top of page
  • Foto do escritorInternational IT

Cibersegurança na Saúde: 10 táticas para prevenir ataques cibernéticos

Atualizado: 30 de nov. de 2023

Historicamente, as organizações de saúde representam alvos de ataques cibernéticos de alto risco, resultando em interrupções de grande escala. Essas violações já expuseram informações privadas pertencentes a milhões de pessoas, como no caso do ataque de ransomware ao Fleury.


A segurança cibernética está se tornando parte central no modelo de atendimento ao paciente, à medida que se alinha aos objetivos do provedor de saúde. O atendimento deve ser de alta qualidade e deve atender as expectativas do paciente.



Os profissionais de cibersegurança estão no processo de repensar como evitar ataques cibernéticos no ambiente de saúde, considere as seguintes estratégias de prevenção.


Como prevenir ataques cibernéticos em ambientes de saúde


1. Implemente controles de acesso com base em funções


O agrupamento e a granularidade de acesso são importantes em ambientes de saúde, pois permitem que os usuários mantenham recursos discricionários sobre seus dados e possibilita que os administradores configurem e supervisionem regras.


Embora o acesso com base em funções possa precisar ser refinado à medida que novas realidades se apresentam (situações de emergência ou outros cenários imprevisíveis), eles aumentam amplamente a privacidade do paciente, a segurança e os recursos de conformidade regulatória.


2. Adoção no topo da hierarquia


As organizações que estão em processo de mudanças culturais em torno da segurança cibernética precisam garantir que isso seja importante para a direção da empresa. Pesquisas mostram que quando as comunicações relativas aos valores de gerenciamento de riscos e segurança cibernética vêm do topo, os princípios são seguidos mais de perto do que quando simplesmente comunicados por um profissional de segurança cibernética.


3. Ofereça educação à equipe de saúde


Avalie os níveis existentes de conscientização sobre privacidade e segurança de dados e, posteriormente, planeje oportunidades de treinamento para pessoal clínico e não clínico. À medida que o cenário de segurança muda, garanta que os funcionários da linha de frente recebam mais informações sobre possíveis problemas de segurança e técnicas de prevenção.


4. Avalie o gerenciamento de patches e as vulnerabilidades


Os criminosos cibernéticos têm o hábito de atacar vulnerabilidades não corrigidas dentro dos sistemas. Os avanços tecnológicos permitem que os hackers verifiquem os sistemas em busca de pontos fracos. Como resultado, a aplicação de patches deve ocorrer nos sistemas em intervalos regulares e os gerentes de segurança devem ter o cuidado de avaliar rotineiramente sua infraestrutura de TI.


5. Contrate serviços de hackers éticos


Ao longo dos intervalos planejados e com o apoio direto dos departamentos relevantes, convide hackers éticos para tentar violar seus sistemas. Caso os hackers éticos consigam romper, você terá informações precisas sobre quais políticas, processos, ferramentas ou dispositivos exigem mais atenção à segurança.


Ao convidar hackers éticos para ajudar, conheça com quem você está trabalhando e colete o máximo de informações possíveis. Certifique-se de que qualquer hacker ético contratado possa oferecer detalhes sobre as ferramentas usadas, problemas encontrados e como resolvê-los.


6. Crie repositórios de backup


Embora colocar todos os componentes no lugar possa ser demorado, a melhor maneira de limitar os danos potenciais de ataques cibernéticos é através do desenvolvimento de sistemas robustos de backup de dados. Os serviços de backup em nuvem automatizados e em conformidade com as regulamentações podem oferecer opções confiáveis ​​e seguras, mesmo para organizações que mantêm grandes volumes de dados. Eles também podem oferecer monitoramento instantâneo, o que pode ajudar as organizações a relatar problemas que podem exigir intervenção.


Para fins de redundâncias, os dados devem ser armazenados em pelo menos dois locais distintos. Um deles deve estar em uma localidade offline. Considere manter pelo menos três cópias dos dados atuais.


Aplicar proteções de infraestrutura de backup de dados, desde algoritmos de segurança complexos que podem proteger a integridade dos dados, até geofencing e registro inviolável. Por outro lado, considere também a aplicação de camadas adicionais de proteção que podem permitir a exclusão de backups se as credenciais de acesso forem comprometidas inesperadamente.


7. Recuperação instantânea


Grupos e organizações de gerenciamento de assistência médica não podem se dar ao luxo de tempo de inatividade. Garanta que sua organização de assistência médica possa se recuperar de um desastre em minutos.


Independentemente de como você planeja a recuperação de desastres, teste seus planos de resposta regularmente. No caso de um ataque de ransomware, por exemplo, é melhor poder contar com backups, políticas, procedimentos e especialistas confiáveis prontos e a postos.


8. Autenticação multifator (MFA)


Apesar da simplicidade inerente ao método, a autenticação multifator representa uma metodologia chave se estiver preocupado em como prevenir ataques cibernéticos em ambientes de saúde. A autenticação multifator oferece uma série de proteções em camadas para proteger estrategicamente redes e contas.



Com ela é possível bloquear quase todos os ataques cibernéticos automatizados em suas plataformas. Também reduz o risco associado a credenciais comprometidas. A implementação de MFA representa uma prática recomendada de segurança cibernética.


9. Proteja os dispositivos móveis


Os dispositivos móveis do sistema de saúde consistem em tablets ou itens como bombas de infusão e respiradores, determine como você pode minimizar e proteger sua superfície de ataque IoT/IoMT. Evite o tráfego malicioso de IoT/IoMT usando visibilidade profunda do dispositivo, análise de risco, segmentação Zero Trust, inteligência de ameaças, gateways de segurança e serviços especializados de segurança cibernética focados em saúde.


10. Escolha um fornecedor de segurança cibernética confiável


Seu fornecedor de segurança cibernética pode servir como parceiro em toda a sua jornada. Sua organização poderá criar uma estratégia consistente de defesa cibernética capaz de prevenir e detectar as ameaças de segurança cibernética mais persistentes, sofisticadas e avançadas.


Considerações finais


Líderes de segurança e tomadores de decisão empáticos podem melhorar as experiências de atendimento por meio da tecnologia. Os pacientes geralmente se sentem vulneráveis devido às suas circunstâncias pessoais. Conte com a Check Point e a International IT para obter a melhor segurança cibernética e reduzir suas vulnerabilidades de forma exponencial. Preencha o formulário abaixo para falar com nossos especialistas.


Fonte: CyberTalk

 

Conte com a International IT para proteger sua empresa de ataques cibernéticos com o que há de melhor no mercado de Next Generation Firewall.


Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos

bottom of page