top of page

O que é um Firewall de IoT?

Atualizado: 27 de out. de 2022

À medida que os dispositivos da Internet das Coisas (IoT) se tornam mais comuns em ambientes corporativos, o gerenciamento do acesso se torna essencial para a segurança cibernética. Os firewalls de IoT aplicam políticas de segurança Zero Trust à infraestrutura de IoT de micro e macro segmentos.



VEJA TAMBÉM: Como escolher um Next Generation Firewall (NGFW)?


Como funcionam os Firewalls de IoT?


Os dispositivos IoT representam riscos de segurança significativos para a rede de uma organização. Os firewalls de IoT protegem esses dispositivos contra exploração e podem ser implementados de duas maneiras:

  • Firewalls de rede IoT: Implementados como parte dos gateways de rede e permitem macro e micro segmentação. Os firewalls de rede IoT podem usar VPNs para criptografar o tráfego entre o gateway e os servidores remotos que processam dados coletados por dispositivos IoT.

  • Firewalls incorporados à IoT: Eles estão inseridos ao sistema operacional de um dispositivo IoT e são instalados pelo fabricante do dispositivo. Podem filtrar o tráfego para o dispositivo e potencialmente atuar como um endpoint de VPN.


A importância dos Firewalls de IoT


gif

Os dispositivos IoT são famosos por sua baixa segurança. Alguns riscos comuns incluem:

  • Sistemas operacionais legados: Os dispositivos IoT podem estar executando versões desatualizadas do sistema operacional. Isso os torna vulneráveis ​​à exploração por meio de vulnerabilidades conhecidas publicamente.

  • Falta de segurança integrada: A maioria dos dispositivos IoT não possui firewalls e antivírus integrados que são comuns em sistemas de desktop. Isso torna mais fácil para os invasores explorar esses sistemas e infectá-los com malware.

  • Gerenciamento difícil de patches: Corrigir problemas de funcionalidade e segurança é vital para a segurança de todos os softwares. No entanto, os dispositivos IoT raramente são atualizados, tornando-os vulneráveis ​​a ataques.

  • Senhas fracas: Os dispositivos IoT geralmente são implementados sem alterar a senha padrão e podem ter senhas codificadas que os usuários não conseguem alterar. Quando essas senhas se tornam conhecidas publicamente, os invasores podem simplesmente fazer login em dispositivos vulneráveis.

  • Pouca segurança física: Muitos dispositivos IoT, como câmeras conectadas à Internet, são projetados para serem implementados em locais públicos e remotos. Com acesso físico aos dispositivos, os invasores podem contornar as defesas de segurança de um dispositivo.

  • Uso de protocolo inseguro: Embora a maior parte do tráfego da Internet evite o uso de protocolos inseguros, como o Telnet, o mesmo não acontece com os dispositivos IoT. O uso desses protocolos torna mais fácil para os invasores roubar credenciais de login e explorar protocolos vulneráveis.


Esses problemas de segurança tornam os dispositivos IoT um risco de segurança significativo para seus proprietários e as redes onde estão implementados. Os firewalls de IoT ajudam a gerenciar esse risco, tornando os dispositivos mais difíceis de atacar e limitando o impacto de um dispositivo comprometido.


VEJA TAMBÉM: A Evolução do Firewall - Do Data Center à Nuvem


Quais setores precisam da segurança de Firewall de IoT?


A adoção da IoT está crescendo em todas as empresas, tornando sua segurança importante para todas as organizações. No entanto, para certos setores, a segurança do firewall de IoT é vital, como por exemplo:

  • Indústria: Os requisitos de alta disponibilidade e desempenho significam que os sistemas OT geralmente executam software legado e têm suporte limitado para soluções de segurança integradas. Como esses sistemas estão cada vez mais conectados a ambientes de TI, a segurança do firewall de IoT é vital para impedir que ataques entrem em ambientes OT e depois se movam lateralmente dentro da organização.

  • Saúde: A IoT médica (MIoT) está crescendo rapidamente e inclui marca-passos, scanners, rastreadores de fitness e dispositivos de rede semelhantes. A baixa segurança desses dispositivos torna os firewalls de IoT necessários para bloquear a tentativa de exploração desses dispositivos vulneráveis.

  • Enterprise: Além de soluções específicas do setor, as empresas estão implementando dispositivos IoT, como sistemas inteligentes de gerenciamento de edifícios, câmeras em rede e impressoras. Nem todos os dispositivos podem ser conhecidos ou gerenciados pela equipe de TI, deixando-os vulneráveis ​​à exploração.

  • Fabricantes de dispositivos: Os cenários de implementação exclusivos dos dispositivos IoT dificultam a proteção usando métodos tradicionais. Ao utilizar firewalls em seus dispositivos, os fabricantes podem melhorar a segurança e a resiliência desses dispositivos a tentativas de exploração.


Firewall de IoT com a International IT e a Check Point


gif

A Check Point oferece proteção abrangente para a implementação de IoT de uma organização, incluindo firewalls de rede e IoT incorporados.


O firewall de rede IoT Protect oferece visibilidade completa dos dispositivos IoT conectados à rede corporativa, identificando os que são conhecidos e desconhecidos. Ele também recomenda políticas Zero Trust para macrossegmentar dispositivos IoT e inclui um sistema integrado de prevenção de intrusões (IPS) para evitar ataques.


Para saber mais sobre as soluções de segurança IoT da Check Point e da International IT e solicitar uma demonstração, cadastre-se no formulário abaixo.


Fonte: CyberHub


Conheça o Next Generation Firewall da Check Point


A Check Point Software Technologies é uma fornecedora líder de soluções de segurança cibernética para governos e empresas corporativas em todo o mundo. As soluções da Check Point protegem os clientes contra ataques cibernéticos de 5ª geração.



Obtenha o melhor gerenciamento de segurança unificado. Gerencie todas as soluções de segurança com uma política unificada, reunindo redes, nuvens, dispositivos móveis, endpoints e workloads. Descubra, investigue e impeça ataques rapidamente, com 99,9% de precisão.


Teste a solução gratuitamente! Oferecemos demonstrações individuais de nossas soluções. Entre em contato com nossos especialistas para testar Check Point em seu ambiente.

 

Conte com a International IT para proteger sua empresa de ataques cibernéticos com o que há de melhor no mercado de Next Generation Firewall.

Conheça nossas soluções avançadas, robustas e seguras de NOC & SOC, Zero Trust, Next-Gen Firewalls, LGPD, Hardware, Monitoramento de Rede, Transferência de Arquivos Gerenciada, Consultoria de TIC, Treinamentos, Sustentação de Aplicações, Outsourcing, Licenciamento Geral e Help Desk.

90 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Newsletter

Confira notícias, informações e tendências do setor de tecnologia da informação. 

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos

bottom of page