top of page
  • Foto do escritorInternational IT

Segurança de E-mail: Quais tipos de serviços diferentes existem?

Atualizado: 1 de dez. de 2023

O e-mail é um dos canais de comunicação mais comuns e estabelecidos no universo corporativo. As empresas usam e-mails para se comunicar internamente, com parceiros e com seus clientes. No entanto, o e-mail também pode ser uma fonte de riscos e ameaças à segurança cibernética de uma organização.




Por que a segurança de e-mail é importante?


E-mails de phishing são ameaças de segurança cibernética extremamente prejudiciais para as empresas. A maioria dos ataques cibernéticos começa com um e-mail, que pode conter malware incorporado em um anexo ou conter links que apontam para sites maliciosos. Esses e-mails são comumente usados para entregar malware, roubar credenciais de usuários e acessar outras informações confidenciais.


As soluções de segurança de e-mail são um componente vital de uma estratégia corporativa de segurança cibernética. Ao bloquear e-mails de phishing e outras ameaças transmitidas por e-mail, essas soluções reduzem a exposição de uma organização a malware, controle de contas e violações de dados.


As empresas podem gerenciar a ameaça à segurança de e-mail de algumas maneiras diferentes. As duas abordagens mais comuns são a implantação de um Secure Email Gateway (SEG) e o uso de uma solução de segurança de e-mail baseada em API.


Secure Email Gateway (SEG)


Os SEGs destinam-se a identificar e bloquear ameaças transmitidas para o servidor de e-mail de uma organização. Eles são implementados de acordo com o servidor de e-mail ou agente de transferência de e-mail (MTA - Mail Transfer Agent), modificando os registros MX do DNS para apontar para o SEG em vez do servidor ou MTA. Ao rotear todo o tráfego de e-mail pelo SEG, os e-mails podem ser inspecionados e filtrados antes de serem roteados para a organização.


Os SEGs costumavam ser o padrão-ouro para segurança de e-mail, mas se tornaram menos eficazes à medida que a infraestrutura de TI corporativa evoluiu. Os SEGs oferecem proteção com foco no perímetro e muitas vezes exigem que as organizações desativem as proteções internas oferecidas por seu provedor de e-mail, permitindo que ameaças que poderiam ter sido bloqueadas passem despercebidas. Além disso, os SEGs são em grande parte eficazes apenas no bloqueio de ameaças conhecidas no momento da inspeção, tornando complexo lidar com novos e-mails de phishing que são detectados apenas depois de serem enviados para a caixa de entrada de um usuário.


Proteção com base em API


Uma alternativa ao SEG é uma solução de segurança de e-mail que aproveita as APIs de serviços como Microsoft 365 ou G Suite. Essas APIs permitem que a solução de segurança integre diretamente, oferecendo proteção sem redirecionar o tráfego ou desabilitar proteções integradas.


Uma solução com base em API pode oferecer os mesmos recursos de segurança de um SEG, mas também se beneficia da visibilidade do tráfego de e-mail interno e da capacidade de lidar com ameaças detectadas depois de chegarem à caixa de entrada do usuário. Isso permite que uma solução API ofereça segurança mais eficaz e abrangente do que um SEG.



Principais recursos dos serviços de segurança de e-mail


O e-mail é uma das maiores fontes de risco cibernético para uma organização, e uma solução de segurança de e-mail é um componente vital da estratégia de segurança corporativa.

  • Proteção antiphishing: O phishing é uma das principais ameaças cibernéticas e pode resultar em infecções por malware e na perda de credenciais e outros dados confidenciais. Os serviços de segurança de e-mail devem ser capazes de identificar e bloquear e-mails com links e anexos maliciosos antes que eles cheguem ao destinatário pretendido.

  • Prevenção contra perda de dados (DLP): O e-mail é um meio comum para que as informações entrem e saiam de uma organização. As soluções de segurança de e-mail devem incorporar a funcionalidade DLP para identificar e responder à tentativa de transmissão de propriedade intelectual (IP) e outros dados confidenciais para partes não autorizadas.

  • Bloqueio de malware: E-mails de phishing são um meio comum de distribuição de malware para sistemas dentro de uma organização. As soluções de segurança de e-mail devem analisar anexos em um ambiente de área restrita (sandbox) para identificar malware anexado a um e-mail.

  • Desarme e reconstrução de conteúdo (CDR): Os hackers geralmente incorporam códigos maliciosos no Microsoft Office e em documentos PDF. Uma solução de segurança de e-mail com suporte a CDR pode desconstruir um arquivo, extirpar código malicioso dele e reconstruir o arquivo higienizado para transmissão à parte receptora.

  • Prevenção de invasão de conta: As contas de e-mail contêm informações confidenciais e geralmente controlam o acesso a outras contas corporativas. As soluções de segurança de e-mail devem ajudar a proteger contra ataques de invasão por cibercriminosos que tentam explorar credenciais de usuários fracas ou comprometidas.


Segurança de e-mail com a International IT e a Check Point


As empresas precisam de soluções de segurança de e-mail para se protegerem contra ameaças avançadas de phishing. Embora os SEGs funcionassem no passado, eles oferecem proteção inadequada contra ameaças modernas de phishing. Uma solução com base em API permite que uma organização bloqueie ataques de phishing de Zero Day e oferece defesa em profundidade para contas de e-mail corporativas.


A Check Point desenvolveu uma solução de segurança de e-mail que oferece proteção abrangente contra a moderna ameaça de phishing. Preencha o formulário abaixo para solicitar uma demonstração gratuita e descobrir como o Check Point Harmony pode ajudar sua organização a gerenciar a ameaça de ataques por e-mail.


Fonte: CyberHub

 



Posts recentes

Ver tudo

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos

bottom of page