top of page
  • Foto do escritorInternational IT

Bancos e Instituições Financeiras: Proteção contra ataques cibernéticos avançados

Atualizado: 30 de nov. de 2023

À medida que o cenário de ameaças cibernéticas continua a evoluir e se tornar mais perigoso, proteger a infraestrutura de TI de empresas do setor financeiro continuará a se tornar cada vez mais desafiador.


As principais tendências de tecnologia bancária que aumentam a vulnerabilidade cibernética são:

  • Adoção crescente de novas tecnologias estimulada por transformações digitais

  • Os data centers híbridos estão se tornando a norma

  • Migrações generalizadas para a nuvem pública

  • Aumento do uso de canais online e apps para necessidades bancárias

  • Adoção crescente do trabalho remoto e híbrido

  • A proliferação de dispositivos IoT

  • Implementação extensiva de conectividade SD-WAN




Protegendo data centers e plataformas de negociação de alta frequência


As instituições financeiras precisam de segurança de rede que funcione na velocidade dos negócios. Essa é a chave para transferir centenas de terabytes de dados com segurança e em minutos, além de oferecer baixa latência para transações financeiras de alta frequência e dimensionar a segurança sob demanda para dar suporte a negócios em hipercrescimento, como o comércio on-line.


Os principais desafios para atingir esses objetivos incluem garantir:

  • Zero Trust para segmentação de rede granular para evitar movimento lateral

  • Transferência segura de centenas de terabytes

  • Baixa latência para transações financeiras contínuas de alta frequência

  • Simplificar o gerenciamento e ganhar visibilidade em data centers locais e na nuvem


As soluções de segurança de rede da Check Point simplificam o gerenciamento da postura de segurança dos bancos e agilizam e dimensionam as operações para o crescimento contínuo dos negócios.


Especificamente, a solução Quantum Network Security oferece proteção ultraescalável contra ataques cibernéticos Gen V na rede, nuvem, data center, IoT e usuários remotos.


Garantindo uma migração de nuvem segura


À medida que os bancos movem dados e workloads para a nuvem, eles precisam garantir que os ativos estejam protegidos e cumpram as regulamentações financeiras.


Alcançar este objetivo envolve múltiplos desafios:

  • Gerenciamento de segurança unificado entre nuvens e o data center local

  • Detecção e correção de configurações incorretas em tempo real

  • Simplificar e garantir a governança

  • Cumprimento de regulamentos de conformidade e privacidade


A Check Point oferece soluções abrangentes de segurança e conformidade para ambientes multicloud de organizações de serviços financeiros. Com o CloudGuard Network Security, eles obtêm segurança de rede em nuvem avançada e multicamadas em nuvens públicas e privadas.


Simplificando o compliance e as operações de segurança


Gerenciar as operações de segurança de bancos e empresas financeiras é uma tarefa complexa que envolve muitas tarefas para acompanhar as necessidades de segurança em constante mudança:

  • Traduzir regulamentações do setor em estruturas de segurança de maneira fácil e eficiente

  • Definir, acelerar e aplicar instalações de atualização de políticas de segurança

  • Garantir a eficiência operacional em meio a inúmeros processos manuais demorados

  • Realizar atualizações rápidas do sistema de segurança e atualizações de gateways de segurança sem impacto na continuidade dos negócios


A Check Point permite que os bancos reduzam o gerenciamento de operações em até 80% com gerenciamento de segurança unificado em todos os ambientes de nuvem e rede, além de gerenciar centralmente milhares de gateways de segurança.



Protegendo serviços avançados de e-Banking


Os aplicativos de um bancos e corretoras impulsionam os negócios. E à medida que evoluem e crescem, expõem mais APIs, fazendo com que a superfície de ataque também cresça.


Os cibercriminosos estão explorando esse fenômeno, atacando aplicativos da web e APIs com métodos avançados que incluem injeção de SQL, cross-site scripting e implantação de scripts automáticos conhecidos como “bots”.


Esses ataques são prejudiciais e caros, e a capacidade de proteger aplicativos nunca foi tão crítica.


