top of page
  • Foto do escritorInternational IT

Segurança de Endpoint: O que é e quais tipos diferentes existem?

Atualizado: 23 de nov. de 2022

As redes corporativas contêm um conjunto diversificado de endpoints que são alvos comuns de ataques cibernéticos. A segurança de endpoint é a prática de implementar controles e soluções que protegem esses endpoints contra ameaças cibernéticas e limitam o risco para as empresas.




A importância da segurança do endpoint


A segurança de endpoint sempre foi uma parte vital de uma estratégia de segurança corporativa. Os endpoints armazenam dados confidenciais e valiosos, hospedam os serviços digitais de uma organização e permitem que os funcionários realizem seus trabalhos. Os ataques cibernéticos contra esses endpoints podem representar uma ameaça significativa à confidencialidade, integridade e disponibilidade.


Com o aumento do trabalho remoto, a segurança do endpoint é mais importante do que nunca. Os usuários remotos podem não estar protegidos por controles de segurança de rede ou podem usar dispositivos pessoais para fins comerciais. Como resultado, as soluções de segurança de endpoint são essenciais para proteger a empresa e seus dispositivos.


Tipos de dispositivos de endpoint


As redes corporativas se diversificaram muito nos últimos anos. Além dos desktops e servidores tradicionais, os ambientes corporativos de TI podem incluir uma ampla variedade de sistemas em rede, como:

  • Hardware de rede (roteadores, switches, etc.)

  • Infraestrutura de nuvem

  • Dispositivos móveis

  • Dispositivos da Internet das Coisas (IoT)

  • Sistemas de Tecnologia Operacional (OT)


Todos esses endpoints são alvos potenciais de ataques cibernéticos e têm suas próprias preocupações de segurança e vetores de ataque. Uma estratégia abrangente oferece proteção consistente a todos os sistemas conectados à rede corporativa.


Tipos de segurança de endpoint


A importância da segurança de endpoints e o conjunto diversificado de endpoints que as empresas devem proteger resultaram em várias soluções de segurança de endpoints. Algumas das ferramentas de segurança de endpoint mais comuns incluem:

  • Endpoint Detection and Response (EDR): As soluções de EDR são projetadas para oferecer uma visão abrangente das ameaças de segurança ao endpoint. O monitoramento contínuo de várias fontes de dados combinado com a análise de dados permite visibilidade profunda e dá suporte à investigação de incidentes, respostas automatizadas e atividades de busca de ameaças.

  • Endpoint Protection Platform (EPP): As soluções EPP são projetadas para atuar como uma primeira linha de defesa para os endpoints de uma organização. Eles identificam uma ampla gama de ameaças cibernéticas em potencial e as impedem de obter acesso e representar uma ameaça a um endpoint.

  • Mobile Threat Defense (MTD): As soluções MTD fornecem recursos de segurança de endpoint direcionados a dispositivos móveis e às ameaças exclusivas que eles enfrentam. As ferramentas MTD monitoram configurações incorretas de segurança e atividades suspeitas em dispositivos móveis.

  • Advanced Threat Protection (ATP): As soluções ATP aplicam tecnologias de segurança avançadas com base em inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (ML) para identificar e prevenir ameaças sofisticadas de segurança de endpoint. Seu foco na prevenção visa minimizar o risco e o impacto potencial desses ataques cibernéticos em uma organização.

  • Extended Detection and Response (XDR): As soluções XDR melhoram a visibilidade do endpoint e a prevenção de ameaças unificando a segurança do endpoint em toda a empresa. A convergência de monitoramento e gerenciamento de segurança em um único painel reduz a sobrecarga de analistas, melhora a visibilidade e agiliza a detecção e a resposta a ameaças.

  • Unified Endpoint Management (UEM): As soluções UEM destinam-se a atender ao rápido crescimento de dispositivos remotos conectados a redes corporativas. As soluções UEM baseiam-se na funcionalidade das soluções de gerenciamento de dispositivos móveis (MDM) para oferecer monitoramento e gerenciamento abrangentes de dispositivos remotos, suportando desktops e laptops, assim como dispositivos móveis.


A variedade de soluções de segurança de endpoint disponíveis possibilita que as organizações implementem uma segurança forte em suas redes corporativas.



Componentes de segurança de endpoint


As soluções de segurança de endpoint podem incluir várias funções que protegem contra ameaças cibernéticas. Os componentes essenciais são:

  • Anti-Bot: Identifica e bloqueia o tráfego de comando e controle de botnet para máquinas infectadas e oferece visibilidade do malware.

  • Anti-Malware: Identifica e corrige infecções de malware usando uma combinação de assinatura e detecção de anomalias.

  • Anti-Ransomware: Detecta ransomware por meio de análise comportamental e detecção de operações conhecidas, como modificações nos valores do registro.

  • Gerenciamento de conformidade: Impõe políticas de conformidade corporativa, como garantir que as ferramentas de segurança estejam operacionais e restringir o software que pode ser executado no sistema.

  • Firewall: Inspeciona o tráfego de rede que entra e sai do endpoint e aplica políticas de segurança específicas do aplicativo.

  • Criptografia de disco completo: Criptografa toda a memória do dispositivo, impedindo o acesso aos dados sem o conhecimento das credenciais do usuário.

  • Proteção de mídia removível: Restringe o uso de portas USB e criptografa todos os dados armazenados em mídia removível.

  • VPN de acesso remoto: Oferece conectividade segura e criptografada para redes e recursos corporativos.

  • Extração de ameaças: Usa a funcionalidade de Content Disarm and Reconstruction (CDR) para retirar conteúdo malicioso de documentos e oferecer aos usuários acesso a documentos higienizados.

  • Filtragem de URL: Permite que a organização bloqueie a navegação em sites maliciosos ou não compatíveis com as políticas corporativas.


Segurança de endpoint com Check Point


Projetar uma arquitetura de segurança de endpoint forte é essencial para cibersegurança corporativa. Os endpoints são o principal alvo dos hackers e podem ser comprometidos de várias maneiras.


O Check Point Harmony Endpoint é a base de uma estratégia corporativa de segurança de endpoints, oferecendo prevenção, detecção e resposta abrangentes a ameaças. Saiba mais sobre como o Harmony Endpoint pode melhorar a sua segurança da sua organização solicitando uma demonstração gratuita no formulário abaixo.


Fontes: CyberHub

 

Conte com a International IT para proteger sua empresa de ataques cibernéticos com o que há de melhor no mercado de Next Generation Firewall.

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos

bottom of page