top of page
  • Foto do escritorInternational IT

NOC: Como funciona o Monitoramento Remoto de Redes?

Atualizado: 5 de abr.

Um Centro de Operações de Rede, ou NOC (Network Operations Center), é um local centralizado onde técnicos de TI realizam gerenciamento e monitoramento remoto. Essas equipes técnicas mantêm um olhar atento sobre os endpoints, resolvendo os problemas que surgem e tomando medidas preventivas para evitar futuras falhas.


As equipes de NOC também estão envolvidas em ações de segurança, backup e recuperação de desastres, garantindo para seus clientes tempo de atividade 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano.




Quais são as funções e responsabilidades de um técnico de NOC?


Os engenheiros e técnicos de NOC são responsáveis ​​por monitorar a integridade, a segurança e a capacidade da infraestrutura de TI no ambiente de um cliente. Eles tomam decisões e ajustes para garantir o desempenho ideal da rede e a produtividade organizacional.


Quando qualquer ação ou intervenção for necessária, os técnicos do NOC criam alertas (ou “tickets”) que identificam e categorizam o problema com base na gravidade, tipo de alerta e outros critérios.


Os técnicos são categorizados com base em “níveis”, que indicam a gravidade e a dificuldade dos problemas com os quais lidam. Os níveis são numerados a partir de 1 (problemas mais fáceis de resolver, problemas menores) e aumentam conforme os problemas de TI se tornam mais complexos. Por exemplo, no caso de uma falha de hardware, um alerta pode ser atribuído primeiro a um técnico de Nível 1. No entanto, após uma inspeção mais detalhada, se o problema for além de uma falha simples, o ticket poderá ser escalado para um técnico de Nível 2 ou Nível 3.


Os técnicos NOC pesquisam constantemente atividades anômalas na rede, fazem ajustes técnicos e podem reunir bases de conhecimento extensas para responder a situações de emergência.


Atividades adicionais de um NOC podem incluir:

  • Instalações de software aplicativo, solução de problemas e atualização

  • Serviços de gerenciamento de e-mail

  • Gerenciamento de backup e armazenamento

  • Descoberta e avaliações de rede

  • Aplicação de políticas

  • Monitoramento e gerenciamento de firewalls e sistemas de prevenção de intrusões

  • Verificação e correção de antivírus

  • Gerenciamento de patches e listas de permissões

  • Análise de ameaças compartilhadas

  • Otimização e relatórios de qualidade de serviço

  • Gerenciamento de tráfego de voz e vídeo

  • Relatórios de desempenho e recomendações de melhoria


NOC Interno vs. NOC Terceirizado


Os custos fixos de mão de obra e infraestrutura para construir um NOC interno são geralmente muito altos. Além disso, há a dificuldade de escalabilidade, uma vez que as demandas podem variar com grande intensidade, ao mesmo tempo não se pode prejudicar a manutenção das tarefas de TI diárias que precisam ser executadas.


Em vez de uma operação interna complicada, um NOC atua como uma extensão da força de trabalho existente da empresa, deixando a equipe técnica da corporação livre para se concentrar em projetos de alto valor e alto ROI.



Escalando com um NOC


Dada a escassez de técnicos qualificados e experientes, usar um NOC terceirizado é uma opção mais eficiente e econômica do que contratar uma equipe completa. Dada a grande demanda por esses profissionais, os salários também cresceram proporcionalmente.


No entanto, um NOC oferece todos os recursos que sua empresa precisa por uma taxa fixa mensal. E à medida que os negócios crescem, mais recursos podem ser adicionados, dando escalabilidade ao processo e oferecendo resultados 24x7x365.


Como funciona o NOC da International IT?



  • Monitoramento Constante: Cobertura 24X7 e 8X5 para garantir vigilância ininterrupta de sistemas cibernéticos. 

  • Resposta Rápida a Incidentes: Detecção e correção eficiente de falhas para manter a segurança e continuidade dos negócios. 

  • Relatórios: Book Mensal e KPIs Semanais do ambiente monitorado. 

  • Suporte Técnico Multinível: Atendimento especializado em diferentes níveis - N1, N2, e N3 - para resolver uma ampla gama de problemas. 

  • Maior Satisfação do Cliente: Nossa eficácia resulta em menos reclamações e clientes mais satisfeitos. 

  • Gestão Completa de TI: Serviços abrangentes, desde manutenção até otimização de infraestrutura de TI.


Se a TI não é o seu principal negócio, por que você deveria administrá-la?


Deixe que a equipe especializada da International IT cuide disso para você 24 horas por dia. Acelere sua gestão de incidentes, melhore o monitoramento da sua infraestrutura e reduza seu tempo de parada (downtime). Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo no monitoramento de rede do seu negócio!



Transforme seu Negócio com Tecnologia de Ponta: Agende sua Tech Demo!

Posts recentes

Ver tudo

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos

bottom of page