• International IT

Ransomware: Ataques aumentaram 92% no Brasil desde o início de 2021

Atualizado: Jul 1

Segundo pesquisadores da Check Point, os ataques de ransomware em todo o mundo aumentaram 41% desde o início do ano. O Brasil se destaca com um crescimento de 92% no mesmo período.

VEJA TAMBÉM: Novo e sofisticado trojan brasileiro ataca usuários de 70 bancos na Europa e América do Sul


A pesquisa traz mais algumas informações relevantes:

  • Aumento de 41% nos ataques (1.210 organizações afetadas) desde o início de 2021 e um aumento de 93% ano após ano.

  • América Latina e a Europa tiveram a maior taxa de crescimento este ano, 62% e 59%, respectivamente.

  • Os setores mais afetados são: educação (alta de 347%), transportes (alta de 186%), varejo/atacado (alta de 162%) e saúde (alta de 159%).

Número semanal de organizações afetadas por ransomware
Número semanal de organizações afetadas por ransomware (Fonte: Check Point)

Lotem Finkelsteen, Head de Inteligência de Ameaças da Check Point, afirma:

O negócio de ransomware está em plena expansão. Estamos vendo um aumento global de ransomware, especialmente nos últimos dois meses.

Para ele, a tendência é que os ataques de ransomware continuem a crescer, validados por casos recentes, como os ocorridos com Colonial Pipeline e JBS.


SAIBA MAIS: Biden assina ordem executiva para fortalecer a segurança cibernética dos EUA


Os criminosos cibernéticos estão cada vez mais focados em empresas de infraestrutura e aprimoraram suas táticas de extorsão, uma vez que sequestram dados não apenas das empresas, mas também de seus clientes, usuários e parceiros.


5 dicas para se prevenir de ataques ransomware


  1. Backup de dados robusto: Garanta acesso a seus dados em caso de ataques que os criptografem e exijam o pagamento de resgates para liberá-los;

  2. Patches atualizados: Manter uma política de segurança que garanta a implementação de patches de segurança assim que eles são disponibilizados para um software;

  3. Anti-Ransomware: Adotar soluções anti-ransomware especializadas capazes de proteger contra ataques altamente direcionados;

  4. Educação: Apostar na educação digital para evitar ataques que se iniciam com técnicas de engenharia social ou mensagens de e-mail que parecem inofensivas, mas levam a sites com links maliciosos;

  5. Ataques de Ransomware não começam com Ransomware: Esteja ciente de esses ataques nem sempre começam com um malware do tipo, o que significa que é preciso se proteger contra ameaças como Ryuk, Trickbot, Dridex, Emotet e CobaltStrik, entre outras.

Fonte: Canaltech

Conte com a International IT e a Check Point para proteger sua empresa de ataques ransomware com o que há de melhor no mercado em relação a Next-Generation Firewalls.

Conheça nossas soluções avançadas, robustas e seguras de NOC & SOC, Zero Trust, Next-Gen Firewalls, LGPD, Hardware, Monitoramento de Rede, Transferência de Arquivos Gerenciada, Consultoria de TIC, Treinamentos, Sustentação de Aplicações, Outsourcing, Licenciamento Geral e Help Desk.

155 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo