top of page
  • Foto do escritorInternational IT

Como o MFT (Managed File Transfer) se encaixa na sua estratégia de cibersegurança?

Atualizado: 5 de dez. de 2023

Entender como o MFT (Managed File Transfer) se encaixa em sua estratégia de segurança cibernética é muito importante para garantir a proteção de seus dados em repouso e em trânsito.




Mais do que nunca, você precisa de controle e visibilidade da movimentação de dados em sua infraestrutura de TI. Ou seja, um método seguro de transferência de arquivos, como o Managed File Transfer (MFT), é crucial em sua estratégia de cibersegurança.


A pandemia introduziu novos desafios com o grande crescimentos de profissionais trabalhando remotamente e dados corporativos confidenciais passando continuamente de dispositivos corporativos e BYOD para a nuvem, IaaS e datacenters, expandindo a superfície de ataque mais do que nunca.


O que é MFT (Managed File Transfer)?


O MFT (Managed File Transfer) é uma solução que usa criptografia e protocolos de transferência de arquivos para mover arquivos com segurança entre diferentes pontos em sua organização.


Além disso, permite que você tenha visibilidade, acesso e controle centralizados sobre sua infraestrutura e transferências de dados internas e externas.


Transferência de Arquivos Gerenciada (MFT) e Segurança Cibernética


De acordo com a Varonis, apenas 5% das pastas de uma empresa são seguras. A proteção de dados contra cibercriminosos requer um sistema que proteja seus dados tanto em repouso quanto em trânsito. Além disso, deve oferecer criptografia de ponta a ponta, automação e controle de acesso.


Uma solução de Transferência de Arquivos Gerenciada (MFT) pode trazer os seguintes benefícios à sua estratégia de segurança cibernética:


Criptografia de arquivo


Utilize as versões mais modernas dos protocolos de criptografia padrão da indústria, como AES e Secure Hash Algorithm 1 (SHA-1) para proteger seus dados.


Uma solução MFT também vai oferecer criptografia de ponta a ponta para sua empresa. Esse tipo de criptografia protege seus dados de agentes externos e de seu host. Dessa forma, evita que vulnerabilidades e brechas do host se espalhem para seus sistemas.


Autenticação


O aumento da terceirização e do trabalho remoto significa que mais pessoas têm acesso aos dados críticos do seu sistema. Uma solução de Transferência de Arquivos Gerenciada (MFT) digitaliza e simplifica o acesso ao sistema, mesmo para equipes remotas. Ela também oferece autenticação multifatorial e proteção granular do usuário como camadas adicionais de proteção contra vulnerabilidades.


Reduza a dependência de processos manuais


Segundo a IBM, o erro humano é responsável por 95% de todas as violações de segurança cibernética. Cada processo de transferência manual de dados que requer uma ação de algum profissional da sua equipe é um ataque prestes a acontecer.


Uma solução de MFT automatizará a maioria de seus processos redundantes e repetitivos. Esses são processos que geralmente são feitos por sua equipe e são alvos de ataques de phishing e malware.



Visibilidade


A visibilidade é outro aspecto da segurança que geralmente passa despercebido. De acordo com a IBM, o tempo médio para identificar e conter uma violação de dados é de 280 dias.


Isso se deve principalmente à falta de visibilidade das estruturas de transferência de dados organizacionais. Uma solução de Transferência de Arquivos Gerenciada (MFT) dará visão sobre seus sistemas de dados. Um dashboard de um software MFT de oferecerer:


  • Visualização do status de transferência de arquivos

  • Status de atividade de endpoints

  • Analytics do histórico de eventos

  • Expectativas de volume de transferência


Por que você deve reservar um lugar para MFT em sua estratégia de segurança?


Adotar uma estratégia de Transferência de Arquivos Gerenciada (MFT) criará um efeito cascata que será sentido em toda a sua organização.


Alguns dos benefícios que serão um resultado imediato da adição do MFT) os seu conjunto de soluções de segurança incluem:


Migração de protocolos desatualizados


Já passou da hora de atualizar qualquer aspecto do ciclo de vida dos seus dados que dependa de protocolos de transferência desatualizados, como FTP e SFTPs.


O FTP foi criado sem segurança em mente, portanto, qualquer parte da transferência de dados interna e externa que dependa do FTP é um desastre esperando para acontecer.


A adoção de uma ferramenta de MFT apresenta uma oportunidade de migrar totalmente sua infraestrutura de dados para os protocolos de transferência mais recentes e seguros, como SSH.



Conformidade


Com a recente adoção da LGPD no Brasil, as multas pelo tratamento inadequado de dados tendem a aumentar consideravelmente, assim como o interesse do público em relação a privacidade.


Um serviço MFT ajuda com a conformidade regulatória para instituições que lidam com dados confidenciais.


Escalabilidade


Seus sistemas de transferência de dados podem estar seguros, mas aumentos imprevistos no volume de transferência de dados podem sobrecarregar seus sistemas, levando a vulnerabilidades.


Você precisa de uma solução MFT que ofereça otimização de desempenho por meio de recursos de teste e balanceamento de carga. Com este protocolo de transferência, seus sistemas estarão melhor preparados para aumentos repentinos nas transferências de dados e seus fluxos de trabalho subsequentes.


Economia


Vazamentos de dados são caros e investir em sistemas seguros protege você contra custos que afetarão os negócios. Além disso, uma solução MFT economizará muito dinheiro aumentado a eficiência da sua equipe, uma vez que ao reduzir os processos manuais, sua empresa economiza nos custos de mão de obra.


Com o MOVEit, proteger seus dados críticos nunca foi tão fácil


O MOVEit é a solução ideal se você deseja fazer da Transferência de Arquivos Gerenciada (MFT) parte de sua estratégia de segurança cibernética.


O MOVEit aproveita todos os aspectos da transferência gerenciada de arquivos, incluindo protocolos seguros, como SSH e protocolos de criptografia, para garantir que seus dados confidenciais permaneçam seguros em repouso e em trânsito.


Junte-se a milhares de organizações que se beneficiam a cada dia com transferências robustas e seguras com MOVEit.


 


Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos

bottom of page