top of page
  • Foto do escritorInternational IT

Ransomware: Ataques aumentaram 92% no Brasil desde o início de 2021

Atualizado: 6 de dez. de 2023

Segundo pesquisadores da Check Point, os ataques de ransomware em todo o mundo aumentaram 41% desde o início do ano. O Brasil se destaca com um crescimento de 92% no mesmo período.


A pesquisa traz mais algumas informações relevantes:

  • Aumento de 41% nos ataques (1.210 organizações afetadas) desde o início de 2021 e um aumento de 93% ano após ano.

  • América Latina e a Europa tiveram a maior taxa de crescimento este ano, 62% e 59%, respectivamente.

  • Os setores mais afetados são: educação (alta de 347%), transportes (alta de 186%), varejo/atacado (alta de 162%) e saúde (alta de 159%).

Número semanal de organizações afetadas por ransomware
Número semanal de organizações afetadas por ransomware (Fonte: Check Point)

Lotem Finkelsteen, Head de Inteligência de Ameaças da Check Point, afirma:

O negócio de ransomware está em plena expansão. Estamos vendo um aumento global de ransomware, especialmente nos últimos dois meses.

Para ele, a tendência é que os ataques de ransomware continuem a crescer, validados por casos recentes, como os ocorridos com Colonial Pipeline e JBS.



Os criminosos cibernéticos estão cada vez mais focados em empresas de infraestrutura e aprimoraram suas táticas de extorsão, uma vez que sequestram dados não apenas das empresas, mas também de seus clientes, usuários e parceiros.


5 dicas para se prevenir de ataques ransomware


  1. Backup de dados robusto: Garanta acesso a seus dados em caso de ataques que os criptografem e exijam o pagamento de resgates para liberá-los;

  2. Patches atualizados: Manter uma política de segurança que garanta a implementação de patches de segurança assim que eles são disponibilizados para um software;

  3. Anti-Ransomware: Adotar soluções anti-ransomware especializadas capazes de proteger contra ataques altamente direcionados;

  4. Educação: Apostar na educação digital para evitar ataques que se iniciam com técnicas de engenharia social ou mensagens de e-mail que parecem inofensivas, mas levam a sites com links maliciosos;

  5. Ataques de Ransomware não começam com Ransomware: Esteja ciente de esses ataques nem sempre começam com um malware do tipo, o que significa que é preciso se proteger contra ameaças como Ryuk, Trickbot, Dridex, Emotet e CobaltStrike, entre outras.

Fonte: Canaltech

 

Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo a proteger o seu negócio!



Transforme seu Negócio com Tecnologia de Ponta: Agende sua Tech Demo!

Posts recentes

Ver tudo

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos

bottom of page