top of page
  • Foto do escritorInternational IT

Gerenciamento de Configuração de Rede: O que é e quais são as melhores práticas?

Atualizado: 5 de dez. de 2023

A atualização e manutenção da configuração de rede é um processo cansativo e extremamente trabalhoso, mas que pode ser facilitado por meio de práticas recomendadas de gerenciamento.




O que é Gerenciamento de Configuração?


O gerenciamento de configuração é um processo que visa rastrear a configuração de itens de qualquer sistema de TI.


Sempre que você utiliza um software ou hardware para alterar suas configurações, podemos chamar isso de gerenciamento de configuração, mesmo que seja em um nível básico.


Com o gerenciamento de configuração adequado, a TI estabelece e mantém um conjunto consistente de configurações para desempenho, funções e até atributos físicos. Essas configurações fazem com que seus sistemas, data centers, servidores, redes funcionem como o esperado.


O objetivo do gerenciamento de configuração é manter todos esses sistemas configurados adequadamente para as necessidades operacionais, de segurança e de conformidade da sua corporação. Pense no gerenciamento de configuração como controle de versão para infraestrutura e software de TI. Com essa forma de controle de versão, a TI sabe quais dispositivos estão configurados e se algo estiver fora de controle, é possível voltar para a versão anterior.


A configuração adequada impulsiona a segurança


Por que a TI se preocupa com o gerenciamento de configuração? Não é só uma questão de organização e da sensação de confiança em saber que tudo está certo.


Os dois maiores atrativos são segurança e compliance. Para alcançá-los, a TI deve saber quando as alterações de configuração são feitas. Quando uma configuração é alterada, geralmente significa que algo está errado. Talvez alguém tenha cometido um erro ou alterado as configurações para facilitar seu trabalho. Ou talvez tenha adicionado um hardware ou software configurado incorretamente à sua rede. Todos esses são riscos de segurança e podem abrir uma porta para a ação de cibercriminosos.


De fato, o Gartner prevê que, até 2022, 95% das falhas de segurança na nuvem e SaaS serão culpa do cliente, em grande parte devido a configurações incorretas que especialistas acreditam que já estão por trás de cerca de 80% das violações.


É por isso que ter tudo configurado corretamente é fundamental para manter os sistemas seguros. Por exemplo, se você tiver portas abertas ou áreas onde a senha ainda está configurada como 'admin admin' ou 'password password', o gerenciamento de configuração identificará esses pontos fracos e impedirá que sejam explorados.



Compliance exige configuração adequada


Todos esses problemas de segurança também afetam o regras de compliance, como LGPD, HIPAA, GDPR e etc. Também pode haver problemas de conformidade interna e contratual, ou simplesmente uma política comercial de que nenhum tráfego é permitido na porta 80, por exemplo.


Os gerentes de TI e de sistemas devem garantir que tudo esteja configurado para atender a esses regulamentos. Ter todas as configurações em um só lugar e mantê-las é o objetivo principal do gerenciamento de configuração de TI.


O gerenciamento de configuração impulsiona a eficiência de TI


O gerenciamento de configuração pode economizar muito tempo se for automatizado. Essa mesma automação reduz drasticamente os erros.


Os profissionais de TI inteligentes não querem reconfigurar manualmente as configurações de cada switch ou roteador. A TI também não deve confiar em um documento para procurar o que fazer e digitar as alterações manualmente.


Economize tempo e elimine possibilidades de erro automatizando configurações. Outra vantagem é que as configurações ficam armazenadas no sistema. Se algo der errado, digamos que um roteador pare de funcionar ou precise ser substituído, com um clique, é possível reverter para uma configuração existente ou anterior.


Vantagens da escalabilidade


Digamos que existam 25 roteadores configurados da mesma maneira e, de repente, sua empresa precise adicionar outros 10. Basta aplicar as configurações existentes aos novos roteadores e fazer tudo automaticamente. Fica muito mais fácil escalar. Você não precisa fazer tudo isso manualmente.


Visibilidade da rede


Um grande benefício do gerenciamento de configuração é a visibilidade da rede. Muitos erros e invasões de rede são causados ​​por configuração incorreta de hardware ou software. é importante possuir um sistema de gerenciamento de configuração que analisa seus sistemas e identifica se foram configurados corretamente. Verificar a configuração é um primeiro passo importante e saber rapidamente se seu hardware e software estão configurados corretamente é uma grande ferramenta para diagnosticar e corrigir problemas.


Impulsionando a experiência do usuário final


A configuração e o gerenciamento adequados dessas configurações melhoram a experiência, mantendo a rede funcionando sem problemas, com segurança e facilidade para os usuários finais, sem violações de segurança.


Como o WhatsUp Gold ajuda?


O WhatsUp Gold tem um recurso complementar chamado Gerenciamento de Configuração, projetado especificamente para ajudar os administradores de TI e de sistemas que já estão monitorando suas redes a monitorar e gerenciar as configurações. A solução permite arquivar e restaurar configurações de rede, mantendo-as em um repositório seguro e criptografado. É possível também destacar áreas que sofreram mudanças, tornando mais fácil identificar onde os problemas podem estar.


Além disso, suporta alterações em massa automáticas. Digamos que você tenha alterações mensais de senha que precisam ser implementadas ou patches que precisam ser instalados. O Configuration Management executa isso de maneira rápida, fácil e precisa.



Alertas e notificações de configuração


Os administradores devem contabilizar cada alteração, sejam elas aprovadas ou não.


Se você for auditado, precisará mostrar quando as mudanças aconteceram. O Configuration Management do WhatsUp Gold registra essas alterações e também alerta seu time de TI. Os alertas podem acontecer via Slack, Teams, e-mail ou SMS. Também é possível agendar verificações automáticas para garantir que ninguém tenha adicionado algo novo ou feito modificações.


Relatórios de Compliance


Sua equipe de TI pode produzir automaticamente uma série de relatórios a partir do recurso de Gerenciamento de Configuração de Rede, dando suporte a auditorias regulares. Eles podem ser disparados automaticamente por e-mail aos auditores e também ficam arquivados.


Principais recursos do Configuration Management do WhatsUp Gold


  • Configuração de rede automatizada e gerenciamento de alterações: Automatize a configuração e o gerenciamento de alterações para roteadores, switches e firewalls em sua rede. Arquive e audite configurações de rede. Seja alertado sobre as mudanças. Compare as versões lado a lado com as diferenças destacadas.

  • Backup de configuração de rede: Evite os efeitos negativos de alterações acidentais ou maliciosas na configuração dos dispositivos de rede. O WhatsUp Gold permite implementar controles de práticas recomendadas automatizando backups de configurações de rede em execução e 'padrão ouro'.

  • Auditorias de compliance: Audite as configurações do dispositivo em relação a um conjunto de políticas predefinidas para garantir a conformidade com requisitos como 'criptografia de senha ativada'. Compare antes e depois das alterações de configuração.

  • Arquive e restaure configurações de rede: O módulo de Configuration Management oferece arquivamento central de configurações de rede em um repositório seguro e criptografado. Os administradores de rede podem armazenar várias configurações para cada dispositivo, incluindo configurações de inicialização e execução. Novos dispositivos adicionados à rede podem ser implementados simplesmente com o download de uma configuração arquivada. Se houver um problema, o dispositivo pode ser restaurado, minimizando o tempo de inatividade.

  • Alerta sobre alterações de configuração: Os administradores de rede precisam levar em conta todas as alterações de configuração, aprovadas ou não. O Configuration Management alerta sobre alterações que detecta cada vez que verifica seu banco de dados. As verificações podem ser programadas para serem executadas automaticamente encurtando a janela entre o momento em que uma alteração é feita e o momento em que um alerta é emitido. Além disso, o software WhatsUp Gold também pode alertar sobre alterações de configuração usando traps SNMP. Os alertas são integrados à Central de alertas.


 



Posts recentes

Ver tudo

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos

bottom of page