top of page
  • Foto do escritorInternational IT

O que é mapeamento de rede e para que serve?

Atualizado: 29 de nov. de 2023

O mapeamento de rede é uma técnica utilizada para coletar informações sobre todos os dispositivos conectados a uma rede. Ele permite que os administradores de rede visualizem a topologia da rede, incluindo o número de dispositivos, a localização física e a relação entre eles.




O objetivo do mapeamento de rede é fornecer informações valiosas para os administradores de rede. Com o conhecimento da topologia da rede, eles podem identificar possíveis gargalos e pontos de falha, além de permitir que eles ajustem as configurações para maximizar a eficiência e a segurança da rede.


Existem várias maneiras de mapear uma rede, incluindo a varredura de portas e a varredura de endereços IP. A varredura de portas é a técnica mais comum usada para mapear redes. Ele funciona enviando um pacote para cada porta aberta em um dispositivo de rede e analisando a resposta. Se o dispositivo responde, o scanner pode determinar que uma porta está aberta e, portanto, pode ser usada para enviar e receber tráfego.


A varredura de endereços IP, por outro lado, envolve a varredura de uma faixa de endereços IP para determinar quais dispositivos estão ativos e conectados à rede. Essa técnica é especialmente útil para redes grandes e complexas que podem ter vários endereços IP atribuídos a diferentes dispositivos.


Além de fornecer informações sobre a topologia da rede, o mapeamento de rede também é usado para identificar dispositivos não autorizados na rede. Isso é especialmente importante em empresas e organizações onde a segurança da rede é uma prioridade. Com o mapeamento de rede, os administradores podem identificar dispositivos que não pertencem à rede e, portanto, podem representar uma ameaça de segurança.


Em resumo, o mapeamento de rede é uma técnica valiosa para os administradores de rede que desejam obter uma visão geral da topologia de suas redes. Ele permite que eles identifiquem gargalos e pontos de falha na rede e ajustem as configurações de rede para maximizar a eficiência e a segurança da rede. Também pode ser usado para identificar dispositivos não autorizados na rede, ajudando a proteger a rede contra ameaças de segurança.


Como o WhatsUp Gold faz o mapeamento de rede?


O WhatsUp Gold é uma ferramenta de gerenciamento de rede que pode ajudar os administradores a mapear suas redes de maneira eficiente e eficaz. Ele possui recursos integrados de mapeamento de rede que permitem que os administradores visualizem a topologia da rede, incluindo todos os dispositivos conectados, as relações entre eles e sua localização física.


O mapeamento de rede está disponível assim que a rede é "descoberta" e um mapa do grupo de dispositivos de descoberta inicial é criado. A partir daí, a equipe de TI pode personalizar o mapa ou descobrir e mapear outros grupos de dispositivos.


O WhatsUp Gold usa a descoberta de camada 2 e camada 3 para preencher os mapas de rede, incluindo técnicas como SNMP, ARP, ICMP, gerenciamento de infraestrutura virtual, endereçamento IP, CDP, LLDP e etc.


Mapeamento de dependências de dispositivos


Quando surge um problema, os profissionais de rede precisam saber o que realmente precisa ser corrigido. Se dispositivos ou serviços dependentes de outro elemento de rede, como um switch, falham, não são os serviços que precisam de atenção - é o switch. Felizmente, o WhatsUp Gold descobre e mapeia essas dependências. Dessa forma, a equipe de TI é alertada sobre os problemas no switch e não é sobrecarregada com alertas para os dispositivos e serviços dependentes.



Visualize a largura de banda com mapas de calor


O WhatsUp Gold pode medir o uso da largura de banda e mostrar isso por meio de um "mapa de calor" com o status preciso das conexões entre dispositivos de rede. A equipe de TI pode visualizar quais links de interface estão bons (verde), congestionados (amarelo) ou próximos do limite (vermelho). Dessa forma, a equipe de TI vê a congestão da rede rapidamente.


Mapeie ambientes sem fio e virtuais


Dispositivos e pontos de acesso sem fio, servidores virtuais e baseados em nuvem estão crescendo rapidamente e, assim como as plantas daninhas, precisam ser gerenciados. Felizmente, o WhatsUp Gold pode construir automaticamente mapas sem fio dinâmicos de todos os seus pontos de acesso e SSIDs. Esses mapas também mostram a relação entre redes com e sem fio. Enquanto isso, a solução também gera mapas dinâmicos da sua infraestrutura virtual, como Hyper-V e VMware, mostrando hosts e convidados, relacionamentos host/convidado, clusters e status em tempo real.


Mapas inteligentes


Os mapas do WhatsUp Gold não são simplesmente visões estáticas, mas são impulsionados por dados em tempo real. Além disso, os mapas também incluem uma série de anotações, ícones de dispositivos e outros indicadores gráficos que detalham o estado da sua rede. O ícone do dispositivo, por exemplo, inclui detalhes como o nome do host ou endereço IP do dispositivo.

 

Quer realizar um trial gratuito do WhatsUp Gold? Basta preencher o formulário abaixo.



Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos

bottom of page