top of page
  • Foto do escritorInternational IT

Usando SNMP para monitorar servidores

Atualizado: 5 de dez. de 2023

SNMP significa Simple Network Management Protocol e consiste em três componentes principais: dispositivos gerenciados, agentes e sistemas de gerenciamento de rede (NMSs). O protocolo é um conjunto de padrões para comunicação com dispositivos em uma rede TCP/IP. O monitoramento SNMP é útil para qualquer pessoa responsável por servidores e dispositivos de rede, como hosts, roteadores, hubs e switches. Ele permite que você fique de olho no uso da rede e da largura de banda e acompanhe questões importantes, como tempo de atividade e níveis de tráfego.



O SNMP, um protocolo baseado em IP em nível de aplicativo, é a tecnologia de descoberta e monitoramento de rede mais amplamente usada, com a maioria dos fabricantes de hardware fornecendo dispositivos habilitados para SNMP.


Management Information Base (MIB)


No centro da tecnologia SNMP está o Management Information Base (MIB). MIB é um estrutura semelhante a banco de dados em cada dispositivo, contendo informações relacionadas ao dispositivo armazenadas como variáveis ​​e definições – por exemplo, a MIB de um roteador conteria tráfego de rede e informações de encaminhamento; a MIB de um switch conteria spanning tree, VLAN, informações de ponte; a MIB de um servidor pode conter dados sobre CPU, utilização de memória, localização, tempo de atividade e assim por diante. Cada objeto no MIB é identificado por um identificador de objeto exclusivo (OID).



Como funciona o SNMP


O SNMP funciona trocando informações SNMP entre gerentes e agentes SNMP. O gerenciador é um módulo de software presente na ferramenta de gerenciamento de rede, enquanto o software agente é incorporado pelos fornecedores nos dispositivos de rede. Usando consultas SNMP e estudando as respostas enviadas pelo software do agente, o gerente primeiro identifica e localiza os dispositivos. Em seguida, ele pesquisa periodicamente os dispositivos e obtém informações relacionadas ao dispositivo. A ferramenta de monitoramento de rede registra e analisa as informações para monitorar o desempenho e a integridade do dispositivo. Além disso, o SNMP permite a configuração remota do dispositivo por meio de comandos de controle SNMP. Os administradores também podem configurar “armadilhas SNMP” – pacotes de dados enviados ao gerente quando um limite definido pelo usuário é atingido. As armadilhas acionam alarmes na ferramenta de gerenciamento de rede,



O SNMP pode monitorar de forma abrangente não apenas os elementos de rede, como roteadores e switches, mas também pode ser usado para monitorar servidores de rede. Detalhes como descrição do hardware do servidor, localização física, endereço IP, espaço em disco disponível e tempo de atividade do servidor podem ser monitorados através do SNMP. Além disso, detalhes de software como versão, aplicativo instalado, serviços (WINS, DHCP, IIS etc), dependências, estão todos disponíveis como valores MIB. O SNMP também pode monitorar espaços em disco, utilização de recursos (memória/CPU), usuários locais, compartilhamentos e volumes de disco. Junto com os servidores físicos, os servidores virtuais se beneficiam do SNMP. Os servidores VMware ESX, por exemplo, contêm um agente SNMP incorporado que permite aos administradores pesquisar solicitações e configurar traps.


O pacote de gerenciamento de rede WhatsUp Gold usa SNMP (e Telnet, WMI e SSH) para monitorar servidores. Ele pode monitorar servidores habilitados para SNMP v1, v2, v3 em sistemas operacionais, incluindo Windows, Linux e Unix. A suíte também vem com ferramentas SNMP baseadas na web, incluindo o MIB Walker (para avaliar o suporte do dispositivo), MIB Manager (para identificar erros de MIB) e MIB explorer (para validar os MIBs).


Fonte: WhatsUp Gold

 



620 visualizações

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos

bottom of page