top of page
  • Foto do escritorInternational IT

Protocolos de Rede: SNMP, WMI, SSH e Telnet

Atualizado: 30 de nov. de 2023

Os protocolos de rede são importantíssimos quando se trata de manter a infraestrutura crítica de TI em funcionamento. Quando equipamentos como roteadores e servidores não se comunicam corretamente, informações vitais são perdidas, os sistemas param de funcionar e a produtividade do seu negócio é afetada.



Além disso, os protocolos de rede alertam os administradores de sistema sobre o status de integridade e desempenho de TI. Se você não estiver prestando atenção no que seus protocolos de rede estão tentando lhe dizer, os dispositivos podem estar falhando sem que você saiba.


Os protocolos de rede mais utilizados são:


SNMP (Simple Network Management Protocol)


Os profissionais de TI usam o SNMP para coletar informações e configurar dispositivos de rede, como servidores, impressoras, hubs, switches e roteadores em uma rede IP. É necessário instalar um agente SNMP em um dispositivo que permite monitorá-lo a partir de um console de gerenciamento SNMP. Os desenvolvedores do SNMP projetaram esse protocolo para que pudesse ser implementado no maior número de dispositivos e, portanto, tivesse um impacto mínimo sobre eles. Além disso, eles desenvolveram o SNMP para que ele continuasse funcionando mesmo quando outros aplicativos de rede falhassem.



WMI (Windows Management Instrumentation)


WMI é a implementação do Web-Based Enterprise Management, uma iniciativa da Microsoft para desenvolver um padrão para acessar informações de gerenciamento. Esse protocolo cria uma interface de sistema operacional que recebe informações de dispositivos que executam um agente WMI. O WMI reúne detalhes sobre o sistema operacional, dados de hardware ou software, status e propriedades de sistemas remotos ou locais, informações de configuração e segurança e informações de processos e serviços. Em seguida, ele passa todos esses detalhes para o software de gerenciamento de rede, que monitora a integridade, o desempenho e a disponibilidade da rede. Embora o WMI seja um protocolo proprietário para sistemas e aplicativos Windows, ele pode funcionar com SNMP e outros protocolos. Vale destacar que a Microsoft preteriu os comandos WMI no Windows em favor dos cmdlets CIM, portanto, você deve usá-los se você estiver utilizando o PowerShell para gerenciar o WMI.


SSH (Secure Shell)


SSH é uma interface de comando baseada em UNIX que permite que um usuário obtenha acesso remoto a um computador. Os administradores de rede usam SSH para controlar dispositivos remotamente. O SSH cria um “shell” protetor por meio de criptografia para que as informações possam viajar entre o software de gerenciamento de rede e os dispositivos. Além da medida de segurança da criptografia, o SSH exige que os administradores de TI forneçam um nome de usuário, uma senha e um número de porta para autenticação.


Telnet


Telnet é um dos protocolos de comunicação mais antigos, sendo desenvolvido em 1969. Assim como o SSH, ele permite que um usuário controle um dispositivo remotamente. Ao contrário do SSH, o Telnet não usa criptografia. Apesar disso, as pessoas ainda usam o Telnet porque existem alguns servidores e os dispositivos de rede que ainda o exigem.


Monitorando sua infraestrutura


Como quase todas as outras equipes de TI, a sua provavelmente está lidando com uma infraestrutura composta por uma mistura de servidores, equipamentos de rede, dispositivos móveis e aplicativos. Ser capaz de descobrir, gerenciar e monitorar automaticamente tudo isso requer uma infraestrutura unificada e um software de monitoramento de aplicativos que use todos esses quatro protocolos.


Encontre o parceiro certo de Gerenciamento de Rede


Sua rede é o núcleo de sua infraestrutura de TI. Gerenciar essa rede é crucial para garantir que seus negócios funcionem sem problemas. Embora os princípios permaneçam praticamente os mesmos, a prática de gerenciamento de rede de dados está evoluindo constantemente.


Para obter o gerenciamento de rede correto, você precisa implementar as ferramentas certas e trabalhar com profissionais qualificados como os da International IT. Isso lhe dará a visibilidade necessária para manter a rede sólida e a automação integrada.


O WhatsUp Gold da Progress é uma solução de software de gerenciamento de rede abrangente e comprovada pelo setor, utilizada por grandes empresas, MSPs e agências governamentais.


 

Conte com a International IT para implementar uma solução líder no mercado de Monitoramento de Rede, o WhatsUp Gold.


Posts recentes

Ver tudo

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos

bottom of page