top of page
  • Foto do escritorInternational IT

NDR: O que é Network Detection and Response?

Atualizado: 20 de mar.

As soluções de Network Detection and Response (NDR) são projetadas para detectar ameaças cibernéticas em redes corporativas usando Machine Learning e análise de dados. Essas ferramentas constroem modelos de comportamento analisando continuamente a rede para identificar padrões de tráfego anômalos ou suspeitos.


As soluções NDR também devem incorporar a funcionalidade de resposta a incidentes, além de gerar alertas. Isso pode incluir a atualização automática de regras de firewall para bloquear tráfego suspeito ou fornecer funcionalidades que ajudem na investigação de incidentes e na neutralização de ameaças.




Por que ter uma solução de Network Detection and Response (NDR)?


A maioria dos ataques cibernéticos ocorre na rede, o que é bom e ruim para os defensores. Por um lado, os ataques na rede podem ser detectados e mitigados por defesas no nível da rede. Por outro lado, a complexidade e a escala das redes corporativas não para de crescer, assim como a sofisticação dos criminosos cibernéticos, dificultando a identificação de ataques, que muitas vezes acaba passando por tráfego legítimo.


A visibilidade profunda da rede e os recursos avançados de prevenção e detecção de ameaças são essenciais para proteger a empresa contra ameaças cibernéticas. Os métodos tradicionais de detecção com base em assinatura geralmente são ineficazes contra ameaças modernas, deixando a organização com uma falsa sensação de segurança. As soluções de segurança NDR oferecem uma camada adicional de recursos de prevenção.


Como funciona o NDR?


As soluções de NDR devem ser capazes de monitorar os fluxos de tráfego com sensores estrategicamente posicionados. Isso oferece visibilidade de rede profunda que suporta outros recursos como:

  • Detecção de incidentes cibernéticos: As soluções de NDR vão além da detecção com base em assinaturas para usar Machine Learning e análise de dados para verificar o tráfego de rede. Isso permite detectar padrões e identificar anomalias, possibilitando a detecção de tráfego suspeito ou malicioso.

  • Investigação: As soluções de segurança NDR monitoram o tráfego de rede e extraem padrões que podem apontar para conexões anômalas ou suspeitas. Essas informações são usadas para gerar respostas automatizadas pela solução NDR e são compartilhadas com os analistas SOC (Security Operations Center) para facilitar suas atividades de investigação de incidentes.

  • Gerenciamento de inteligência: As soluções de detecção e resposta de rede podem consumir inteligência de ameaças de dentro e de fora da organização. Essa inteligência é usada para ajudar a detectar ameaças potenciais no tráfego de rede e pode ser compartilhada com outras soluções de segurança como parte de uma arquitetura convergente.

  • Criação de feeds: A principal função de uma solução de NDR é fornecer aos analistas de SOC informações sobre a postura de segurança atual e as ameaças à rede. O NDR criará um feed de alertas de segurança indicando tráfego de rede suspeito e potencialmente malicioso.

  • Prevenção de ameaças: Além de alertar os analistas de segurança sobre possíveis ameaças, as soluções de NDR também podem agir de forma automática e proativa para impedir o sucesso de ataques cibernéticos. Isso pode incluir o trabalho com firewalls e outras soluções de segurança para impedir que tráfegos suspeitos cheguem ao seu destino, interrompendo o ataque.


Como o NDR aumenta sua segurança?


As soluções tradicionais de segurança de rede geralmente são focadas na detecção e usam recursos com base em assinaturas. Um foco na detecção significa que uma solução de segurança tenta identificar uma ameaça potencial e, em seguida, conta com um analista para executar a resposta a incidentes motivados por um alerta gerado. Isso significa que a resposta a incidentes ocorre apenas após o ataque ser bem-sucedido, e ataques cibernéticos automatizados e rápidos podem já ter alcançado seu objetivo antes que um alerta seja visto e uma resposta seja lançada.


Uma solução de segurança NDR deve integrar recursos de resposta automatizada que permitam evitar um ataque antes que qualquer dano seja feito, em vez de responder após o fato.


Os sistemas de detecção que utilizam assinaturas usados ​​em muitas soluções, como antivírus tradicionais e sistemas de detecção de intrusão (IDSs), não são mais eficazes na detecção de ameaças modernas. Os cibercriminosos geralmente usam malwares projetados para serem diferentes de um ataque para outro, o que significa que as assinaturas ficam desatualizadas assim que são geradas. Uma solução de NDR usa recursos avançados de detecção com base em Machine Learning e análise de dados para identificar e responder até mesmo a novas ameaças cibernéticas, para as quais ainda não existem assinaturas.



Uma solução de NDR escalável e econômica com visibilidade de rede integrada


O Flowmon permite o máximo desempenho e segurança de rede em todo seu ambiente de TI com o melhor custo/benefício do mercado. A solução Flowmon ADS (Anomaly Detection System) é um sistema NDR que combina várias técnicas de detecção para garantir que a atividades maliciosas sejam reconhecidas e sinalizadas como um incidente de segurança.

  • Maior escalabilidade: A solução oferece escalabilidade ilimitada graças a um mecanismo que utiliza fluxos e oferece um nível de detalhes comparável às soluções com base em pacotes exigindo menos requisitos de recursos. Os dados de pacotes completos estão disponíveis sob demanda e a captura de pacotes no evento só ocorre quando necessário.

  • Melhore sua segurança: Detecte ransomwares, exponha ameaças internas e responda a elas rapidamente, mantendo sua rede transparente e livre de problemas. O Flowmon oferece uma fonte de dados unificada para as equipes de rede e segurança e reduz o custo da duplicidade funcional entre ferramentas.

  • Visibilidade total: Elimine pontos cegos de visibilidade analisando dados de diversos ambientes usando fontes de dados proprietárias e de terceiros e normalizando diversos formatos de dados para obter insights de tráfego virtual, local, de borda e de nuvem em um só lugar.

  • Automação: Minimize o tempo gasto em tarefas de rotina aproveitando a captura de pacotes sob demanda e no evento com análise automatizada de causa raiz.


Para saber mais sobre como podemos fortalecer a segurança de sua infraestrutura de TI, entre em contato conosco hoje mesmo.


Transforme seu Negócio com Tecnologia de Ponta: Agende sua Tech Demo!

Posts recentes

Ver tudo

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos

bottom of page