top of page
  • Foto do escritorInternational IT

Monitoramento de Rede: 5 etapas para seguir ao adotar uma ferramenta

Atualizado: 11 de jul. de 2023

O monitoramento de rede é uma parte vital de sua arquitetura de segurança em camadas. O passo inicial é garantir que você tenha um software de monitoramento de rede em primeiro lugar. Confira cinco maneiras de otimizar o valor da sua solução.




1. Consolidação em torno de uma ferramenta central


Mesmo se você tiver uma solução de monitoramento de rede, ainda poderá contar com inúmeras ferramentas para monitorar todos os seus dispositivos de rede. Não estamos aconselhando que você jogue fora todas essas ferramentas, mas não dependa delas para coisas que sua solução centralizada de monitoramento de rede pode oferecer com mais facilidade e eficiência.


Aproveite ao máximo uma visão consolidada de toda a sua infraestrutura de rede. Essa visão holística cria uma visibilidade ampla e profunda que não pode ser igualada por várias soluções de monitoramento diferentes. Com o monitoramento de rede, você pode ver seus recursos complexos e inter-relacionados de ponta a ponta e entender todas as dependências entre os componentes de sua rede.


Quando chega a hora de solucionar problemas, todas essas soluções isoladas são obstáculos que retardam o processo de resolução. Se você estiver usando diferentes ferramentas para monitorar dispositivos de rede, servidores, ambientes virtuais e aplicativos, pode ser um pesadelo tentar localizar rapidamente a causa raiz de um problema.


2. Evite alertas em excesso


Não entender as dependências também pode levar a alertas em excesso. É aqui que sua solução de monitoramento de rede é configurada para enviar alarmes e alertas quando há um problema com um componente específico. O problema é que o componente em si provavelmente não é o problema, mas um recurso de rede do qual esse componente depende deu errado. Na verdade, pode haver muitos componentes dependentes, todos enviando alarmes quando um componente principal, como um roteador, fica inativo.


A TI precisa saber qual componente é realmente o problema e não ser desviada por todos os pedidos de ajuda. Esses alertas de componentes dependentes não são alarmes falsos, mas são alarmes desnecessários.


3. Conheça suas dependências


Seu monitoramento de rede deve reconhecer dependências. Sua solução não apenas deve ver todos os seus dispositivos e serviços de rede e como eles se interconectam, mas também deve analisar essas dependências automaticamente. Assim, em vez alarmes em excesso e irrelevantes, a TI só é alertada sobre o dispositivo que realmente está com defeito.


4. Abrace a complexidade


A complexidade é um fato da vida dos profissionais de rede. E aqui, o monitoramento de rede pode realmente ajudar. As redes de hoje podem ser surpreendentes em sua complexidade. Roteadores, comutadores e hubs conectam as várias estações de trabalho a aplicativos críticos em inúmeros servidores e à Internet. Além disso, existem vários utilitários e aplicativos de segurança e comunicação instalados, incluindo firewalls, redes privadas virtuais (VPNs) e filtros de spam e vírus. Essas tecnologias abrangem todas as verticais e empresas de todos os tamanhos.


O gerenciamento de rede, portanto, não se limita apenas a determinados setores ou apenas a grandes empresas públicas. Entender a composição e a complexidade de sua rede e ter a capacidade de ser informado sobre o desempenho de todos os elementos individuais em um determinado momento é um fator chave de sucesso para manter o desempenho e a integridade da rede e do negócio. Existem potencialmente milhares de pontos de dados para monitorar em uma rede, e é fundamental poder acessar informações significativas, precisas e atuais a qualquer momento. Os administradores de rede precisam se sentir confiantes de que sabem o que está acontecendo em sua rede de ponta a ponta a qualquer momento.


5. Decida o que monitorar


Se você monitorar cada elemento em profundidade, os resultados se tornam difíceis de manejar. Para algo tão crítico quanto sua rede, é importante ter as informações certas no momento certo. É primordial capturar informações de status sobre dispositivos como roteadores, switches e servidores. Um administrador de rede também precisa saber que os serviços essenciais, como e-mail, site e serviços de transferência de arquivos, estão disponíveis de forma consistente.



Monitoramento de Rede escalável com WhatsUp Gold


Existem várias opções de implementação disponíveis para o WhatsUp Gold. Para a maioria das empresas, um único servidor é o suficiente. Para grandes empresas e corporações é possível implementar vários servidores WhatsUp Gold em uma arquitetura distribuída. Aproveitando o que chamamos de "pollers de escalabilidade", é possível escalar até 100.000 monitores.


Escolher o melhor software de monitoramento de rede pode levar tempo, mas o esforço vale a pena, uma vez que ter uma solução poderosa e fácil de usar ajuda a melhorar a sua segurança corporativa e oferece uma visão aprimorada do status da sua rede. Além disso, você pode economizar tempo e dinheiro, permitindo que a equipe de TI da sua empresa se concentre no que é mais importante: aumentar os resultados financeiros.

 

Entre em contato para saber mais detalhes sobre o WhatsUp Gold ou realizar um teste gratuito em seu ambiente.

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos

bottom of page