FWaaS: O que é Firewall como Serviço?

Atualizado: há 4 dias

A transição para plataformas armazenadas em nuvem e o aumento do uso de dispositivos móveis levaram à dissolução do perímetro de rede tradicional. Como muitas organizações têm estratégias de segurança com foco no perímetro, essa evolução da rede está forçando uma mudança na segurança da rede. O Firewall como Serviço (Firewall as a Service - FWaaS) move a funcionalidade do firewall para a nuvem em vez do perímetro de rede tradicional. Ao alavancar a computação em nuvem, uma organização pode obter vários benefícios de desempenho de rede, de segurança e financeiros.



Como o Firewall como Serviço (FWaaS) funciona?


O Firewall as a Service pega a funcionalidade de um firewall de próxima geração (NGFW) e a move de um dispositivo físico para a nuvem. Essa dissociação da funcionalidade de segurança da infraestrutura física permite que uma organização conecte com segurança uma força de trabalho móvel remota e escritórios à rede corporativa moderna onde os aplicativos residem no local e na nuvem.


VEJA TAMBÉM: NGFW: O que é o Next Generation Firewall?


Por que as organizações precisam de FWaaS?


Um firewall é a pedra fundamental da estratégia de segurança cibernética de uma organização. No mínimo, um firewall deve ser capaz de definir e impor um limite de rede inspecionando e filtrando todo o tráfego que tenta cruzar a fronteira. Os NGFWs vão muito além, oferecendo funcionalidades adicionais que permitem que uma organização detecte e bloqueie tentativas de ataques cibernéticos com mais eficiência.


Os firewalls tradicionais com base em dispositivos são eficazes em muitos contextos, mas não são aplicáveis ​​a todas as situações. Algumas limitações potenciais incluem:


  • Localização: Um firewall só pode inspecionar o tráfego que passa por ele. Isso pode dificultar a proteção de usuários remotos na nuvem por um firewall com base em dispositivo.

  • Escalabilidade: Muitos dispositivos de firewall têm recursos finitos que limitam a quantidade de tráfego que podem inspecionar e proteger. As organizações cujas necessidades crescem além dos limites de seu hardware existente devem comprar e implementar novo hardware.


Portanto, um FWaaS pode ajudar uma organização a lidar com as situações em que essas limitações podem ser um problema.


Vantagens do Firewall como Serviço


Assim como outros serviços em nuvem, o FWaaS oferece vários benefícios aos seus usuários. Alguns deles são:


  • Política de segurança unificada: Os firewalls podem impor políticas de segurança, mas apenas para o tráfego que passa por eles. Com o FWaaS, é muito mais fácil para uma organização enviar todo o seu tráfego por meio de um de seus firewalls, permitindo a aplicação de políticas de segurança consistentes e unificadas em toda a rede.

  • Implementação flexível: Os locais de implementação em potencial de um dispositivo de firewall físico são limitados pela presença geográfica de uma organização. O FWaaS, como um recurso com base em nuvem, não compartilha as mesmas limitações.

  • Implementação e manutenção simplificadas: Comprar, implementar e configurar dispositivos de firewall físicos pode ser um processo complexo e requer conhecimento especializado para garantir que todos os sistemas sejam instalados e configurados corretamente. Com o FWaaS, muitas dessas etapas de configuração são eliminadas, pois esses firewalls são implementados como dispositivos virtualizados na nuvem.

  • Maior escalabilidade: Com dispositivos de firewall físicos, a escalabilidade de segurança pode ser limitada pelo hardware disponível. O FWaaS oferece escalabilidade muito maior, pois o conjunto de recursos disponíveis pode se expandir e contrair à medida que as necessidades de uma organização evoluem.

  • Maior flexibilidade: Os firewalls com base em dispositivos oferecem flexibilidade limitada, pois as atualizações e a reestruturação da rede exigem alterações nos componentes físicos. O FWaaS permite que uma organização se adapte mais facilmente a picos de tráfego de rede e à demanda por funcionalidade de segurança.


VEJA TAMBÉM: Check Point nomeada 'major player' em segurança de endpoint


SD-WAN: Segurança de rede como serviço de nuvem


O FWaaS já oferece vários benefícios para uma organização, no entanto, em combinação com outras tecnologias, como a rede de área ampla definida por software (SD-WAN), permite que uma organização reestruture sua segurança de rede para atender melhor às suas necessidades.


SD-WAN é uma tecnologia que descentraliza e otimiza o roteamento de rede dentro da WAN corporativa. Um dispositivo SD-WAN usa o controle de aplicativos para determinar a origem do tráfego de rede e aplica políticas específicas de aplicativos para rotear esse tráfego de maneira otimizada por várias mídias de transporte diferentes, como Internet de banda larga, redes móveis e circuitos de comutação de rótulo multiprotocolo (MPLS).


A utilidade do SD-WAN pode ser limitada ao usar firewalls com base em dispositivos. Como todo o tráfego deve passar por um firewall para inspeção de segurança e aplicação de políticas, a capacidade da SD-WAN de otimizar o roteamento é limitada pela implantação do firewall da organização.


O FWaaS, por outro lado, pode ser implantado em conjunto com SD-WAN para que cada dispositivo SD-WAN inclua segurança integrada. Isso significa que o tráfego pode ser roteado diretamente para seu destino sem sacrificar a segurança ou a visibilidade da rede. À medida que o uso da infraestrutura em nuvem e o suporte para trabalho remoto aumentam, a combinação de FWaaS e SD-WAN pode melhorar drasticamente o desempenho e a usabilidade da WAN corporativa.


Fazendo a transição para o Firewall como Serviço (FWaaS)


O FWaaS oferece vários benefícios para uma organização. Seu uso de um dispositivo virtualizado em nuvem oferece um nível de flexibilidade e escalabilidade que muitos firewalls com base em dispositivos não conseguem alcançar. Em combinação com uma implementação segura de SD-WAN, as organizações podem mover o roteamento de rede e a funcionalidade de segurança para a borda da rede, o que é essencial para manter o desempenho à medida que aumenta o uso de infraestrutura em nuvem e o suporte para trabalho remoto.


O NGFW da Check Point está disponível em um formato FWaaS. Entre em contato com a International IT para saber mais sobre como podemos ajudar a melhorar a segurança de sua rede.


Fonte: Cyber Hub

 

Conte com a International IT e a Check Point para implementar uma solução de NGFW em sua empresa!

Conheça nossas soluções avançadas, robustas e seguras de NOC & SOC, Zero Trust, Next-Gen Firewalls, LGPD, Hardware, Monitoramento de Rede, Transferência de Arquivos Gerenciada, Consultoria de TIC, Treinamentos, Sustentação de Aplicações, Outsourcing, Licenciamento Geral e Help Desk.

313 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Newsletter

Confira notícias, informações e tendências do setor de tecnologia da informação. 

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos