NOC vs SOC: Qual a diferença entre eles?

Dentro da estrutura de grandes empresas, existem dois grupos separados que se concentram inteiramente na proteção dos ativos críticos de TI:

  • NOC (Network Operations Center ou Centro de Operações de Rede)

  • SOC (Security Operations Center ou Centro de Operações de Segurança)

Organizações menores podem não possuir recursos suficientes para ter um NOC e um SOC ao mesmo tempo. Para decidir com mais propriedade qual é o caminho ideal para o seu negócio, você precisa entender a diferença entre esses dois tipos de centro de operações.



As principais diferenças entre NOC e SOC


O foco principal de um SOC (Security Operations Center) é a segurança da informação e dos dados. Ele deve identificar as ameaças de segurança do ambiente de TI da sua organização. O trabalho do SOC é monitorar e analisar a infraestrutura de TI e, quando uma anormalidade for detectada, o SOC deve se mover rapidamente para escalar, determinar a natureza da ameaça e, em seguida, resolvê-la.


O NOC (Network Operations Center), por sua vez, foca no monitoramento da rede da sua empresa. A equipe garante que o ambiente de rede esteja atendendo aos requisitos de desempenho e disponibilidade. Se a rede está funcionando de forma ineficiente, o trabalho do NOC é determinar o motivo.


Na prática, a função do NOC é considerada operacional, enqu