top of page
  • Foto do escritorInternational IT

Como um NOC melhora a disponibilidade do seu Data Center?

Atualizado: 30 de nov. de 2023

Data centers e o gerenciamento de rede estão se tornando cada vez mais complexos. Depender de arquivos Excel para documentar alterações não funciona mais. Portanto, estabelecer um Network Operations Center (NOC) que centralize os dados é o único caminho a seguir no competitivo mundo da tecnologia.




NOC vs Data Center


Os Data Centers existem para hospedar e gerenciar os recursos de computação da organização, como servidores, máquinas virtuais (VMs), armazenamento e bancos de dados. Eles também podem lidar com parte dos controles de segurança e rede. Alguns são pequenos e fazem parte das instalações da organização, enquanto outros são centros dedicados a gerenciar ativos como hardware, refrigeração, eletricidade e segurança física de maneira eficiente.


Um NOC é um centro de controle de gerenciamento. O NOC gerencia infraestrutura e alterações processuais, eventos, chamadas de clientes, segurança, controle e garantia de qualidade, ferramentas de monitoramento, sistemas de emissão de tickets, integração com ferramentas de clientes, relatórios, dashboards e muito mais. Tão importante quanto a tecnologia que está dentro do NOC, no entanto, são as operações e a equipe necessária para oferecer suporte de alta qualidade.


Os gerentes de data center devem levar em consideração que pode não valer a pena administrar um NOC. Se for esse o caso, talvez seja melhor terceirizá-lo. Barreiras adicionais na adição de um NOC interno são o alto preço associado a ferramentas de gerenciamento de infraestrutura e a escassez de talentos, ou seja, a contratação de funcionários experientes pode sair caro.


Terceirizar um NOC elimina a necessidade de possuir e manter ferramentas de software, contratar, treinar e gerenciar pessoal adicional e desenvolver fluxos de trabalho. Escolha terceirizar se você não tiver demanda suficiente para manter a equipe ocupada 24 horas por dia, se as tecnologias e os fornecedores gerenciados forem complexos e numerosos, se contratar e manter uma equipe for difícil em sua área específica ou se os gerentes não tiverem experiência em administrar um NOC.


Você pode reduzir custos tendo um bom conjunto de ferramentas de gerenciamento de infraestrutura que podem correlacionar eventos, automatizar determinadas tarefas e fornecer visibilidade da integridade da rede.



A integração de ferramentas analíticas de alto desempenho no centro de dados de um NOC garante um serviço mensurável e evita a degradação ou gargalos na rede. Feito corretamente, isso pode ter um impacto positivo nos custos. Além disso, essas ferramentas contêm métricas de utilização da capacidade que podem ajudar o gerente do data center no dimensionamento correto dos ativos e no planejamento futuro. Este é um elemento importante para evitar a prática comum de compra excessiva de hardware.


A experiência do usuário final é o mais importante, mas quanto mais complicado o data center (arquitetura de nuvem híbrida, por exemplo), mais difícil é obter visibilidade do ambiente de computação do usuário final.


Considere as implicações financeiras de não ter serviços de NOC adequados disponíveis. Sem eles, as taxas de disponibilidade do data center podem despencar. Observe além das despesas iniciais ou recorrentes para ver o real valor que está obtendo.


Comece a pensar nos NOCs de uma perspectiva estratégica de ativos de negócios, em vez de vê-los como custos indiretos.



Assista o vídeo para entender como funciona o nosso NOC (Network Operations Center)



A International IT oferece duas modalidades de NOC para se adequar as necessidades da sua empresa:


NOC INFRA

  • Monitoramento 24x7x365 ou 8x5

  • Identificação e gestão de incidentes

  • Acionamento e notificação dos responsáveis ou do “N1”

  • Acesso do cliente as soluções de monitoramento e incidentes

  • Book Mensal das operações


NOC CORE BUSINESS

  • Monitoramento 24x7x365 ou 8x5

  • Foco em aplicações críticas e indicadores de negócio

  • Identificação e gestão de incidentes e problemas

  • Visualização unificada do processo de TI de negócios

  • Acesso do cliente as soluções de monitoramento e incidentes

  • Book mensal e análise de impacto financeiro

  • Suporte N1, N2 e N3 para sua operação de TI e negócios


Se a TI não é o seu principal negócio, por que você deveria administrá-la?


Deixe que a equipe especializada da International IT cuide disso para você 24 horas por dia. Acelere sua gestão de incidentes, melhore o monitoramento da sua infraestrutura e reduza seu tempo de parada (downtime).

 

Monitore a rede de sua empresa com nosso NOC!



Posts recentes

Ver tudo

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos

bottom of page