Fast Shop confirma ciberataque e hackers exigem resgate

Atualizado: há 3 horas

A rede de varejo Fast Shop confirmou ter identificado uma tentativa de acesso não autorizado aos seus sistemas e, por este motivo, o site e o aplicativo da empresa ficaram temporariamente fora do ar.



VEJA TAMBÉM: Ransomware: 72% das organizações tiveram seus backups comprometidos


Os hackers que realizaram o ataque conseguiram ter acesso à conta oficial de Twitter da Fast Shop e fizeram publicações afirmando que haviam roubado dados e informando um endereço do Telegram para negociação.



A invasão teria acontecido no domingo (19/06), atingindo os sistemas de TI da Fast Shop e as plataformas da Amazon Web Services, Azure, IBM e GitLab, resultado na obtenção de códigos-fonte, dados de usuários e informações corporativas.


Uma fonte disse ao site CISO Advisor que o endereço DNS utilizado pela empresa havia sido alterado ontem, e o contato transferido para alguém com um endereço no Pronton Mail. Hoje a alteração está desfeita.


O site Tecnoblog apurou que todas as lojas do Rio de Janeiro (RJ) estão abertas normalmente nesta quinta-feira (23), mas nem tudo está funcionando como o esperado, uma vez que o sistema está apresentando dificuldades para fechar os pedidos. Também há relatos de problemas para acessar o e-mail corporativo da companhia.


Ao portal G1, a Fast Shop disse que “todas as lojas continuam abertas e operando regularmente em todo país”.


Confira o comunicado da Fast Shop na íntegra:

A Fast Shop informa que identificou uma tentativa de acesso não autorizado aos sistemas da companhia. Como forma de prevenção, a empresa acionou os protocolos de segurança, e por este motivo, o site e o app ficaram temporariamente indisponíveis, porém já se encontram restabelecidos e funcionando normalmente.
Ressaltamos que todas as lojas continuam abertas e operando regularmente em todo país.
Salientamos que toda a base de informações da empresa está sob rígidos processos de segurança e não houve evidências de danos aos dados de nossos clientes.
 

Conte com a International IT para proteger sua empresa de ataques cibernéticos com o que há de melhor no mercado.

Conheça nossas soluções avançadas, robustas e seguras de NOC & SOC, Zero Trust, Next-Gen Firewalls, LGPD, Hardware, Monitoramento de Rede, Transferência de Arquivos Gerenciada, Consultoria de TIC, Treinamentos, Sustentação de Aplicações, Outsourcing, Licenciamento Geral e Help Desk.

73 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Newsletter

Confira notícias, informações e tendências do setor de tecnologia da informação. 

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos