top of page
  • Foto do escritorInternational IT

NOC: Por que terceirizar o serviço de monitoramento da sua infraestrutura de TI?

Atualizado: 30 de nov. de 2023

Não importa o tamanho da sua empresa ou o tipo do seu negócio, interrupções são inevitáveis. Algumas podem ter um impacto limitado. Outras podem causar danos graves e catastróficos. De qualquer forma, cada segundo de inatividade (downtime) pode custar muito tempo e dinheiro.


Um Network Operations Center (NOC) bem gerenciado é a melhor arma contra o tempo de inatividade e seus custos. Um NOC eficiente é tanto reativo na mitigação de perdas quando ocorre um downtime, quanto proativo na melhoria da rede, infraestrutura de TI e desempenho dos aplicativos.


O modelo de terceirização do serviço de NOC ajuda empresas a diminuir os custos e as complexidades de estabelecer e manter um NOC para que possam alocar melhor seus recursos e focar em projetos que geram receita.




Por que as empresas terceirizam o serviço de NOC?


Independentemente do tamanho de uma empresa, suas redes, infraestrutura e aplicativos precisam ser gerenciados adequadamente. Um problema que as empresas encontram ao tentar desenvolver um NOC interno é a falta de conhecimento e capacidades quando se trata de contratar e gerenciar pessoal, desenvolver o modelo de operações e implementar as plataformas corretas adequadamente.


Dados os custos, a complexidade, o acesso a ferramentas e o conhecimento necessário para monitorar, gerenciar, revisar e otimizar adequadamente esses sistemas, muitas empresas terceirizam essas atividades para um provedor de suporte de NOC que pode fazer tudo isso com mais eficiência por apenas uma fração do custo.


A terceirização do serviço de NOC não apenas liberará seus recursos internos para trabalhar em projetos estratégicos, mas também garantirá que as pessoas, processos e plataformas certos estejam implementados para atender os níveis de serviço exigidos de seus usuários finais ou clientes.


Benefícios da terceirização do NOC:

  • Redução nos custos operacionais gerais

  • Melhoria nas métricas rastreadas

  • Desempenho otimizado


Resumindo, um NOC terceirizado oferece a capacidade de obter o máximo de suporte necessário para que você possa utilizar melhor seus próprios recursos de TI, enquanto protege seus negócios e atende aos SLAs desejados.



Quais serviços estão incluídos em uma oferta de terceirização de NOC?


A International IT oferece duas modalidades de NOC para se adequar as necessidades da sua empresa:


NOC INFRA

  • Monitoramento 24x7x365 ou 8x5

  • Identificação e gestão de incidentes

  • Acionamento e notificação dos responsáveis ou do “N1”

  • Acesso do cliente as soluções de monitoramento e incidentes

  • Book Mensal das operações


NOC CORE BUSINESS

  • Monitoramento 24x7x365 ou 8x5

  • Foco em aplicações críticas e indicadores de negócio

  • Identificação e gestão de incidentes e problemas

  • Visualização unificada do processo de TI de negócios

  • Acesso do cliente as soluções de monitoramento e incidentes

  • Book mensal e análise de impacto financeiro

  • Suporte N1, N2 e N3 para sua operação de TI e negócios


Assista o vídeo para entender como funciona o nosso NOC (Network Operations Center).



Principais considerações ao decidir terceirizar o serviço de NOC


Embora algumas circunstâncias possam tornar um Network Operations Center interno vantajoso ou necessário, muitas empresas podem simplesmente obter melhor suporte e mais capacidade por menos custo total terceirizando com o parceiro NOC certo.


Encontrar e contratar pessoal experiente e atualizar o que muitas vezes já são tecnologias subutilizadas pode roubar recursos e atenção de projetos geradores de receita. Em muitos casos, o investimento em suporte terceirizado de NOC possibilita um maior ROI ao oferecer todos os recursos de NOC necessários sem a responsabilidade de ter que gerenciá-los e investir continuamente neles.


Considere os seguintes pontos ao decidir se a terceirização do serviço de NOC é ideal para sua organização.


Relação custo/benefício


Para a maioria das organizações, um NOC geralmente é uma despesa desnecessariamente alta em comparação com a terceirização. Considerando os custos de folha de pagamento e despesas gerais da construção de um NOC interno, optar por suporte terceirizado pode reduzir pela metade o custo total.


Um plano que não considera essa oportunidade pode, por exemplo, exigir uma equipe de 12 funcionários em tempo integral, quando, na verdade, o mesmo suporte poderia ser oferecido por meio de uma solução de serviço terceirizada que aproveite ao máximo uma economia de escala.


Além dos gastos com pessoal, o custo de aquisição, implementação e integração de um conjunto completo de ferramentas NOC favorecem a terceirização.


O impacto da maturidade operacional e acesso à experiência


Talvez a diferença mais aparente entre os NOCs internos e terceirizados sejam os recursos que vêm com uma operação já madura e o acesso a conhecimentos especializados.


Entre planejar a construção de um NOC, contratar uma equipe, treinar esses profissionais e alinhar o plano operacional, os NOCs internos podem demorar de 16 a 24 semanas antes de se tornar minimamente funcionais. Pode levar meses ou anos para obter um controle confiável sobre o sistema e levá-lo a um estado de maturidade operacional real.


Utilizar um serviço de NOC terceirizado condensa todo esse tempo e esforço em algumas semanas e geralmente com muito mais economia. Entre em contato com a International IT através do formulário abaixo e agende uma apresentação.

 

Monitore a rede de sua empresa com nosso NOC!


Posts recentes

Ver tudo

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos

bottom of page