top of page
  • Foto do escritorInternational IT

SD-WAN: Principais vantagens e benefícios para sua empresa

Atualizado: 4 de dez. de 2023

As organizações caminham em direção a transformação digital para acompanhar as novas tendências do mercado, atender aos consumidores e superar a concorrência. No entanto, as arquiteturas de rede tradicionais não conseguem lidar com as formas de trabalho atuais e as complexidades associadas às iniciativas da transformação digital. Além disso, os serviços críticos de negócios geralmente são distribuídos em várias nuvens, o que pode comprometer o desempenho da rede.




Para resolver esses problemas, as equipes de Tecnologia da Informação recorreram à WAN definida por software (SD-WAN). A SD-WAN beneficia as organizações por meio da redução de custos e do desempenho aprimorado da rede. Essas soluções contornam o roteamento caro e reduzem os gastos com hardware enquanto apresentam à sua organização opções flexíveis de serviço multinuvem. A adoção dessa tecnologia é especialmente atraente à medida que as organizações reduzem custos e oferecem suporte a novos aplicativos e serviços na era do trabalho remoto.


A tecnologia SD-WAN oferece várias vantagens e benefícios:


  • Melhor desempenho - As equipes de TI podem configurar a SD-WAN para priorizar o tráfego crítico de negócios e serviços em tempo real, como Voice-over-Internet-Protocol (VoIP), e orientar o tráfego pela rota mais eficiente. A facilitação de aplicativos críticos por meio de conexões de alto desempenho permite que as corporações limitem a perda de pacotes e os problemas de latência. Isso pode melhorar a produtividade dos funcionários e o moral da equipe, resultando em um impacto autêntico no desempenho dos negócios.

  • Maior segurança - Embora a transformação digital possa aumentar a satisfação do cliente e ampliar o alcance para novos mercados, ela também pode apresentar riscos de segurança significativos. Isso é preocupante e os CISOs já estão lutando contra novas ameaças de ransomware, ataques sofisticados por e-mail e hackers patrocinados por países. Muitas soluções SD-WAN possuem segurança integrada, no entanto, as funções básicas de firewall e VPN oferecidas pela maioria das delas não são suficientes. Isso pressiona as equipes de TI a sobrepor a segurança em conexões SD-WAN elásticas e dinâmicas após a instalação. As organizações podem evitar isso procurando soluções SD-WAN que ofereçam um conjunto abrangente de recursos de segurança integrados, incluindo NGFW, IPS, criptografia, recursos de sandbox e etc. Juntos, esses recursos podem ajudar sua organização a evitar perda de dados, tempo de inatividade (downtime), problemas legais e violações regulatórias.

  • Menos complexidade - Os esforços de transformação digital podem aumentar a complexidade em uma rede. Os resultados podem variar de problemas de desempenho a equipes de TI sobrecarregadas. Felizmente, a SD-WAN pode limitar a carga de TI simplificando a infraestrutura de WAN, aproveitando a banda larga para descarregar aplicativos de negócios não críticos, automatizando tarefas de monitoramento e proporcionando maior visibilidade do tráfego. Procure uma solução SD-WAN que também possa se integrar à infraestrutura, impulsionando a segurança e o gerenciamento para a LAN local.

  • Melhor uso da nuvem - A adoção de serviços em nuvem está crescendo. Para esse efeito, a SD-WAN permite o acesso direto à nuvem. Isso elimina o backhaul de tráfego, permitindo que os funcionários acessem diretamente os aplicativos Cloud, independentemente da localização, sem sobrecarregar a rede principal com mais tráfego que demandaria mais gerenciamento e segurança. Além disso, a SD-WAN melhora o desempenho por meio da priorização de aplicativos críticos de negócios e facilita a comunicação direta com a Internet.

  • Redução de custos - À medida que as empresas adotam um número crescente de aplicativos em nuvem, a quantidade de dados na WAN aumenta exponencialmente. Por sua vez, as organizações veem os custos operacionais crescerem. Uma grande vantagem da SD-WAN inclui sua capacidade de reduzir essa despesa oferecendo acesso direto à nuvem, aproveitando provisões de Internet local de baixo custo e reduzindo o volume de tráfego na WAN de backbone. Uma pesquisa da IBM aponta que cerca de 30% dos respondentes esperam uma redução de gastos superior a 20%, enquanto 65% preveem economia entre 10% e 20%.



Além disso, quando uma solução de SD-WAN é implementada, ela pode estabelecer a segurança para dispositivos locais e garantir comunicações seguras com aplicativos SaaS e outras plataformas online. Reduzir a complexidade da rede, limitar os riscos de segurança e otimizar o desempenho representam as principais vantagens associadas à migração SD-WAN. Para as organizações mais inovadoras, a SD-WAN pode oferecer mais benefícios, incluindo menor custo total de propriedade e maior suporte para iniciativas sofisticadas de SD-Branch.


Fonte: CyberTalk

 




Posts recentes

Ver tudo

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos

bottom of page