top of page
  • Foto do escritorInternational IT

Como proteger organizações do setor de saúde contra ataques cibernéticos?

Atualizado: 30 de nov. de 2023

Ataques cibernéticos bem-sucedidos em organizações de saúde podem ser devastadores e até mortais.


Segundo pesquisa recente do Ponemon Institute, mais de 20% das organizações de saúde relataram aumento nas taxas de mortalidade de pacientes após sofrer um ataque cibernético significativo e outros 57% disseram que tiveram desdobramentos negativos com seus pacientes. Além disso, o estudo identificou quatro tipos comuns de ataques:

  • Comprometimento da nuvem

  • Ransomware

  • Phishing de e-mail

  • Ataque a cadeia de suprimentos




Instalações de assistência médica, como hospitais, clínicas, laboratórios e outros ambientes médicos, oferecem uma superfície de ataque ampla e complexa. Essas instalações incluem redes, infraestrutura de nuvem, desktop e endpoints móveis, assim como dispositivos IoT conectados à rede. Os últimos são dispositivos médicos acionados por sensores que rastreiam e monitoram em tempo real, a maioria não é projetada com segurança cibernética em mente.


Os ambientes dinâmicos dos provedores de assistência médica também apresentam camadas complexas de tipos de usuários e níveis de privilégio de acesso que podem tornar as informações de identificação pessoal (PII) confidenciais e outros dados médicos acessíveis a cibercriminosos.


O custo de uma violação no setor de saúde aumentou 42% nos últimos 24 meses, segundo a IBM. Pelo 12º ano consecutivo, a área de saúde teve o maior custo médio de violação de dados de qualquer setor, com um custo total médio de uma violação de US$ 10,10 milhões.


Desafios do ambiente de multi-vendors no setor de saúde


A consolidação da segurança é uma opção viável a ser considerada pelos profissionais de saúde, melhorando significativamente a postura de segurança de uma organização e a eficiência operacional, além de reduzir consideravelmente o TCO (Custo Total de Propriedade).


Segundo pesquisa do Gartner, 78% dos CISOs têm 16 ou mais ferramentas em seu portfólio de fornecedores de segurança cibernética; 12% têm 46 ou mais. Eles concluíram que ter muitos fornecedores de segurança resulta em operações de segurança complexas e maior número de funcionários. Oito por cento dos entrevistados viram a consolidação do fornecedor como um caminho para uma estratégia de segurança mais eficiente.


A consolidação é um grande desejo das organizações de saúde, possivelmente uma resposta à proliferação de ferramentas que mencionamos anteriormente. Há uma sensação no mercado de que já pode haver muitas empresas, então não se trata apenas de mais inovação, mas também de construir plataformas integradas para os clientes.



Organizações de saúde são alvos muito visados


A Check Point Research (CPR) relatou que, em média, o setor de saúde sofreu 1.426 ataques semanais, um aumento de 60% em 2022 em relação ao ano anterior. No Brasil tivemos vários casos de grande repercussão como, os ataques cibernéticos ao Fleury e ao Ministério da Saúde.


As 3 principais indústrias mais atacadas. Os ataques à saúde cresceram 60% em relação ao ano anterior.
As 3 principais indústrias mais atacadas. Os ataques à saúde cresceram 60% em relação ao ano anterior.

Ataques de ransomware são operações criminosas que podem atingir cifras milionárias com um único pedido de resgate, mantendo organizações inteiras sob a ameaça de desligamento total do sistema.


Além dos ataques de ransomware, há também uma grande variedade de métodos de ataque que as organizações de saúde precisam estar atentas, incluindo phishing, botnet, negação de serviço distribuída (DDoS) e etc.


Check Point Infinity


Os cuidados de saúde dependem de soluções e serviços inovadores e interrupções podem pôr em perigo até a vida dos pacientes.


Os CISOs podem garantir melhor a proteção de suas organizações utilizando uma plataforma de segurança consolidada projetada para proteger contra as ameaças críticas Zero Day e de quinta geração em toda a rede, nuvem, IoT e endpoints.


A arquitetura Check Point Infinity aproveita o ThreatCloud, uma plataforma global de inteligência contra ameaças em tempo real que monitora redes em todo o mundo em busca de ameaças e vulnerabilidades emergentes.


Conheça o Next Generation Firewall da Check Point


A Check Point Software Technologies é uma fornecedora líder de soluções de segurança cibernética para governos e empresas corporativas em todo o mundo. As soluções da Check Point protegem os clientes contra ataques cibernéticos de 5ª geração.



Obtenha o melhor gerenciamento de segurança unificado. Gerencie todas as soluções de segurança com uma política unificada, reunindo redes, nuvens, dispositivos móveis, endpoints e workloads. Descubra, investigue e impeça ataques rapidamente, com 99,9% de precisão.


Teste a solução gratuitamente! Oferecemos demonstrações individuais de nossas soluções. Entre em contato com nossos especialistas para testar Check Point em seu ambiente.

 

Conte com a International IT para proteger sua empresa de ataques cibernéticos com o que há de melhor no mercado de Next Generation Firewall.


Posts recentes

Ver tudo

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos

bottom of page