top of page
  • Foto do escritorInternational IT

Monitoramento de Infraestrutura de TI e Monitoramento de Rede: Qual a diferença?

Atualizado: 29 de nov. de 2023

O uso do termo "monitoramento de infraestrutura" tem se tornado cada vez mais comum, porém, sua abrangência pode gerar confusão sobre qual infraestrutura está sendo monitorada. Seria referente a pontes, estradas, servidores, placas de rede? A resposta não é clara.


Mas há uma categoria específica que se encaixa no monitoramento de infraestrutura de TI, ou ITIM (do inglês, IT Infrastructure Monitoring). Ela engloba soluções de monitoramento de rede, mas também abrange outros aspectos importantes. De acordo com o Gartner, as ferramentas ITIM capturam a integridade e a utilização de recursos dos componentes da infraestrutura de TI, independentemente de onde estejam localizados, ou seja, tanto no data center quanto no perímetro, em infraestrutura como serviço (IaaS) ou plataforma como serviço (PaaS) na nuvem.




Essa abordagem permite que os líderes de operações e infraestrutura monitorem e coletem as métricas de disponibilidade e utilização de recursos de entidades físicas e virtuais, incluindo servidores, contêineres, dispositivos de rede, instâncias de banco de dados, hypervisors e discos de armazenamento. As ferramentas ITIM coletam dados em tempo real e realizam análises de dados históricos ou tendências dos elementos que monitoram.


O Gartner destaca que o monitoramento de sistemas distribuídos é uma área de enfoque para as principais soluções de monitoramento de rede, como o WhatsUp Gold. O Gartner considera o WhatsUp Gold uma solução de monitoramento de infraestrutura de TI, porém, destaca que o ITIM é diferente do monitoramento e diagnóstico de desempenho de rede (NPMD).


Enquanto o ITIM se concentra no status de sistemas e dispositivos, o NPMD analisa a integridade do fluxo de tráfego usando dados de tráfego gerados por dispositivos de rede, pacotes de rede brutos e métricas e eventos de integridade gerados por dispositivos de rede.


Assim, se você estiver em busca de uma solução de monitoramento de infraestrutura, é importante compreender que o ITIM é um termo mais amplo e geral, que inclui o monitoramento de rede, mas não se limita a ele. É igualmente relevante entender que existem outras ferramentas, como o NPMD, que se concentram em aspectos específicos do monitoramento de infraestrutura de TI.


O monitoramento da infraestrutura de TI é uma prática básica para qualquer organização que depende de sistemas físicos e tecnologia para seus negócios. É um processo que coleta e revisa métricas relacionadas ao hardware e software do ambiente de TI, permitindo que as equipes de TI detectem interrupções, como um servidor superaquecido, e fornece uma referência para a operação ideal de sistemas físicos, facilitando o processo de ajuste e redução do tempo de inatividade.


O monitoramento corporativo de TI usa instrumentação com base em software, como APIs e agentes, para coletar informações operacionais sobre hardware e software em toda a infraestrutura corporativa. Essas informações podem incluir verificações básicas de dispositivos ou aplicativos, assim como métricas detalhadas que rastreiam a disponibilidade e utilização de recursos, tempos de resposta do sistema e da rede, taxas de erro e alarmes e outros dados.


Clientes satisfeitos do WhatsUp Gold compartilham suas experiências com o Gartner Peer Insights


O WhatsUp Gold é uma solução de monitoramento de infraestrutura de TI que tem sido bem avaliada pelos clientes. Segundo uma análise publicada no Gartner Peer Insights em 2022, o WhatsUp Gold é uma ferramenta excelente que monitora de forma inteligente a largura de banda, dispositivos de rede, desempenho, serviços em nuvem e rastreia todo o tráfego de rede.


A solução oferece recursos básicos e avançados de monitoramento e gerenciamento para configurações de TI, permitindo que as organizações economizem tempo e mantenham sua infraestrutura de TI funcionando sem problemas. Além disso, os alarmes são totalmente configuráveis, o que ajuda a garantir que os problemas sejam identificados rapidamente e resolvidos com eficiência.



WhatsUp Gold ganha prêmio de monitoramento de infraestrutura


O site PC & Network Downloads, especializado em análise e download de produtos, realizou um estudo sobre monitoramento de infraestrutura e ofereceu conselhos sobre o que procurar e comprar. Segundo a publicação, à medida que uma rede cresce em tamanho e importância, também cresce a necessidade de garantir sua eficiência e continuidade. Por isso, é essencial não apenas identificar os dispositivos que compõem a infraestrutura de TI, mas também monitorá-los constantemente em termos de disponibilidade, saúde e desempenho.


Embora seja possível realizar esse monitoramento manualmente, especialmente em redes pequenas, na maioria dos casos isso consome muito tempo. Por isso, existem diversas ferramentas disponíveis para auxiliar nesse processo, oferecendo recursos como adição de dispositivos/serviços a serem monitorados, monitoramento de disponibilidade, desempenho e integridade, alertas em caso de problemas e relatórios detalhados.


Em seu mais recente relatório de ferramentas e software de monitoramento de infraestrutura, o PC & Network Downloads destacou o WhatsUp Gold como uma das melhores opções do mercado. O site elogiou a ferramenta por utilizar visualizações simples para oferecer informações rápidas, além de suportar preços modulares, permitindo que as empresas paguem apenas pelos recursos que pretendem utilizar. O WhatsUp Gold também se destaca por ser capaz de monitorar LANs, WANs e aplicativos na nuvem, como ambientes de contêiner.


Vale lembrar que alguns termos podem gerar confusão, como "monitoramento de infraestrutura" ou "monitoramento de infraestrutura de TI", que são usados como sinônimos de "monitoramento de rede". Porém, todos esses termos se referem a ferramentas que auxiliam no monitoramento de dispositivos, serviços e aplicativos em uma rede ou infraestrutura. O importante é escolher a ferramenta que melhor atenda às necessidades da sua empresa.

 

Entre em contato para saber mais detalhes sobre o WhatsUp Gold ou realizar um teste gratuito em seu ambiente.


Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos

bottom of page