SNOC: Por que unificar SOC e NOC é uma boa ideia para os negócios?

Atualizado: 27 de mai.

Embora o NOC e o SOC tenham seus próprios objetivos e tarefas distintas, há benefícios em fundir os dois. Com o Security Network Operations Center (SNOC), as operações de segurança e rede são combinadas para otimizar o compartilhamento de recursos, proteger melhor os dados corporativos, melhorar a comunicação, aumentar a eficiência e garantir uma estratégia de defesa de segurança cibernética mais forte e unificada.




VEJA TAMBÉM: Network Operations Center: 6 Novas Tendências para NOCs


Tanto o SOC quanto o NOC desempenham funções vitais. O SOC visa garantir que as ameaças de segurança cibernética sejam monitoradas centralmente para proteger os ativos de informações de uma empresa. Já o NOC tem como foco garantir alta disponibilidade e desempenho de redes corporativas críticas e proteger a capacidade da empresa de atender seus clientes.


Não há dúvida de que o SOC e o NOC têm funções completamente diferentes, no entanto, há uma sobreposição definitiva na missão e um forte argumento comercial para combinar os dois.


Os benefícios de um SNOC combinado, seja parcial ou totalmente terceirizado como um provedor de serviços gerenciados, superam em muito os negativos.


Isso é particularmente verdade para empresas com até 2.500 usuários devido ao grande investimento necessário para comprar e manter ativos SNOC de última geração.


Com um SNOC o negócio é o maior beneficiário. Porque o objetivo do centro de operações de rede SOC e NOC é o mesmo: proteger o negócio de qualquer ameaça que derrube operações críticas de rede – seja de origem humana (criminosos) ou não humana (infraestrutura de rede).


Benefícios combinados de segurança e operações de rede


gif

A otimização dos gastos com ferramentas e o compartilhamento de processos e melhores práticas são algumas das razões mais importantes que as empresas têm para escolher a abordagem SNOC.


Ter uma visão SNOC de sua infraestrutura significa que a corporação pode responder às necessidades do mercado e do cliente, garantindo total segurança e conformidade.


Tanto o NOC quanto o SOC contam com um conjunto semelhante de processos e ferramentas de tecnologia que podem resultar no pagamento excessivo da organização, assim como em custos devido à duplicação de recursos, trabalho, aquisição e treinamento.


A abordagem combinada significa maior compartilhamento e polinização cruzada de recursos e conhecimentos semelhantes.


Além disso, o aumento da automação permite que as tarefas rotineiras de higiene de TI sejam realizadas sem intervenção humana, o que significa que os custos associados aos recursos podem ser minimizados. Além disso, o papel da IA ​​e do Machine Learning está se tornando mais importante à medida que os ataques cibernéticos se tornam mais sofisticados e os serviços em nuvem aumentam o campo de atuação dos cibercriminosos.


A organização que tiver acesso a tecnologias e soluções de IA oferecidas por uma solução SNOC gerenciada terá uma clara vantagem comercial. Muitas organizações estão recorrendo à terceirização completa de NOC e SOC como forma de alavancar rapidamente essas tecnologias, ferramentas e serviços sem o investimento de capital e as habilidades necessárias para configurá-los e gerenciá-los.


VEJA TAMBÉM: SOC: O que é um Security Operations Center?


Melhores práticas de SNOC


  • Privileged Access Management (PAM) para proteger a infraestrutura e fortalecer a segurança das contas privilegiadas impedindo tentativas de roubo de credenciais.

  • Security Information & Event Management (SIEM) de alto nível para agregar logs de dados entre usuários, dispositivos e servidores visando encontrar ameaças à segurança, combinado com o User & Entity Behavior Analytics (UEBA), que detecta anomalias no comportamento do usuário.

  • Security Orchestration, Automation and Response (SOAR), essa solução traz uma operação de segurança simplificada desde o gerenciamento de ameaças e vulnerabilidades, resposta a incidentes e operações automatizadas, permitindo uma resolução rápida e eficaz.

  • Pentests devem ser feitos regularmente, para revelar vulnerabilidades reais e potenciais que poderiam ser exploradas por hackers. Isso inclui testes de aplicativos sem fio e Web, detecção de AP não autorizado e mapeamento de Attack Path Mapping (APM).

  • Conscientização e o treinamento em engenharia social para usuários finais também deve ser um componente-chave da estratégia de segurança da empresa.


As empresas estão recorrendo a especialistas em segurança cibernética e provedores de SNOC gerenciados, como a International IT, que têm a experiência e as plataformas para cuidar da segurança e das operações de rede, minimizando riscos e reduzindo custos, ao mesmo tempo em que protegem os negócios.


Com a International IT, as organizações obtêm acesso aos engenheiros necessários para executar um NOC ou SOC sob demanda, reduzindo custos e o tempo de implementação.


Fontes: Exigence e Enhalo

 

Mantenha a sua empresa segura com nosso SNOC!

Conheça nossas soluções avançadas, robustas e seguras de NOC & SOC, Zero Trust, Next-Gen Firewalls, LGPD, Hardware, Monitoramento de Rede, Transferência de Arquivos Gerenciada, Consultoria de TIC, Treinamentos, Sustentação de Aplicações, Outsourcing, Licenciamento Geral e Help Desk.

169 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Newsletter

Confira notícias, informações e tendências do setor de tecnologia da informação. 

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos