Ciberataques: O que são e quais são os principais tipos?

Atualizado: Set 1

Um ataque cibernético é uma tentativa maliciosa e deliberada feita por um indivíduo ou organização com o intuito de invadir o sistema de informação de outro indivíduo ou organização. Normalmente, o invasor busca algum tipo de benefício ao acessar a rede da vítima.

gif


Com que frequência ocorrem os ataques cibernéticos?


Ataques cibernéticos atingem empresas todos os dias. Eles são tão comuns que o ex-CEO da Cisco John Chambers disse uma vez:


Existem dois tipos de empresas: as que foram hackeadas e as que ainda não sabem que foram hackeadas.

De acordo com a Security Magazine, ocorrem mais de 2.200 ataques por dia, que chegam a quase 1 ataque cibernético a cada 39 segundos.


VEJA TAMBÉM: As 10 principais etapas da Segurança Cibernética


Por que as pessoas lançam ataques cibernéticos?


O crime cibernético tem aumentado a cada ano, à medida que hackers tentam se beneficiar de sistemas vulneráveis. Frequentemente, os invasores estão atrás do resgate em dinheiro, De acordo com a Cisco, 53% dos ataques cibernéticos resultaram em danos de 500 mil dólares ou mais.


Um ciberataque também pode ter segundas intenções. Alguns invasores procuram invadir sistemas e dados como uma forma de “hacktivismo”.


Quais são os ciberataques mais comuns?



Confira a lista completa:

  • DDoS Attack

  • Port Scanning Attack

  • Ransomware

  • Phishing

  • Injeção de SQL

  • Ameaça persistente avançada (APT)


SAIBA MAIS: NSA defende adoção de um modelo de segurança Zero Trust


Como proteger sua empresa?


Os oito princípios descritos no guia do NSCS o ajudarão a implementar sua própria arquitetura de rede de confiança zero (Zero Trust) em um ambiente corporativo:

  • Manter backups de dados offline e criptografados

  • Testar regularmente os backups

  • Criar, manter e exercitar um plano básico de resposta a incidentes cibernéticos, plano de resiliência e plano de comunicação

  • Mitigar vulnerabilidades e configurações incorretas voltadas para a Internet para reduzir vetores de ataques

  • Reduzir o risco de e-mails de phishing chegarem aos usuários finais, habilitando fortes filtros de spam e implementando programas de conscientização e treinamento do usuário

  • Praticar uma boa higiene cibernética (use soluções antimalware atualizadas e listas de permissões de aplicativos, habilite a autenticação multifator [MFA] e limite o número de contas privilegiadas)As empresas devem começar a investir em métodos e soluções que ajudem a definir processos de segurança.

Conte com a International IT e a OPSWAT para implementar uma metodologia Zero Trust e proteger a infraestrutura crítica da sua empresa.

Conheça nossas soluções avançadas, robustas e seguras de NOC & SOC, Zero Trust, Next-Gen Firewalls, LGPD, Hardware, Monitoramento de Rede, Transferência de Arquivos Gerenciada, Consultoria de TIC, Treinamentos, Sustentação de Aplicações, Outsourcing, Licenciamento Geral e Help Desk.

Posts recentes

Ver tudo