top of page
  • Foto do escritorInternational IT

Por que fazer um inventário dos ativos da sua rede corporativa?

Atualizado: 29 de nov. de 2023

Inventário de TI é uma lista detalhada de todos os ativos de hardware e software de uma organização, incluindo computadores, servidores, dispositivos de rede, impressoras, software, licenças de software, sistemas operacionais e outros componentes de tecnologia da informação que são utilizados em um ambiente empresarial.


O inventário de TI pode ajudar na identificação de áreas para economia de custos, otimização de ativos e também auxilia no suporte técnico para garantir que todos os dispositivos estejam atualizados e seguros.




Como você faz um inventário dos ativos da sua rede?


O termo "ativos de rede" é autoexplicativo. Geralmente consiste em um trabalhador de TI gerando uma lista detalhada de dispositivos conectados a uma rede.


Esses dispositivos podem variar de computadores, roteadores, servidores, monitores e, em alguns casos, mouses e teclados. O inventário desses ativos pode ser organizado ou colocado em uma lista ou mapa topográfico dentro de uma plataforma de monitoramento de infraestrutura.


Sua ferramenta de monitoramento de infraestrutura precisará ter a capacidade de escanear amplamente a rede da sua empresa para criar um inventário abrangente de ativos. Com isso dito, várias soluções de gerenciamento de rede podem descobrir, mapear e criar inventários. Quando esses ativos são organizados, os trabalhadores de TI podem obter informações mais detalhadas, como:

  • Modelo ou fabricante

  • ID

  • Número de série

  • Versões de hardware/software

  • Versões de firmware

  • ID do chassi

  • Inventário de módulos

  • Informações sobre hardware do dispositivo, incluindo fontes de alimentação e ventiladores

  • Categoria do dispositivo do fornecedor


O WhatsUp Gold da Progress está equipado com a capacidade de escanear e descobrir automaticamente dispositivos conectados a uma rede. Sua ferramenta de descoberta de rede possui uma variedade de tecnologias e protocolos (ARP, SNMP, SSH, Gerenciamento de Infraestrutura Virtual, endereçamento IP, ICMP, LLDP, WMI e Telnet).


Além disso, o WhatsUp Gold cria um mapa dos dispositivos conectados. Esses mapas podem ser uma visão geral de uma organização ou mais especificamente de algum departamento.


Por que as práticas de inventário de ativos são benéficas para sua rede?


Com um inventário de ativos à disposição, os profissionais de TI estão economizando um componente crucial do seu dia de trabalho: tempo. Os recursos de inventário de ativos do WhatsUp Gold permitem que os usuários conduzam o processo automaticamente.


Se você quiser ver quando determinados ativos foram instalados após uma determinada data, você pode agendar uma varredura. Assim, sempre que um novo software for instalado, você receberá um alerta.


Seja um monitor ou um tipo de software que apareça na lista de ativos do inventário, ser capaz de ver um relatório amplo de conectividade física, juntamente com informações sobre o tipo de dispositivo e configuração, ajuda a monitorar quais dispositivos estão conectados, podendo garantir a segurança dos dados de forma mais eficiente. Informações mais específicas também podem ser exibidas, incluindo quais dispositivos estão sendo afetados por erros de rede e/ou se uma licença está expirando. Ver todo o ciclo de vida também pode ajudar a prevenir ataques cibernéticos, uma vez que muitos cibercriminosos tendem a atacar versões antigas esquecidas.



WhatsUp Gold: Gerenciamento de Inventário ideal para os ativos de sua rede


Vários clientes do WhatsUp Gold têm utilizado suas capacidades de inventário de ativos para simplificar diversas tarefas. Considere o caso da University of North Georgia.


Michael Roth, Engenheiro de Sistemas Sênior da universidade dos EUA, lidera uma equipe que precisava fazer um inventário manual dos mais de 500 servidores da universidade em seus dois data centers. Para piorar, os dois data centers executam vários aplicativos que dão suporte a 16.000 alunos em cinco campi. Como resultado, Roth e sua equipe passavam de duas a três semanas fazendo auditorias semestrais para cumprir regulamentações obrigatórias. Quando a universidade implementou o WhatsUp Gold, o processo de auditoria se tornou muito mais fácil. Roth, sobre as características de inventário de ativos do produto, afirma:

A automatização do inventário de sistemas para os cinco campi com o WhatsUp Gold gerou muita animação em nossa equipe de Engenharia de Sistemas, desde o CISO e CIO da nossa universidade, especialmente com as próximas auditorias de TI.

Utilizar uma ferramenta de inventário de ativos, como o WhatsUp Gold, como ponto central do processo da sua empresa torna as tarefas relacionadas ao inventário de ativos mais simplificadas e muito mais rápidas.

 

Quer realizar um trial gratuito do WhatsUp Gold? Basta preencher o formulário abaixo.


Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos

bottom of page