top of page
  • Foto do escritorInternational IT

Por que e-mails e serviços de armazenamento em nuvem não são seguros?

Atualizado: 6 de dez. de 2023

O FTP (File Transfer Protocol) tem sido a tecnologia mais utilizada quando há necessidade de se enviar arquivos muito grandes por e-mail. Essas transferências são primordiais para uma organização e, portanto, ter um FTP seguro passa a ser essencial.



Os colaboradores da sua empresa estão usando métodos inconsistentes e inadequados para transferir arquivos, como e-mail e pen-drive? Eles adotaram soluções gratuitas como Google Drive, Microsoft OneDrive e Dropbox?


Se a resposta aos questionamentos acima for positiva, a sua TI precisa retomar o controle do gerenciamento seguro de arquivos e adicionar mais um nível de proteção de dados fornecendo uma solução de FTP segura intuitiva e fácil de usar.


E-mails e Pen Drives não são seguros


Pergunte a qualquer especialista em segurança cibernética e ele dirá que o e-mail é um dos maiores pontos de vulnerabilidade em sua rede. Especialmente em casos em que os colaboradores enviam arquivos com suas contas de e-mail pessoais por acharem mais conveniente.


Nem todos os e-mails são criptografados de ponta-a-ponta, o que aumenta a chance dos dados serem interceptados por terceiros. Além disso, e-mails são difíceis de gerenciar. Você já tentou eliminar um congestionamento no servidor Exchange porque os usuários estão enviando arquivos enormes? É muito difícil controlar o que acontece depois que os arquivos são enviados.


Se o e-mail já é considerado perigoso, imagine o nosso velho amigo, o pen drive. Será que alguém ainda usa esses pequenos pesadelos de segurança para transferir dados e arquivos?



Serviço de armazenamento em nuvem, o inimigo da TI


Provavelmente sua empresa implementou proteções para evitar o uso de e-mail para transferir arquivos grandes e/ou confidenciais. O problema é que essa proteção acaba fazendo com que os usuários finais optem por usar seu Dropbox pessoal ou Google Drive em vez de uma solução de FTP segura.


Serviços de armazenamento como o Google Drive, ajudam no envio de grandes arquivos, mas trazem um problema, os arquivos não ficam hospedado e não podem ser gerenciados na rede da sua empresa. Ou seja, seu time de TI não tem controle dos dados que ficam na nuvem.


Pense em um Documento Google compartilhado entre 12 colaboradores. Digamos que um terço dessas pessoas deixou sua empresa no ano passado. Provavelmente, eles ainda têm acesso a esse documento do Google porque, ao contrário do FTP seguro, você não pode desligá-los. Pior ainda, os usuários podem se conectar a esses serviços de vários dispositivos ao mesmo tempo, dobrando ou triplicando o fator de risco. Sem mencionar que esses serviços de armazenamento são um grande alvo para os hackers.




FTP - mais relevante do que nunca


O risco na transferência e no armazenamento de arquivos estão maiores do que nunca. O melhor FTP para sua organização deve atender a diversos requisitos de proteção de dados, tanto da legislação (LGPD), quanto das melhores práticas do seu setor. Provavelmente, a solução ideal para sua organização seria um servidor FTP seguro.


Confira a publicação original (em inglês).


 

Conte com a International IT para implementar sua solução de MFT.


Transforme seu Negócio com Tecnologia de Ponta: Agende sua Tech Demo!

Posts recentes

Ver tudo

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos

bottom of page