top of page
  • Foto do escritorInternational IT

NOC: Por que terceirizar o serviço de monitoramento da sua infraestrutura de TI e OT?

Atualizado: 5 de abr.

Não importa o tamanho da sua empresa ou o tipo do seu negócio, interrupções são inevitáveis. Algumas podem ter um impacto limitado. Outras podem causar danos graves e catastróficos. De qualquer forma, cada segundo de inatividade (downtime) pode custar muito tempo e dinheiro.


Um Network Operations Center (NOC) bem gerenciado é a melhor arma contra o tempo de inatividade e seus custos. Um NOC eficiente é tanto reativo na mitigação de perdas quando ocorre um downtime, quanto proativo na melhoria da rede, infraestrutura de TI, OT e desempenho dos aplicativos.


O modelo de terceirização do serviço de NOC ajuda empresas a diminuir os custos e as complexidades de estabelecer e manter um NOC para que possam alocar melhor seus recursos e focar em projetos que geram receita.




Por que as empresas terceirizam o serviço de NOC?


Independentemente do tamanho de uma empresa, suas redes, infraestrutura e aplicativos precisam ser gerenciados adequadamente. Um problema que as empresas encontram ao tentar desenvolver um NOC interno é a falta de conhecimento e capacidades quando se trata de contratar e gerenciar pessoal, desenvolver o modelo de operações e implementar as plataformas corretas adequadamente.


Dados os custos, a complexidade, o acesso a ferramentas e o conhecimento necessário para monitorar, gerenciar, revisar e otimizar adequadamente esses sistemas, muitas empresas terceirizam essas atividades para um provedor de suporte de NOC que pode fazer tudo isso com mais eficiência por apenas uma fração do custo.


A terceirização do serviço de NOC não apenas liberará seus recursos internos para trabalhar em projetos estratégicos, mas também garantirá que as pessoas, processos e plataformas certos estejam implementados para atender os níveis de serviço exigidos de seus usuários finais ou clientes.


Benefícios da terceirização do NOC:

  • Redução nos custos operacionais gerais

  • Melhoria nas métricas rastreadas

  • Desempenho otimizado


Resumindo, um NOC terceirizado oferece a capacidade de obter o máximo de suporte necessário para que você possa utilizar melhor seus próprios recursos de TI, enquanto protege seus negócios e atende aos SLAs desejados.



Quais serviços estão incluídos em uma oferta de terceirização de NOC?


  • Monitoramento Constante: Cobertura 24X7 e 8X5 para garantir vigilância ininterrupta de sistemas cibernéticos. 

  • Resposta Rápida a Incidentes: Detecção e correção eficiente de falhas para manter a segurança e continuidade dos negócios. 

  • Relatórios: Book Mensal e KPIs Semanais do ambiente monitorado. 

  • Suporte Técnico Multinível: Atendimento especializado em diferentes níveis - N1, N2, e N3 - para resolver uma ampla gama de problemas. 

  • Maior Satisfação do Cliente: Nossa eficácia resulta em menos reclamações e clientes mais satisfeitos. 

  • Gestão Completa de TI: Serviços abrangentes, desde manutenção até otimização de infraestrutura de TI.


Principais considerações ao decidir terceirizar o serviço de NOC


Embora algumas circunstâncias possam tornar um Network Operations Center interno vantajoso ou necessário, muitas empresas podem simplesmente obter melhor suporte e mais capacidade por menos custo total terceirizando com o parceiro NOC certo.


Encontrar e contratar pessoal experiente e atualizar o que muitas vezes já são tecnologias subutilizadas pode roubar recursos e atenção de projetos geradores de receita. Em muitos casos, o investimento em suporte terceirizado de NOC possibilita um maior ROI ao oferecer todos os recursos de NOC necessários sem a responsabilidade de ter que gerenciá-los e investir continuamente neles.


Considere os seguintes pontos ao decidir se a terceirização do serviço de NOC é ideal para sua organização.


Relação custo/benefício


Para a maioria das organizações, um NOC geralmente é uma despesa desnecessariamente alta em comparação com a terceirização. Considerando os custos de folha de pagamento e despesas gerais da construção de um NOC interno, optar por suporte terceirizado pode reduzir pela metade o custo total.


Um plano que não considera essa oportunidade pode, por exemplo, exigir uma equipe de 12 funcionários em tempo integral, quando, na verdade, o mesmo suporte poderia ser oferecido por meio de uma solução de serviço terceirizada que aproveite ao máximo uma economia de escala.


Além dos gastos com pessoal, o custo de aquisição, implementação e integração de um conjunto completo de ferramentas NOC favorecem a terceirização.


O impacto da maturidade operacional e acesso à experiência


Talvez a diferença mais aparente entre os NOCs internos e terceirizados sejam os recursos que vêm com uma operação já madura e o acesso a conhecimentos especializados.


Entre planejar a construção de um NOC, contratar uma equipe, treinar esses profissionais e alinhar o plano operacional, os NOCs internos podem demorar de 16 a 24 semanas antes de se tornar minimamente funcionais. Pode levar meses ou anos para obter um controle confiável sobre o sistema e levá-lo a um estado de maturidade operacional real.


Utilizar um serviço de NOC terceirizado condensa todo esse tempo e esforço em algumas semanas e geralmente com muito mais economia.

Se a TI não é o seu principal negócio, por que você deveria administrá-la?


Deixe que a equipe especializada da International IT cuide disso para você 24 horas por dia. Acelere sua gestão de incidentes, melhore o monitoramento da sua infraestrutura e reduza seu tempo de parada (downtime). Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo no monitoramento de rede do seu negócio!



Transforme seu Negócio com Tecnologia de Ponta: Agende sua Tech Demo!

Comments


Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos

bottom of page