Segurança Cibernética: Melhores práticas para pequenas e médias empresas

Atualizado: 4 de ago.

O cenário de ameaças cibernéticas está crescendo e evoluindo rapidamente, e as pequenas e médias empresas (PMEs) são um alvo cada vez mais frequente, com mais da metade das PMEs sofrendo um ataque cibernético no ano passado.


Qualquer empresa pode ser vítima de criminosos cibernéticos. Isso torna extremamente difícil para as PMEs se concentrarem no que mais importa, manter seus negócios vivos e prósperos. Uma corporação média simplesmente não foi construída para enfrentar um ataque cibernético e provavelmente terá dificuldade em se recuperar.



VEJA TAMBÉM: Ransomware: Dicas de defesa para pequenas e médias empresas


Quais são as práticas recomendadas de cibersegurança para pequenas e médias empresas?


As PMEs enfrentam inúmeras ameaças cibernéticas e devem implementar as seguintes recomendações para reduzir o seu risco:

  • Evite senhas comuns: Senhas fracas, comuns e reutilizadas são fáceis de lembrar, mas também são fáceis para os invasores adivinharem. Imponha uma política que exija senhas longas, aleatórias e exclusivas.

  • Proteja toda a superfície de ataque: Os cibercriminosos procurarão qualquer lacuna nas defesas de uma empresa para explorar. Saiba o que está conectado à sua rede e limite o acesso a usuários autorizados.

  • Implemente a segmentação de rede: Uma vez dentro da rede de uma empresa, um invasor provavelmente se moverá lateralmente para acessar sistemas críticos e dados confidenciais. Segmentar sua rede em zonas com base nas necessidades de negócios pode ajudar a evitar esse movimento lateral.

  • Aplique política de segurança: Toda empresa deve ter uma política de segurança, e essa política deve ser aplicada para ser eficaz. Eduque os funcionários e monitore as violações.

  • Monitore as mídias sociais: As mídias sociais produzem muitas informações para invasores que desejam realizar spear phishing e outros ataques. Monitore as mídias sociais em busca de informações confidenciais e treine os funcionários sobre seus riscos.

  • Criptografe dados confidenciais: Toda empresa possui informações confidenciais que não devem ser expostas, como propriedades intelectuais e dados de clientes. Todos as informações confidenciais devem ser criptografadas.

  • Mantenha os sistemas atualizados: Os cibercriminosos geralmente exploram vulnerabilidades não corrigidas e defesas desatualizadas em seus ataques. Instalar patches e manter os sistemas atualizados é essencial para protegê-los contra ataques.

  • Proteja a nuvem: A computação em nuvem pode oferecer benefícios comerciais significativos, mas as implementações em nuvem não seguras também criam riscos de segurança. As PMEs só devem mover dados e aplicativos para a nuvem depois de garantir que a infraestrutura esteja configurada e protegida adequadamente.

  • Limite de acesso e privilégios: Nem todo funcionário precisa de acesso administrativo ao computador, especialmente quando um simples erro pode resultar em uma infecção por ransomware ou violação de dados. Limite os funcionários a contas de nível básico para reduzir o impacto se um invasor adivinhar ou descobrir sua senha.

  • Crie regras de BYOD: Permitir que os funcionários trabalhem em dispositivos pessoais pode aumentar a produtividade. No entanto, também é importante estabelecer regras básicas de BYOD para garantir que as políticas de segurança corporativa sejam seguidas e aplicadas.


VEJA TAMBÉM: Segurança de Endpoint: 5 perguntas importantes antes de escolher sua solução


Segurança cibernética para pequenas e médias empresas com International IT e Check Point


As pequenas e médias empresas enfrentam ameaças cibernéticas diferentes das grandes corporações. Para lidar com essas ameaças, as PMEs precisam de soluções de segurança cibernética projetadas para elas.


A Check Point desenvolveu soluções de segurança adaptadas especificamente às necessidades exclusivas das PMEs. Preencha o formulário abaixo para descobrir como proteger sua organização e solicitar uma demonstração.


Fonte: CyberHub

 

Conte com a International IT para proteger sua empresa de ataques cibernéticos com o que há de melhor no mercado.

Conheça nossas soluções avançadas, robustas e seguras de NOC & SOC, Zero Trust, Next-Gen Firewalls, LGPD, Hardware, Monitoramento de Rede, Transferência de Arquivos Gerenciada, Consultoria de TIC, Treinamentos, Sustentação de Aplicações, Outsourcing, Licenciamento Geral e Help Desk.

149 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Newsletter

Confira notícias, informações e tendências do setor de tecnologia da informação. 

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos