de operações terceirizados ou estruturados com recursos internos darão suporte à equipe de TI, permitindo que se concentrem em outros assuntos.


Se você só tem recursos para um deles, considere o seguinte: o NOC irá gerenciar a infraestrutura e fornecer suporte geral para a equipe de TI. Uma equipe NOC é capaz de lidar com alguns dos mecanismos de uma equipe SOC e certamente podem documentar e relatar incidentes como um SOC faria.


A equipe SOC é bem mais especializada e não será capaz de oferecer suporte geral como o NOC oferece. O foco de um SOC, a segurança, é tão essencial que a maioria das empresas exige que os recursos fiquem dedicados exclusivamente a esse tema.


Escolher a solução certa é fundamental para a saúde e operação da sua empresa.


Fonte: Nexon


Assista o vídeo para entender como funciona o nosso NOC (Network Operations Center)



  • Monitoramento Constante: Cobertura 24X7 e 8X5 para garantir vigilância ininterrupta de sistemas cibernéticos. 

  • Resposta Rápida a Incidentes: Detecção e correção eficiente de falhas para manter a segurança e continuidade dos negócios. 

  • Relatórios: Book Mensal e KPIs Semanais do ambiente monitorado. 

  • Suporte Técnico Multinível: Atendimento especializado em diferentes níveis - N1, N2, e N3 - para resolver uma ampla gama de problemas. 

  • Maior Satisfação do Cliente: Nossa eficácia resulta em menos reclamações e clientes mais satisfeitos. 

  • Gestão Completa de TI: Serviços abrangentes, desde manutenção até otimização de infraestrutura de TI.


Se a TI não é o seu principal negócio, por que você deveria administrá-la?


Deixe que a equipe especializada da International IT cuide disso para você 24 horas por dia. Acelere sua gestão de incidentes, melhore o monitoramento da sua infraestrutura e reduza seu tempo de parada (downtime).

Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo no monitoramento de rede do seu negócio!



Transforme seu Negócio com Tecnologia de Ponta: Agende sua Tech Demo!

Posts recentes

Ver tudo

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos

bottom of page