Mas detectar e prevenir esses ataques é um desafio, exigindo que as empresas financeiras e bancos implementem defesas de segurança específicas do aplicativo, como incorporar segurança em seus aplicativos móveis desde o início.


Os bancos podem proteger aplicativos da web e APIs contra ataques de segurança cibernética e criar aplicativos móveis seguros desde o início com CloudGuard AppSec da Check Point, que automatiza aplicativos de serviços financeiros e proteção de API, e com Harmony App Protect para proteger aplicativos móveis de e-banking.


Tornando o trabalho remoto e híbrido seguro


Com usuários remotos se conectando a aplicativos corporativos, a superfície de ataque da organização nunca foi tão ampla.


Para garantir a segurança de sua força de trabalho remota, um banco deve proteger:

  • Todos os dispositivos, incluindo tablets, celulares, BYOD e dispositivos gerenciados

  • Usuários enquanto navegam na Internet e usam aplicativos de e-mail e colaboração

  • Terceiros, incluindo contratados, consultores e parceiros que acessam dispositivos e aplicativos


E devem garantir acesso Zero Trust a aplicativos corporativos de qualquer lugar.


Check Point Harmony oferece proteção e simplicidade incomparáveis ​​para o setor de serviços financeiros:


Harmony Endpoint para proteção abrangente de endpoint no mais alto nível de segurança e para evitar violações de segurança e comprometimento de dados.


Harmony Mobile para proteção completa da força de trabalho móvel, com implantação, gerenciamento e dimensionamento simples.


Harmony Connect para conectar facilmente qualquer usuário a qualquer recurso, em qualquer lugar, sem comprometer a segurança.


Harmony Email and Collaboration para proteção completa do Office 365, Teams, OneDrive, SharePoint e Google Drive, usando a tecnologia Avanan.


Habilitando conectividade SD-WAN segura


Conectar agências, escritórios e filiais diretamente à nuvem aumenta significativamente o risco de ataque por meio de arquivos maliciosos, malware, zero days, bots, vírus, APTs e etc.


Para mitigar o risco, muitos bancos estão buscando habilitar suas agências com conectividade SD-WAN à internet e à nuvem.


As soluções da Check Point garantem conexões SD-WAN seguras com a Internet e a nuvem. Com o Quantum Edge conectado, as instalações dos bancos são protegidas com a melhor prevenção contra ameaças.



Protegendo redes e dispositivos IoT bancários contra ataques


De câmeras IP e elevadores inteligentes a dispositivos de acesso e impressoras, os dispositivos em rede IoT estão constantemente sob ataque.


Para garantir a proteção os bancos e instituições financeiras devem:

  • Indentificar todos os dispositivos IoT na rede

  • Aplicar e gerenciar políticas de IoT múltiplas e complexas

  • Proteger a rede e todos os ativos de IoT


O IoT Protect da Check Point permite que os bancos protejam a rede contra ataques cibernéticos, oferecendo recursos que incluem:

  • Serviço de descoberta avançado que utiliza um mecanismo de descoberta integrado

  • Gerenciamento contínuo de políticas que oferece segmentação e automação autônomas Zero Trust, com IA e análise baseada em aprendizado comportamental

  • Prevenção de ameaças em tempo real com correção virtual e ativação de proteção contra exploração de dispositivo, com atualizações contínuas do ThreatCloud



Aumentando a segurança com o suporte de especialistas


Um dos maiores desafios enfrentados por quase todas as organizações, incluindo bancos e empresas do setor financeiro, é a escassez de especialistas em segurança cibernética.


Também é muito difícil manter-se atualizado e em conformidade com os regulamentos.


E executar uma operação de segurança 24 horas por dia, 7 dias por semana, pode ser muito difícil, exigindo a orquestração de ferramentas diferentes, mantendo o número certo de funcionários, oferecendo treinamento para a equipe e reduzindo os falsos positivos.


Os especialistas da International IT oferecem suporte para todas as fases e necessidades ao longo da jornada de segurança cibernética. Possuímos serviços profissionais que garantem que sua organização esteja sempre atualizada, com desempenho eficiente e em compliance.

 

Conte com a International IT para proteger sua empresa de ataques cibernéticos com o que há de melhor no mercado de Next Generation Firewall.



Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos

bottom of page