Relatório semestral da Check Point revela aumento global de 42% em ciberataques

O documento "Cyber Attack Trends: 2022 Mid-Year Report" da Check Point Software analisa como os ataques cibernéticos se intensificaram e foram adotados por nações, com o hacktivismo crescendo no primeiro semestre deste ano.



O conflito na Ucrânia teve um impacto relevante no ambiente cibernético, uma vez que os ciberataques se tornaram uma arma para diversos governos, que estão promovendo até recrutamento de cidadãos para um “Exército de TI”.


VEJA TAMBÉM: Principais violações de dados e ataques cibernéticos de 2022


O relatório analisa mais de perto como a guerra cibernética se intensificou para se tornar uma parte essencial de um conflito militar real com consequências para nações e empresas em todo o mundo, mesmo aqueles que não estão diretamente envolvidos no conflito. Também explora o hacktivismo, como no caso do ataque da Costa Rica, que prejudicou serviços essenciais, interrompendo consultas médicas e a cobrança de impostos.


O relatório também aponta as principais previsões para o segundo semestre:

  • Ecossistema de ransomware fragmentado – Enquanto os grupos de ransomware se tornaram mais estruturados e operam como empresas regulares, com metas definidas a serem atingidas, a Check Point acredita que haverá muitos grupos pequenos e médios daqui para frente, em vez de alguns grupos grandes como o Conti, que caiu uma vez que seu tamanho e poder atraíram muita atenção.

  • Cadeias de infecção de e-mail mais diversificadas – Com macros da Internet bloqueadas por padrão no Microsoft Office, famílias de malware mais sofisticadas acelerarão o desenvolvimento de novas cadeias de infecção, com diferentes tipos de arquivos protegidos por senha para impedir a detecção, à medida que os ataques sofisticados de engenharia social aumentam.

  • O hacktivismo continuará a evoluir – Os grupos hacktivistas continuarão a alinhar seus ataques com a agenda de seu estado-nação parceiro, principalmente porque a guerra Rússia-Ucrânia ainda está em andamento.

  • Ataques contínuos em redes blockchain descentralizadas com os primeiros ataques esperados no Metaverso – Com grandes incidentes relacionados a plataformas blockchain, como as vulnerabilidades na plataforma Rarible e na ApeCoin Airdrop, a Check Point espera ver esforços contínuos de hackers para violar e sequestrar ativos de criptografia. Além disso, acredita que veremos ataques iniciais no Metaverso que explorarão vulnerabilidades de contratos inteligentes.



O potencial teórico do mundo cibernético para uma grande disrupção na sociedade civil se tornou real em 2022 e o relatório aborda essas tendências e outros aspectos do cenário de ameaças em evolução, fornecendo exemplos e estatísticas de eventos do mundo real, combinados com recomendações de práticas recomendadas para organizações para evitar se tornar a próxima vítima.


Confira o documento completo:

cyber-attack-trends-report-mid-year-2022
.pdf
Download PDF • 6.74MB
 

Conte com a International IT para proteger sua empresa de ataques cibernéticos com o que há de melhor no mercado.

Conheça nossas soluções avançadas, robustas e seguras de NOC & SOC, Zero Trust, Next-Gen Firewalls, LGPD, Hardware, Monitoramento de Rede, Transferência de Arquivos Gerenciada, Consultoria de TIC, Treinamentos, Sustentação de Aplicações, Outsourcing, Licenciamento Geral e Help Desk.


78 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Newsletter

Confira notícias, informações e tendências do setor de tecnologia da informação. 

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos