top of page
  • Foto do escritorInternational IT

Como otimizar seus custos de Segurança Cibernética?

Atualizado: 4 de dez. de 2023

A segurança cibernética tornou-se um componente essencial para garantir a continuidade dos negócios em qualquer setor que utilize sistemas de informação.


Definir a relação custo-benefício ao investir em medidas de cibersegurança é uma importante decisão financeira e operacional para a maioria das empresas. Uma arquitetura de segurança consolidada pode economizar milhões para uma organização em custo total de propriedade (TCO) e reduzir as perdas financeiras provocadas por ransomware e outros tipos de ciberataques.


No entanto, de acordo com o Gartner, 82% dos líderes de segurança e risco não levam em conta os impactos comerciais ao desenvolver orçamentos e falham em alinhar às necessidades de negócios, fazendo com que os seus gastos com segurança cibernética não sejam maximizados.




Fatores que afetam os custos de segurança cibernética


Os custos de cibersegurança de uma organização podem depender de vários fatores, com destaque para:

  • Setor: Alguns segmentos de mercado, como bancos e saúde, são muito mais regulamentados do que outros devido ao acesso a informações confidenciais. Além da necessidade de se manter em conformidade com várias regulamentações, os dados de alto valor também tornam esses setores um alvo preferencial para criminosos cibernéticos.

  • Tamanho da empresa: Todos os dispositivos e funcionários de uma organização são um possível vetor de ataque para os cibercriminosos. Quanto maior o número de funcionários de uma empresa, maior sua superfície de ataque.

  • Impacto de uma violação: Algumas organizações dependem muito de sistemas de TI e um ataque cibernético bem-sucedido pode ser devastador. Para outros, um ataque semelhante pode ser um inconveniente, mas não impede a organização de manter as operações. Quanto maior o custo e o impacto de uma violação, mais uma empresa precisa gastar para evitar esse tipo de ocorrência.

  • Segurança ineficiente: De acordo com uma pesquisa da Panaseer de 2022 que entrevistou 1.200 corporações dos EUA e do Reino Unido, a empresa média implementou 76 soluções de segurança independentes em sua infraestrutura. Se essas soluções tiverem recursos sobrepostos, elas reduzirão a eficiência e aumentarão o custo da segurança.


Como otimizar seus custos de segurança cibernética?


A otimização dos custos de segurança cibernética exige que uma organização identifique as fontes comuns de gastos excessivos. Algumas práticas recomendadas que as empresas podem adotar incluem:

  • Parceria com profissionais de segurança: Adquirir e reter os talentos de segurança cibernética que uma organização precisa é difícil e caro. A parceria com um provedor de segurança terceirizado oferece acesso a serviços de segurança essenciais respaldados por garantias de desempenho.

  • Implemente uma cibersegurança consolidada: Um conjunto de soluções de segurança independentes é caro, ineficiente e difícil de gerenciar. Uma arquitetura de segurança consolidada pode eliminar as ineficiências de soluções sobrepostas e serviços de segurança não utilizados ou subutilizados.

  • Implemente uma estratégia de segurança Zero Trust: A segurança de confiança zero restringe o acesso a aplicativos e recursos com base nas necessidades de negócios. Ao limitar o acesso de contas de usuários, a estratégia Zero Trust reduz o risco de violações porque os invasores não podem explorar permissões excessivas.

  • Foco na prevenção, não na detecção: As soluções de segurança cibernética geralmente se concentram na detecção e resposta a ameaças. No entanto, isso pode resultar em uma resposta somente após o dano ser feito. Uma abordagem de segurança mais econômica é prevenir uma invasão antes que ela aconteça, uma vez que a violação média de dados custa US$ 4,24 milhões.



Otimize seus custos de Segurança Cibernética com Check Point Infinity ELA


Muitas vezes, é difícil determinar exatamente o que uma solução específica faz e como ela se integraria à arquitetura de segurança cibernética existente de uma organização. Como resultado, as empresas acabam com um conjunto complexo de soluções de segurança sobrepostas e subutilizadas que são gerenciadas por uma equipe de segurança subdimensionada e sobrecarregada.


Mesmo que uma organização tenha projetado sua arquitetura de segurança para otimizar a eficiência, ela pode sofrer com gastos excessivos de segurança. Como o uso pode ser difícil de prever, as empresas podem superdimensionar suas soluções e licenças para garantir que tenham capacidade se precisarem. Como resultado, as equipes de segurança desperdiçam recursos que poderiam ser melhor usados ​​em outros lugares.


A melhor maneira de otimizar os custos de segurança cibernética corporativa é com um contrato de licença empresarial (ELA - Enterprise License Agreement). Com um ELA, uma organização pode redistribuir créditos não utilizados conforme necessário para atender às necessidades de negócios em expansão. Isso permite que uma organização dimensione corretamente seus gastos com segurança cibernética, aproveitando ao máximo os benefícios de uma arquitetura consolidada.


O Check Point Infinity ELA permite que uma organização otimize todos os aspectos de seus gastos com segurança.


Fonte: CyberHub

 



Posts recentes

Ver tudo

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos

bottom of page