top of page
  • Foto do escritorInternational IT

A Saúde na Era Digital: Lições dos Ataques à Unimed e UnitedHealth

O setor de saúde, um dos mais cruciais para a sociedade, tem enfrentado uma série de desafios significativos no que diz respeito à cibersegurança. A recente onda de ataques cibernéticos a grandes entidades como a UnitedHealth Group e a Unimed e demonstra a vulnerabilidade do setor e a necessidade urgente de fortalecer suas defesas digitais.




UnitedHealth: Impacto Catastrófico


O ataque ao UnitedHealth Group, multinacional americana com uma carteira de clientes de saúde de pelo menos 70 milhões de pessoas, foi o mais alarmante. Executado pelo grupo hacker Blackcat, esse ataque paralisou os sistemas da organização, interrompendo transações de seguro saúde em todo o EUA e afetando as operações de farmácias e outros serviços de saúde. Com a UnitedHealth administrando uma vasta carteira de reclamações médicas que superam os $14 bilhões, o ataque sublinhou o potencial de disrupção catastrófica que os ciberataques podem causar no setor.


Unimed sob Ataque


Na Unimed, as unidades de Cuiabá e VTRP sofreram ataques cibernéticos que comprometeram severamente seus sistemas, obrigando-as a recorrer a métodos manuais de operação. Este incidente não apenas afetou os atendimentos e serviços de farmácia, mas também ressaltou a fragilidade dos sistemas de informação em saúde diante de ameaças digitais.


A Importância da Cibersegurança


Esses incidentes salientam a importância de uma robusta infraestrutura de cibersegurança no setor de saúde. As organizações de saúde devem investir em soluções de segurança de TI avançadas, adotar práticas rigorosas de treinamento de funcionários e estabelecer planos de resposta a incidentes para combater essas ameaças crescentes.


Flowmon: Uma Ferramenta Essencial na Luta contra Ciberataques


Nesse contexto, o Flowmon emerge como uma ferramenta valiosa para reforçar a segurança cibernética no setor de saúde.


A solução utiliza tecnologias de inteligência artificial e aprendizado de máquina para analisar padrões de tráfego, permitindo às organizações detectar e responder a ameaças cibernéticas de maneira proativa. Isso é especialmente crítico no setor de saúde, onde a interrupção dos sistemas pode ter consequências graves para a prestação de cuidados aos pacientes.


Obtenha uma solução repleta de recursos com excelente suporte.

  • Maximize o investimento: O Flowmon é até 500 vezes mais escalável do que a análise de pacotes.

  • Compatibilidade de dados: Compatível com todos os ambientes para integração perfeita.

  • Suporte premiado: Atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana, com classificação 5/5 no Gartner Peer Insights.


Enquanto os ciberataques continuam a evoluir em sofisticação e frequência, ferramentas como Flowmon oferecem a paz de espírito necessária para as organizações de saúde navegarem com segurança no panorama digital complexo de hoje.


No International IT, entendemos a importância de estar sempre um passo à frente das ameaças cibernéticas.


Transforme seu Negócio com Tecnologia de Ponta: Agende sua Tech Demo!

Posts recentes

Ver tudo

Nos acompanhe nas redes sociais!

1200X628 - SAND.png
1200X628 -NOC.png

Ver todos os materiais gratuitos

bottom of page