top of page
  • Foto do escritorInternational IT

SOC: O que é um Security Operations Center?

Atualizado: 5 de dez. de 2023

Um Centro de Operações de Segurança (SOC – Security Operations Center) é formado por uma equipe de especialistas que monitoram proativamente a capacidade de uma organização operar com segurança. Tradicionalmente, um SOC costuma ser definido como uma sala onde os analistas trabalham juntos. Embora esse ainda seja o caso em muitas organizações, o crescente aumento do trabalho remoto levou equipes SOC a se distribuírem em mais de um local.




O SOC de hoje é menos uma sala com pessoas e mais uma função de segurança essencial para uma organização.


Responsabilidades de um Security Operations Center (SOC)?


Os membros de uma equipe SOC são responsáveis ​​por uma variedade de atividades, incluindo monitoramento proativo, resposta e recuperação de incidentes, atividades de remediação, conformidade, coordenação e contexto.


  • Monitoramento proativo: O principal foco é na análise de arquivos log que podem vir de terminais (notebooks, smartphones, dispositivos IoT e etc) ou de recursos de rede, como roteadores, firewalls, aplicativos de sistema de detecção de intrusão (IDS) e dispositivos de e-mail.

  • Resposta e recuperação de incidentes: Um SOC coordena a capacidade de uma organização de tomar as medidas necessárias para mitigar os danos e comunicar-se adequadamente para manter a empresa funcionando após um incidente. Não basta apenas visualizar logs e emitir alertas. Uma parte importante da resposta a incidentes é ajudar as organizações na recuperação de incidentes com malwares ou ransomwares, por exemplo.

  • Atividades de correção: Uma equipe SOC oferece análises orientadas por dados que ajudam uma organização a lidar com vulnerabilidades e ajustar o monitoramento de segurança e as ferramentas de alerta. Por exemplo, usando informações obtidas de arquivos log é possível recomendar uma melhor estratégia de segmentação de rede ou um melhor regime de correção do sistema. Melhorar a segurança cibernética existente é uma grande responsabilidade de um SOC.

  • Compliance: As organizações se protegem por meio da conformidade com sua política de segurança, assim como com padrões de segurança externos (LGPD, ISO 27001x, NIST Cybersecurity Framework (CSF), GDPR e etc). Um SOC ajuda a garantir que a empresa esteja em conformidade com importantes padrões de segurança e práticas recomendadas.

  • Coordenação e Contexto: Um membro da equipe SOC ajuda uma organização a coordenar elementos e serviços e oferece informações úteis para a construção de narrativas que ajudam a moldar a política e a postura de segurança cibernética de uma empresa para o futuro.


Funções dentro de um Security Operations Center (SOC)


Existem várias posições específicas de profissionais que formam o SOC. Embora os nomes dos cargos possam mudar de uma organização para outra, estes são alguns dos mais comuns:


  • Gerente: O líder do grupo pode assumir qualquer função enquanto também supervisiona os sistemas e procedimentos gerais de segurança.

  • Analista de Segurança: Responsável por monitorar regularmente as ferramentas e aplicativos de segurança que foram implementados e, em seguida, oferecer interpretações e contextos úteis com base nesses relatórios. Essas ferramentas podem incluir aplicativos de sistema de detecção de intrusão (IDS), aplicativos de monitoramento de informações e eventos de segurança (SIEM) e aplicativos de feed de ameaças de segurança cibernética.

  • Auditor: Legislações como a LGPD estabelecem regras que devem ser cumpridas, essa função acompanha esses requisitos e garante que sua organização esteja em conformidade.

  • Threat Hunter: Profissional com uma combinação única de habilidades de análise de segurança e testes de penetração. Também deve ter capacidade de trabalhar com pessoas técnicas e não técnicas para ajudar uma organização a antecipar ataques.

  • Gerente de Cyber ​​Threat Intelligence (CTI): Um gerente de CTI deve se especializar em obter, filtrar e interpretar feeds de inteligência de ameaças para uma organização.

  • Gerente: Esta pessoa é responsável por gerenciar cada um dos membros da equipe, bem como a tecnologia que cada membro da equipe utiliza


Por que ter um Security Operations Center (SOC)?


O principal benefício de ter um Centro de Operações de Segurança é a melhoria da detecção de incidentes de segurança por meio do monitoramento e análise contínuos da atividade de dados. Ao analisar essa atividade nas redes, endpoints, servidores e bancos de dados de uma organização, as equipes de SOC são essenciais para garantir a detecção e resposta oportunas de incidentes de segurança. O monitoramento 24 horas por dia, 7 dias por semana, oferecido por um SOC às organizações é uma vantagem na defesa contra incidentes e invasões cibernéticas, independentemente da fonte, hora do dia ou tipo de ataque.


 



Posts recentes

Ver tudo

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos

bottom of page